Verde Ghaia Consultoria Online

Como fazer Gestão de energia conforme a ISO 50001?

A ISO 50001 determina algumas diretrizes importantes para o uso, consumo e eficiência energética. Essa norma tem reconhecimento internacional, e seu principal objetivo é estimular a diminuição da emissão de gases que podem, de alguma maneira, afetar diretamente o meio ambiente, impactando no chamado Efeito Estufa.

Há tempos os assuntos relacionados ao meio ambiente são debatidos com ênfase entre os governantes das maiores e mais importantes nações do mundo. Países como China e Estados Unidos vivem em constante alerta a respeito dos impactos de suas produções na saúde do planeta. No Brasil não é diferente. E, visando trazer melhorias para o processo de produção, de modo que as empresas se tornem ecologicamente mais conscientes, a gestão de energia proposta pela ISO 50001 se torna um assunto de extrema importância.

Apesar de sua grande relevância, é inegável que muitas pessoas ainda alimentam dúvidas a respeito desse tema. Algumas sequer sabem o que significa e o que defende a ISO 50001. Mas, ter conhecimento a respeito disso é importantíssimo.

Conheça o quadro de exigências da ISO 50001 a respeito da gestão de Energia

ISO – (International Organization for Standardization) – precisa ser clara, a ponto de ser padronizada para diferentes países, e ainda assim ser plenamente compreendida em diferentes culturas e costumes.  Para tornar isso mais fácil, existe o chamado “Quadro de exigências”, que aponta quais são as obrigações que devem ser cumpridas pelas empresas que querem se enquadrar em determinada certificação. Conheça o Quadro de exigências da ISO 50.001 para as organizações:

  • Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
  • Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
  • Usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
  • Medir os resultados;
  • Rever como a política funciona;
  • Melhorar continuamente a gestão da energia.

A ideia desse quadro de exigências é gerar atitudes que sejam, na verdade, baseados em uma gestão de melhoria contínua. Esse padrão é muito comum nas ISOs, como acontece também nos certificados de qualidade (ISO 9001) e certificados ambientais (ISO 14001).

Vamos conhecer detalhadamente cada uma das exigências!

Como você pode ver, o quadro de exigências da gestão de Energia da ISO 5001 aponta algumas diretrizes que precisam ser adotadas para que você consiga alcançar os seus objetivos.

1 – Desenvolver uma política para uso mais eficiente da energia

Para começar, é importante entender quais são as estratégias cabíveis, e como você pode desenvolver uma política para uso consciente e eficiente da energia dentro da sua empresa. Esse será o gancho para o próximo passo.

2 – Fixar metas e objetivos para atender a essa política

Para que as políticas definidas anteriormente sejam devidamente cumpridas, é importantíssimo que você estipule metas e objetivos alcançáveis. Assim será mais fácil conseguir cumprir com as expectativas, e se enquadrar na ISO 50001 de Gestão de energia.

3 – Usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia

As métricas e outras opções de medições são essenciais para que você entenda como está o nível de uso de energia em sua empresa, a partir disso é que você conseguirá determinar as novas estratégias para um consumo mais consciente.

4 – Medir os resultados

A medição de resultados é importante para que você entenda como a estratégia está funcionando. Com as anotações e planilhas você conseguirá investir nas estratégias funcionais e reforçar aquelas que parecem pouco eficientes.

5 – Rever como a política funciona e melhorar continuamente a gestão da energia.

Por fim, é necessário rever sempre a política e manter a gestão de energia de maneira continua. Assim você renova sempre as suas estratégias, e não deixa o processo falhar ou parar de funcionar!

Quais são os benefícios de aderir a uma Gestão de Energia eficiente?

Os benefícios em adotar uma gestão de energia eficiente são inúmeros. Para começar, você conseguirá diminuir o seu consumo, o que com certeza trará uma economia considerável para os seus gastos. Mas, não é só isso! Você também dará a sua empresa um novo valor: o de ser um empreendimento que atua com consciência ambiental.

Esse é um aspecto que possui grande fator competitivo. As pessoas buscam cada vez mais consumir mais produtos e serviços que sejam fornecidos por empresas sustentáveis ou engajadas nas questões ambientais. Então, não se espante se, ao implementar uma gestão de energia da ISO 50001 você perceba também um aumento no número de sues clientes e pessoas interessadas em trabalhar com você.

Como implementar a sua gestão de forma realmente eficiente?

A gestão de energia, como você pode ver, garante uma série de benefícios e vantagens para a sua empresa. Mas para que isso funcione o sistema precisa ser devidamente implementando, seguindo o quadro de exigências.

Fazer isso por conta própria pode ser bem difícil, mas, felizmente você pode contratar empresas especializadas para realizar essa implantação. Nesse caso, um especialista deverá trabalhar para que a sua empresa se enquadre em todas as exigências. Então, entre em contato através do “Fale com a Consultoria Online”, e agende uma visita para enquadrar a sua organização dentro das diretrizes, e descubra como obter o certificado da ISO 50001!

Você rapidamente desfrutará de todos os benefícios dessa estratégia, que vão desde a economia de consumo dentro de sua empresa até o reconhecimento dela como um empreendimento engajado e consciente das demandas ambientais!

Consumir energia de maneira consciente é essencial!

As atividades humanas podem ser bem prejudiciais para o mundo. Prova disso é a escassez e a deterioração de matérias primas e fontes de energia que utilizamos. Para amenizar isso, adotar estratégias de conscientização de uso é fundamental. Com a implantação adequada da ISO 50001 a partir da gestão de energia você consegue diminuir os impactos de sua atuação, e coloca a sua empresa em um novo patamar, que tem sido cada vez mais procurado pelos consumidores.

Uma boa gestão de energia ISO 50001 trará resultados interessantes, e com certeza pode ser o pontapé inicial para você diminuir os gastos, e fazer de sua empresa um local considerado amigo do meio ambiente.

Quer saber como implementar Gestão de Energia na sua organização? Fale conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!