Verde Ghaia Consultoria Online

Como aumentar a quantidade de clientes com a ISO 9001?

Como aumentar a quantidade de clientes com a ISO 9001?
5 (100%) 2 votos

Toda organização almeja crescer e ampliar o número de clientes. A certificação ISO 9001 é um dos segredos que pode ajudá-lo nessa questão. Além de muitos outros benefícios que o selo de qualidade proporciona, já enumerados em outros artigos no nosso blog.

A empresa que já é certificada na ISO 9001 já conhece algumas vantagens, como funcionamento com mais eficiência, custos reduzidos, redução da quantidade de reclamações de clientes, aumento da venda e é claro, maior competitividade!

Porém, não basta apenas ter a ISO implementada, deve-se divulgar, através de estratégias de marketing, e outras atitudes que vamos enumerar abaixo:

Divulgação do certificado

Ao explorar diversas estratégias de marketing, com foco tanto nos clientes como em seus funcionários, você poderá divulgar a sua certificação ISO 9001, que servirá como um lembrete do compromisso da empresa com a inovação e qualidade – atributos que a diferenciam de seus concorrentes e a destacam no mercado.

Cartões de visita

Inclusão da marca da certificação ISO 9001 em todos os cartões de visita da empresa. E junto com eles, entregar aos clientes pequenos cartões impressos, com mensagens informativas, dizendo que foi realizada a implantação bem-sucedida da ISO 9001. Mostrando assim o compromisso com a qualidade.

Materiais de comunicação

E-mails, cartas, papeis timbrados, entre outros meios de comunicação, poderiam ser utilizados para divulgar a Certificação ISO 9001. Uma mensagem informativa no rodapé de cada documento é uma boa forma de divulgar que a empresa agora é certificada.

Melhorando as vendas e aumentando a clientela

Podemos destacar alguns pontos em que a ISO 9001 poderá ajudar a melhorar o desempenho do seu departamento comercial. Aumentando assim o número de clientes.

A certificação ISO 9001 ajuda as empresas a sistematizarem todos os processos e metodologias do seu negócio. Assim, o departamento de vendas irá desenvolver ferramentas para sistematizar e aumentar a qualidade do seu processo, potenciando a taxa de conversão dos leads em clientes.

Nesse sentido, os vendedores irão melhorar a maneira como trabalham, direcionando o seu foco para o cliente, planeando e organizando as suas atividades e, produzindo um trabalho mais eficiente.

Vendedores mais eficientes contatam mais clientes e fazem mais vendas.

Direcionamento nas vendas

Com a compreensão do item descrito anteriormente, significa que os seus vendedores terão menos trabalho na elaboração de propostas, atuando de forma direcionada e com maior qualidade. Com isso, cometerão menos erros, seja nos orçamentos ou nas características dos produtos/serviços que devem ser apresentadas.

Tempo é um item muito importante para que os vendedores tenham mais criatividade na hora da abordagem das vendas. Sendo assim, quando uma equipe de vendas possui um checklist sobre os pontos que devem ser abordados com um potencial cliente, costumam vender mais do que aqueles vendedores que precisam improvisar.

Além disso, não é proibido questionar o padrão estabelecido com intuito de melhorar. Se o vendedor descobre uma nova forma de vender, pode e deve levar essa discussão aos gestores e ajudar a evoluir a gestão do departamento de vendas.

Todo esse processo é conhecido como melhoria contínua e deve ser um ciclo aplicado constantemente na empresa.

A fidelização do cliente

Poucas coisas fidelizam tanto um cliente como um produto/serviço de elevada qualidade. Nenhuma certificação é tão útil para uma empresa garantir essa qualidade quanto a ISO 9001.

Quando um produto/serviço se destaca no mercado pela sua qualidade, é mais fácil vendê-lo. Mais do que isso, é possível estabelecer uma faixa de preço mais alta pelo produto, selecionando um segmento de clientes mais qualificado.

Neste ponto, a certificação ISO 9001 ajuda a empresa a alcançar essa qualidade através do desenvolvimento de metodologias que irão garantir que todos os produtos/serviços vendidos estejam em conformidade com um padrão de qualidade elevado e que atendam às necessidades e expectativas dos seus clientes.

Importância do planejamento das vendas

Quando se tem um departamento organizado e com um planejamento correto, objetivos bem definidos, metas definidas e analisadas criteriosamente e uma receita para o processo de vendas, que ajude os vendedores na sua atividade, as probabilidades de alcançar o sucesso são muito superiores.

O planejamento da venda na prática, nada mais é do que criar um ambiente favorável e munir os vendedores com as ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho, atuando de forma objetiva com foco no cliente e nos ideais da empresa.

Qualquer organização que procure um sistema de gestão da qualidade para o seu negócio, que também irá melhorar o seu departamento de vendas, deve procurar mais informações sobre a certificação ISO 9001.

Podemos concluir então, que, a propaganda é a alma do negócio, e fica ainda mais eficiente com a certificação ISO 9001.

A Verde Ghaia pode acompanhar a sua empresa para te auxiliar na implementação de qualquer sistema das normas ISO de forma eficaz e com o melhor preço do mercado.

Além disso, a Verde Ghaia atende ao cumprimento de um dos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental, que trata da gestão de resíduos, por meio de sua inovadora plataforma virtual VG Resíduos.

A partir dessa ferramenta é possível fazer o gerenciamento completo de todos os resíduos gerados na empresa, bem como comprar e vender resíduos no Mercado de Resíduos e buscar por fornecedores dos mais diversificados ramos.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!