VG Consultoria Online

Como a ISO 9001 pode ajudar empresas em momentos de crise?

Como a ISO 9001 pode ajudar empresas em momentos de crise?
5 (100%) 2 votos

Devido ao cenário político-econômico conturbado que o país vive, empresas que investem em gestão e inovação sobrevivem através da sustentabilidade dos negócios e aumento da competitividade.

A fim de aumentar essa competitividade as empresas procuram utilizar a crise a seu favor. Mas como? Adotando modelos de gestão que melhoram o desempenho. As empresas planejam, adequam e analisam os métodos e as ferramentas que mais se encaixam no seu modelo de negócio e assim procuram se tornar mais competitivas.

Muitas organizações adotam a ISO 9001, norma voltada a Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), para aumentar a competitividade melhorando a qualidade dos produtos e/ou serviços.

É importante saber que a ISO 9001 passou por uma recente revisão no final de 2015, e a partir desse novo formato ela se tornou mais focada em gestão estratégica.

Assim, a norma se tornou mais relevante para as organizações que precisam se sobressair em períodos de crise.

Utilize a crise a seu favor

A implementação de um sistema de gestão da qualidade como a ISO 9001, é uma boa escolha para superar os obstáculos apresentados em qualquer tipo de empresa.

As organizações devem encarar as crises como um momento de criar métodos para se diferenciar do seu concorrente. A ISO 9001 pode ser um desses elementos que diferenciam seu negócio dos demais.

A norma é um sistema que amplia a visão dos empresários para o desenvolvimento de uma gestão voltada a atender as necessidades do cliente.

O medo e receios que a crise cria nas pessoas ponderam rigorosamente o seu comportamento de compra. Nesse sentido, alcançar uma cultura voltada ao cliente pode garantir vantagens significativas no mercado.

Falir jamais!

Como mudar o cenário que as empresas estão enfrentando atualmente com a crise e realmente lucrar com a ISO 9001:2015?

A base para que a empresa lucre com a implementação da ISO 9001 é a aplicação real dos princípios da qualidade.

Os princípios da qualidade da nova versão da norma ISO 9001 são: o foco no cliente; liderança; engajamento das pessoas; abordagem de processos; melhoria; tomada a partir da decisão baseada em evidências; e gestão do relacionamento.

Mas, como aplicar os princípios da qualidade?

Entenda a missão da empresa, o direcionamento estratégico, o benefício dos produtos oferecidos, a proposta de valor e o público alvo.

2º Defina os processos que farão parte da proposta de valor, quais as atividades chaves, os recursos necessários e garanta os resultados pretendidos e os riscos.

Defina planos de ação para resultados fora do padrão estabelecidos e outros para minimizar os possíveis riscos.

4º Mantenha a sua equipe informada de todos os resultados encontrados.

Fuja da declaração: “Preciso da ISO 9001, porque meu cliente exige”

Gestores que implementam a ISO 9001 somente para atender um pedido do seu cliente comete um erro. As empresas precisam entender que a escolha de implantar um sistema de gestão é uma decisão estratégica.

A ISO 9001 integra um conjunto de ferramentas que habilitam empresas a melhorarem continuamente seus processos, produtos e serviços. Através da observância criteriosa do que é proposto pela norma, qualquer instituição pode tornar a gestão de sua organização mais eficiente e propensa a uma cultura de excelência.

Como a ISO 9001 auxilia as empresas a usarem a crise a seu favor?

A ISO 9001 ensina as empresas a ter controle de custos, despesas, funcionários, matérias primas, ou seja, controle de tudo. A palavra “controle” em tempos críticos como esse que vivemos adquire uma relevância maior.

Todavia é importante que as empresas encontrem ferramentas e técnicas para tal realização.

Através do Sistema de Gestão da Qualidade as empresas identificaram como funciona o fluxo de processos da organização, possibilitando verificar os gargalos que geram índices de desperdícios e retrabalhos excessivos. Esses índices interferem no resultado final de todos os setores da empresa. Controlar esses índices leva a empresa ao sucesso.

Algumas empresas quando passam por crise costumam perder a sua identidade, pois focam somente em levantar recursos financeiros. No entanto, a ISO 9001 influencia a mentalidade dos envolvidos na busca pela missão, visão e valores. Estes são pilares de gestão de uma empresa.

A contratação de uma empresa especializada em consultoria online

Como se preparar para uma crise? Uma das soluções que podem auxiliar seu negócio é investir em consultoria.

O momento é de repensar sobre o rumo que a economia pode levar sua empresa. Por isso, faça uma avaliação do setor econômico. Avalie os ganhos que sua empresa irá adquirir com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Pelo fato de aumentar a eficiência, permitir que a empresa foque o relacionamento com seus clientes e desenvolva inovações para ter diferenciais competitivos em seu mercado, além de reduzir os custos com seus trabalhos internos ao integrar as áreas, a implementação da ISO 9001 gera um aumento indireto nas margens de lucro da empresa. Ele faz com que a produtividade dos colaboradores aumente e a qualidade dos serviços seja superior ao daquelas empresas que não focam em gestão da qualidade.

A consultoria Online da Verde Ghaia é responsável por promover a implantação da ISO 9001. A melhor consultoria é aquela que entende os seus objetivos, elabora uma estratégia de implementação e cumpre os prazos definidos.

A Verde Ghaia é referência no mercado em Consultoria em Qualidade e conta com a equipe especializada e qualificada tecnicamente para oferecer à sua empresa: diagnóstico inicial; planejamento da implantação do Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2015; apoio para interpretação e adequação da empresa às exigências da nova versão da norma; auditoria Interna e acompanhamento da auditoria externa; opção de consultoria presencial ou online; ações corretivas para ajustes; acompanhamento até a certificação.

A Verde Ghaia também conta com uma consultoria em gerenciamento de resíduo, o VG Resíduos, uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios. E, também, a implantar o Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) para melhorar a sua imagem voltada a preservação do meio ambiente e se tornarem mais competitivas no mercado.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!