Passo a Passo para conquistar sua Certificação das Normas ISO
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Como Obter certificação ISO com agilidade e segurança?

Obter a certificação ISO é um passo importante para as empresas que desejam desenvolver seus processos, melhorar a qualidade geral da gestão, dos produtos e serviços que o negócio possui, e também na sua relação com os consumidores, meio ambiente e sociedade como um todo.

Essas certificações são reconhecidas internacionalmente e funcionam como uma garantia de que a empresa segue altos padrões de qualidade. Ou seja, ter uma certificação ISO é um forte diferencial competitivo no mercado atual.

Para iniciar o processo de certificação da forma correta, é fundamental ter em mente que a palavra-chave para que isso aconteça: conscientização, que deve ser iniciada pela alta direção, e passar por todas as pessoas na empresa. O envolvimento da alta direção é primordial para que todo o restante dos funcionários entendam as mudanças e executem na prática dentro da sua rotina no trabalho.

Após a etapa inicial de conscientização, é preciso iniciar o processo em si, avaliando o escopo da organização de acordo com a sua realidade, definindo o direcionamento estratégico e estabelecendo os processos e a sequência das operações. E o primeiro passo é definir o método mais adequado à sua empresa.

Escolha o método de implementação das Normas ISO

Existem diferentes opções para a implementação da ISO: consultoria presencial, online, híbrida ou realizar os processos por conta própria. Dependendo da complexidade do seu negócio e familiaridade com os processos de gestão, é possível definir se uma consultoria presencial seria mais indicada, ou se o suporte a distância poderia ser a melhor escolha. Ou mesmo um mix das duas opções, que seria a forma híbrida.

De qualquer forma, é muito importante que esse processo não seja realizado sem a ajuda de uma empresa especializada. É muito fácil se perder entre os mapeamentos necessários, documentações, procedimentos, entre outros detalhes. Isso pode significar uma perda de tempo e dinheiro para sua empresa.

O direcionamento realizado por uma empresa externa vai preparar todas as ações necessárias com mais agilidade e com segurança. A realização de uma auditoria  interna, por exemplo, é fundamental para verificar se a empresa está ou não apta para a certificação.

Defina uma equipe para a implementação

É necessário escolher as pessoas que vão ficar responsáveis pela implementação dos processos para a certificação ISO. Essa escolha deve ser baseada em algumas habilidades, como: organização, entendimento da cultura da empresa, capacidade de planejamento, negociação, métodos de gestão, entre outros.

É importante que esses profissionais entendam mais a fundo as normas ISO para garantirem melhores resultados. Para aumentar esse conhecimento, é possível realizar cursos online que dão uma ótima base para auxiliar no processo de implementação da norma.

Faça o diagnóstico e planejamento

Nessa etapa, é feito o detalhamento geral da empresa, para que o profissional responsável pela implementação da ISO para a certificação compreenda melhor seu funcionamento e possa identificar e propor estratégias para o novo planejamento das ações na empresa.

É necessário fazer uma análise minuciosa que contemple todos os processos realizados pela empresa, e a partir daí trabalhar com as novas estratégias necessárias para a certificação.

Envolva seus colaboradores

Todos os profissionais devem estar envolvidos no processo de implementação da norma ISO. Essa conexão é fundamental para que a certificação seja efetivada com sucesso, e esse incentivo deve ser promovido pela alta direção da empresa.

Dessa forma os funcionários vão se sentir motivados a seguir os novos requisitos de forma mais natural, acreditando nas mudanças propostas e se familiarizando com as mudanças definidas durante a preparação da empresa para a realização da certificação.

Implemente os requisitos das normas ISO

A implementação dos requisitos deve ter como foco a melhoria dos processos dentro da empresa. É executar na prática os novos requisitos exigidos pela norma, a partir do planejamento e da definição de estratégias que foram realizadas nas etapas anteriores.

Execute uma auditoria interna

Antes de realizar a auditoria oficial, é indicado fazer uma auditoria interna. Ela funciona como um teste, e vai preparar melhor os funcionários, identificar não conformidades e realizar alterações e melhorias dentro do escopo montado.

Realizar essa auditoria interna, que deve ser feita por uma empresa especializada, vai gerar mais segurança para todos os funcionários antes da execução da auditoria oficial. E também vai possibilitar que a empresa trabalhe alguns pontos que possam não estar ainda totalmente acertados.

É importante que a empresa esteja completamente preparada, antes da auditoria de certificação.

Contrate a auditoria de certificação das normas ISO

O processo final é a realização da própria contratação do órgão oficial para a realização da certificação. Após todas as etapas anteriores, é hora de mostrar que sua empresa está, efetivamente, pronta para receber a certificação ISO.

A Verde Ghaia tem soluções para auxiliar você em todas as etapas para a implementação das certificações ISO. Com profissionais especializados e serviços completos para o seu negócio, a VG prepara você para atingir os melhores resultados com foco em Compliance em Sustentabilidade empresarial.

Fale conosco! Apresentaremos para você as funcionalidades da plataforma Consultoria Online para você certificar sua empresa conforme os critérios ds Norma ISO.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!