Verde Ghaia Consultoria Online

Como elaborar a Política da Qualidade – ISO 9001:2015

Como elaborar a Política da Qualidade – ISO 9001:2015
5 (100%) 3 votos

Saber como elaborar a Política da Qualidade de uma empresa é algo fundamental para a sua sobrevivência, especialmente à médio / longo prazo. Afinal, é através dela que se é possível definir compromissos com um bom sistema de gestão. Gerir uma empresa tem como parte de seu percurso a criação de objetivos e metas, que precisam ser formuladas através de noções altas de qualidade. Para facilitar esse processo, são estabelecidas algumas normas a serem cumpridas.

Uma delas é o ISO 9001, que é de extrema importância para empresas que buscam saber como elaborar a Política da Qualidade de seus negócios. Porém, existem diversas outras, que se encaixam em cada um dos setores industriais.

Afinal, como elaborar a Política da Qualidade de sua empresa?

Sua Política de Qualidade precisa incluir seu compromisso de atender a todos os requisitos (clientes, jurídico, etc.) e melhorar continuamente os resultados de sua empresa.

Assim, além do cumprimento de uma norma da qualidade, você deve ter uma Política de Qualidade que inclua requisitos importantes do cliente em relação à entrega no prazo e à qualidade. Isso é importante pois esses requisitos estão relacionados à direção estratégica necessária para expandir seus negócios, como a alta direção, que é responsável por estabelecer a Política de Qualidade, de fato, para uma organização.

Esta Política de Qualidade deve:

  • Se alinhar com o objetivo da organização e a direção da qualidade desejada;
  • Se comprometer com o compromisso de cumprir os requisitos da ISO 9001 e melhorar continuamente a eficácia de seus processos;
  • Fornecer orientação ou estrutura para configurar objetivos de qualidade;
  • Comunicar e entender todos dentro de uma organização;
  • Revisar periodicamente a adequação de suas metas e objetivos para fins de organização.

Ao cumprir todos os requisitos necessários, juntamente com a melhoria contínua de processos e de produtividade, é provável que uma empresa aumentará sua participação de mercado na indústria em que atua.

Alinhando suas estratégias ao compreender como elaborar a Política da Qualidade

Conforme visto acima, se uma Política de Qualidade está alinhada com os requisitos dos clientes, segue normas, entre outros fatores, ela inclui os compromissos exigidos pela ISO 9001 e alinha-se com a direção estratégica da empresa para aumentar sua a participação de mercado.

Isso pode tornar seus objetivos gerais e de qualidade claros para todos na empresa, para que eles possam garantir que suas atividades estejam também alinhadas com essas metas de nível superior.

  • A ISO 9001 é a padronização mais popular e mais usada no mundo para sistemas de gerenciamento de qualidade.
  • Um padrão não é uma lei, mas um acordo ou a melhor prática que uma organização pode aplicar voluntariamente. Um padrão reflete um bom nível de profissionalismo.
  • Um sistema de gerenciamento de qualidade é uma ferramenta com a qual uma organização pode determinar como pode atender aos requisitos de seus clientes e de outras partes interessadas envolvidas em suas atividades.

Quais são os benefícios de saber como elaborar a Política da Qualidade através da ISO 9001?

Os benefícios de atender aos requisitos da Norma ISO 9001 são diversos para um negócio:

  • Mostra que você fornece produtos e serviços de qualidade consistente;
  • Mostra que você fornece produtos e serviços que atendem aos requisitos do cliente, cumprem a lei e a legislação e atendem aos próprios requisitos da organização;
  • Pode ajudá-lo a otimizar seus processos de negócios e aprimorá-los continuamente.

Existem dois benefícios adicionais:

  • A ISO 9001 ajuda a aumentar a satisfação do cliente;
  • A ISO 9001 é positiva para sua imagem: você mostra que está em conformidade com os padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

Isso geralmente é uma exigência para clientes e fornecedores fazerem negócios com você.

O que a norma ISO 9001 especifica?

A mais recente norma ISO 9001: 2015 é construída em torno de sete princípios de gestão da qualidade:

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Engajamento de pessoas;
  • Processos de abordagem;
  • Melhorias em geral;
  • Tomada de decisão baseada em evidências;
  • Gestão de relacionamento.

A ISO 9001: 2015 descreve, para cada parte, quais requisitos seus produtos, serviços e organização precisam atender para obter os benefícios acima.

Para desenvolver um sistema de gestão da qualidade que trabalhe em direção à eficácia e aos resultados positivos, as organizações devem definir claramente seu objetivo, contexto, direção estratégica e política e objetivos de qualidade.

  • Juntos, esses assuntos fundamentais formam a base para o progresso e o sucesso direcionados.
  • A declaração de gerenciamento de qualidade é uma peça fundamental para alcançar a conformidade com os padrões ISO.
  • Um tópico de planejamento de alto nível, essa declaração deve entrar em ressonância e ser entendida por todos os membros que fazem parte de sua comunicação interna.
  • Durante a auditoria de certificação, o registrador pedirá aos funcionários que falem sobre o objetivo da qualidade da empresa.
  • Espera-se que eles possam transmitir os principais temas da política e como ela se relaciona com suas ações cotidianas de forma sucinta e de maneira bem compreendida.

Por causa de sua importância no sucesso do sistema de gestão como um todo, saber como elaborar a Política da Qualidade pode causar muita ansiedade para os diretores de projetos.

Naturalmente, eles buscam exemplos de políticas de controle de qualidade, amostras de políticas de qualidade e informações sobre o formato de política da qualidade adequada para garantir que estejam bem preparados para atender aos requisitos de conformidade.

Exemplo: Política de Segurança Alimentar ISO 22000

Um exemplo de necessidade de se saber como elaborar a Política da Qualidade conforme a ISO 9001 é o Padrão da Norma ISSO 22000. Ele exige que a Administração desenvolva uma política de segurança alimentar. Esta é uma afirmação que a administração irá compor, refletindo o compromisso das organizações em fornecer um produto seguro. Declarando a meta que a empresa continuamente se esforçará para atender, ela fornecerá uma base para os objetivos de negócios que apoiam a política.

Uma vez que uma política de segurança alimentar seja estabelecida, os objetivos podem ser definidos e mensuráveis ​​e, quando atingidos, resultarão no cumprimento dos seus termos.

Ao garantir que você saiba como elaborar a Política da Qualidade e a colocar em vigor para orientar seus funcionários, você descobrirá que suas atividades ajudarão sua empresa a atingir seus objetivos de melhorar não apenas seus processos, mas também a satisfação do cliente.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!