Verde Ghaia Consultoria Online

Dicas de como atender ao Item Liderança e Comprometimento

O atendimento aos requisitos da ISO 45001 em uma empresa fala sobre liderança. A presença de um líder em qualquer organização é o que a mantém ativa, funcional, equilibrada e gerando bons resultados. Um líder é um indivíduo capaz de gerenciar, delegar, implantar e analisar. Os verbos citados se aplicam em diversos fatores de empresas de todos os portes, como funções, soluções, problemas, iniciativas…

Ao seguir a ISO 45001, é possível que você entenda o papel da liderança na organização a ser tomado por você mais facilmente, sendo capaz de atuar com maestria em suas funções.

Saiba tudo sobre o atendimento aos requisitos da ISO 45001

O atendimento aos requisitos da ISO 45001 fornece orientação sobre como a organização demonstra liderança em relação ao sistema de gestão e de segurança no trabalho de sua empresa. Além disso, ele garante a participação adequada do trabalhador em seu desenvolvimento e implementação.

A liderança da alta gerência é fundamental para as organizações e para a melhoria contínua, citada pelo ISO 9001, estando também relacionada às questões de saúde e segurança dentro delas. Se os funcionários perceberem a alta gerência levando a sério a saúde e a segurança da empresa, isso ajudará muito no desenvolvimento de uma cultura positiva em toda a organização.

O que é ISO 45001

A ISO 45001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança, incluindo orientações para a aplicação da norma. Ela define métodos para que as organizações melhorem seu desempenho de Saúde e Segurança Ocupacional, adotando medidas proativas para evitar acidentes com trabalhadores e problemas de saúde e fornecer um local de trabalho seguro e saudável.

O padrão inclui seções que abordam o contexto de uma organização e feitas para planejar, apoiar, operar e avaliar um sistema robusto de gerenciamento de gerenciamento. A metodologia ISO 45001 utiliza o processo PDCA (Plan, Do, Check, Act) que tem sido usado há décadas para melhorar a qualidade do produto e do processo e explica como usar a mesma abordagem proativa para gerenciar e melhorar a saúde e a segurança do trabalhador.

Atualmente, nas organizações, o atendimento aos requisitos da ISO 45001 é de responsabilidade dos líderes dela.

Liderança e comprometimento

Além do atendimento aos requisitos da ISO 45001, é preciso demostrar liderança e comprometimento em uma organização ao:

  • Alinhar o sistema de gerenciamento de gestão e segurança no trabalho com outras partes da organização;
  • Garantir que os recursos necessários estejam disponíveis, como pessoal, EPI, etc;
  • Estimular a participação dos trabalhadores e seu envolvimento ativo no atendimento aos requisitos da ISO 45001;
  • Promover uma cultura aberta quando se trata de discutir questões de saúde e segurança.

A política de saúde e segurança permite que a alta administração contextualize a saúde e a segurança nas atividades da organização. Para que todos os itens acima sejam atendidos, é preciso também conhecer os tipos de líderes que atuam em empresas, buscando fugir do estigma do “chefe”, que não possui habilidade alguma de escuta ativa, firmeza e gerenciamento.

Política de atendimento aos requisitos da ISO 45001

A política de atendimento aos requisitos da ISO 45001 deve ter em conta:

  • As circunstâncias atuais da organização e o que a organização deseja alcançar;
  • Os objetivos de negócios mais amplos da organização;
  • Oportunidades para melhorar a saúde e a segurança de funcionários e outros.

A alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes dentro do sistema de gestão de saúde e segurança sejam atribuídas e comunicadas em todos os níveis dentro da organização. A ISO 45001 exige que as responsabilidades e a autoridade de todas as pessoas que desempenham funções que fazem parte do sistema de gestão de segurança sejam documentadas.

Esses deveres devem incluir a participação dos trabalhadores, que devem realizar auditorias de saúde e segurança anualmente junto aos líderes da empresa. Afinal, são eles manuseiam substâncias perigosas, gerenciam empreiteiros, entre outros fatores; porém, é sua a função de liderança auxiliá-los a fazê-lo de acordo com o atendimento aos requisitos da ISO 45001.

Atuação da organização como um todo

Cabe à organização determinar a melhor maneira de garantir a consulta efetiva, a participação dos trabalhadores e se ela precisa criar mecanismos formais, como comitês de saúde e segurança.

  • Enquanto a consulta é sobre a busca de opiniões dos funcionários, considerando-os, a participação é sobre a tomada conjunta de decisões.
  • Nos últimos anos, líderes, empresas e altos executivos foram responsabilizados legalmente pela saúde e segurança de seus funcionários.
  • Executivos das empresas foram condenados e multados devido a acidentes evitáveis ​​ou a exposição de seus trabalhadores a condições perigosas por negligência.
  • Esse é um dos motivos pelos quais observou-se a popularização do atendimento aos requisitos da ISO 45001.

Em um mundo perfeito, todo trabalhador voltaria para casa de um trabalho saudável e seguro todos os dias. Ainda que essa perspectiva esteja disposta a falhas, uma boa liderança é capaz de se aproximar ao máximo desse ideal.

Em março de 2018, a ISO lançou o padrão ISO 45001 para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança, trazendo ainda mais relevância para o seu atendimento dentro das empresas. Assim sendo, é fundamental que você entenda o papel da liderança na organização e aposte continuamente no atendimento aos requisitos da ISO 45001.

Conclusão

O padrão ISO 45001 é mais baseado em processos do que em procedimentos. Ele incorpora a identificação de riscos e oportunidades de melhoria e inclui participação e feedback de todas as partes interessadas. A ISO 45001 permite que a saúde e segurança ocupacional sejam facilmente integradas a outros sistemas de gestão em toda a organização, tornando-se parte da identidade da empresa.

A prevenção é enfatizada, ao invés da reação, devendo se tornar um requisito fundamental do sistema de gerenciamento de qualquer empresa atual. O novo padrão ISO 45001 de Saúde e Segurança Ocupacional também oferece às organizações uma abordagem única, clara e focada para melhorar seu desempenho. Ele permite que as organizações ofereçam um local de trabalho mais seguro e saudável para funcionários e visitantes.

Elas devem se esforçar para identificar e mitigar os fatores de risco que podem afetar negativamente não apenas a segurança, mas incluem todos os aspectos da saúde física e mental e do bem-estar de uma pessoa.

Aposte no atendimento aos requisitos da ISO 45001, entenda o papel da liderança na organização e construa um espaço com maior participação dos trabalhadores, segurança e eficiência.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!