Verde Ghaia Consultoria Online

Como a ISO 14001 pode minimizar impactos ambientais nas áreas rurais?

Como a ISO 14001 pode minimizar impactos ambientais nas áreas rurais?
5 (100%) 1 voto

minimizar impactos ambientais nas áreas rurais

Como minimizar impactos ambientais nas áreas rurais? A atividade rural é uma das maiores forças da economia brasileira, o país é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, destacando-se nos setores de carne bovina, soja, café e muitas outras culturas. Embora não seja tão aparente quanto no caso das indústrias, o impacto ambiental das operações de áreas rurais é bastante significante, especialmente em unidades pecuárias de produção intensa.

A certificação ISO 14001 pode ajudar a propriedade a otimizar sua operação, tornando-a mais sustentável sem deixar de lado a lucratividade.

Neste artigo vamos tratar dos principais impactos ambientais provocados pela atividade rural e explicar como eles podem ser minimizados com a implementação da ISO 14001. Confira!

Os principais impactos da atividade rural no meio ambiente

Embora a tecnologia tenha permitido grandes avanços nos últimos anos, a atividade rural é tradicionalmente bastante nociva ao meio ambiente no que tange ao uso da terra e ao desmatamento de áreas nativas para a expansão das plantações.

Contudo, sem ela a humanidade não teria condição alguma de sustentar mais de sete bilhões de habitantes, especialmente em uma época em que se demanda uma alta variedade de produtos para alimentação, vestuário e produção industrial.

A agricultura intensa é muitas vezes prejudicial ao solo por retirar nutrientes da terra em uma quantidade superior à sua capacidade de reposição natural. Há também o consumo excessivo de água em propriedades que demandam irrigação artificial, estima-se que mais da metade da água potável do Brasil é consumida nas atividades agrícolas.

A pecuária também é responsável por um impacto ambiental significativo. A produção intensa de carne bovina, seja em pasto ou confinamento, gera uma grande quantidade de gás metano, que é expelido pelos animais, este gás é um dos causadores do efeito estufa, sendo quatro vezes mais nocivo que o dióxido de carbono CO2, que é produzido pelos carros, fábricas e outras máquinas movidas à combustíveis fósseis.

O desmatamento de áreas nativas para a prática da agropecuária também é um dos impactos ambientais das atividades rurais, uma vez que isto acaba reduzindo a biodiversidade local e diminuindo e substituindo o bioma nativo por monoculturas.

Quais as maiores dificuldades em se praticar atividades rurais sustentáveis?

minimizar impactos ambientais nas áreas rurais

As principais dificuldades em se implementar processos 100% sustentáveis nas áreas rurais estão ligadas à produtividade, pois quando não se utiliza agrotóxicos e nem se substitui a vegetação nativa, os custos acabam subindo muito, inviabilizando a produção em larga escala. Caso 100% da produção agrícola fosse substituída por processos totalmente orgânicos, certamente boa parte da humanidade não teria acesso à alimentos.

Contudo, a tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos, permitindo uma grande elevação da produtividade das áreas de plantio, de modo que pequenas propriedades estão tornando-se capazes de produzir grandes quantidade de alimentos, o que reduz a necessidade de desmatamento e do uso de técnicas nocivas ao meio ambiente.

A operação das propriedades também tem evoluído, com a implementação de sistemas de gestão de qualidade como o ISO 9001 e de meio ambiente, como o ISO 14001, estas mudanças têm permitido uma revolução no campo, que trará a viabilidade e sustentabilidade da produção de alimentos no futuro.

Como implementar a ISO 14001 em uma pequena propriedade 

A ISO 14001 foi desenvolvida para ser implementada em qualquer tipo de organização, desde indústrias até armazéns e fazendas. Portanto, é sim possível implementar a ISO 14001 em uma propriedade rural, seja ela de qualquer tamanho.

A ISO 14001 procurará racionalizar os processos da propriedade, de forma que eles se desenvolvam de maneira sustentável, sem perder a produtividade necessária à subsistência da operação.

Com a ISO 14001, haverá a certificação de que os processos e produtos da organização são feitos de maneira ambientalmente correta, agregando valor às mercadorias no ato da venda e facilitando inclusive o processo de exportação.

Como minimizar impactos ambientais nas áreas rurais?

minimizar impactos ambientais nas áreas rurais

A implementação da ISO 14001, irá inicialmente fazer um diagnóstico de tudo o que é realizado na propriedade, posteriormente será realizada uma comparação dos processos executados com o padrão de sustentabilidade exigido pela norma.

Os padrões serão adaptados para todos os contextos, desde a gestão de resíduos até a racionalização do uso da água.

Uma vez estabelecidos os padrões de operação, eles serão implementados através de um plano de ação, o qual deverá ser cumprido e comprovado através de evidências do atendimento ao que a norma exige.

Após a implementação dos padrões e realização de uma auditoria interna, a propriedade será visitada por um auditor de um organismo certificador autorizado pela ISO, o qual fará a auditoria externa e concederá o selo da norma à empresa. A partir de então os produtos poderão ser comercializados com o selo da certificação ISO 14001.

Implementar a ISO 14001 em áreas rurais custa caro?

minimizar impactos ambientais nas áreas rurais

Uma dúvida muito comum aos proprietários de áreas rurais é quanto ao custo de uma certificação ISO 9001 ou 14001 para suas propriedades. Até pouco tempo atrás era relativamente caro implementar uma norma deste tipo, pois seria necessário que um consultor fosse deslocado da cidade mais próxima até a propriedade e conduzisse o processo presencialmente.

Contudo, hoje quase todas as propriedades têm acesso à internet e podem consumir serviços diferenciados, como por exemplo a consultoria online para certificação na ISO 14001, como a oferecida pela Verde Ghaia Consultoria Online. Assim, a fazenda gastará uma fração do custo no modelo antigo e poderá obter a certificação mais rapidamente, uma vez que os consultores estão disponíveis em tempo real para retirar suas dúvidas e conduzir o processo.

A ISO 14001 pode reduzir significativamente o impacto ambiental nas áreas ambientais, causado pelas operações agrícolas de monocultura e pecuário de cultivo intenso.

Além do mais, a certificação na norma ISO 14001 pode abrir muitas portas para os produtos produzidos na propriedade, uma vez que os varejistas e consumidores tendem a dar preferência à produtos certificados e que passaram por um rigoroso processo de auditoria ambiental.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!