Verde Ghaia Consultoria Online

Como a ISO 14001 ajuda as empresas a gerenciar questões ambientais?

Como a ISO 14001 ajuda as empresas a gerenciar questões ambientais?
5 (100%) 1 voto

gerenciar questões ambientais

Cada vez mais, as organizações têm trabalhado para conseguir gerenciar as questões ambientais de maneira mais efetiva, simples e barata, uma vez que toda esta adaptação gera custos. Ano após ano, o mercado e os governos têm exercido maior pressão sobre as empresas para que elas melhorem a sua relação com o meio ambiente.

Algumas empresas desenvolveram metodologias próprias para gerenciar suas questões ambientais, outras acabaram não dando muita importância ao tema, o que não é recomendável, uma vez que este tipo de comportamento eleva o risco de infrações e consequentes multas e outras sanções.

Mas de forma geral, empresas que começam a se preocupar com questões ambientais buscam um profissional que possa orientá-las sobre qual caminho seguir. É neste processo que será apresentado a ela o conceito de sistema de gestão ambiental, suas normas, práticas e quais os resultados pretendidos pelo gerenciamento sistemático da relação da empresa com o meio ambiente.

O desafio de se gerenciar questões ambientais nos tempos modernos

No princípio da era industrial, nos séculos XVIII e XIX, não havia muita preocupação com o meio ambiente. Afinal, a sociedade acabara de conhecer a produção em massa e não existia outro método disponível, a não ser a queima em larga escala de combustíveis fósseis e o desmatamento de grandes áreas para manter o ritmo das fábricas.

No século XX, percebeu-se que a natureza não tinha uma capacidade de regeneração tão grande quanto a necessidade de extração de recursos. Iniciou-se então um processo de “limpeza” das operações industriais, otimizando o consumo de recursos naturais e já se pensando na ideia de recomposição e sustentabilidade.

Mas foi no fim do século XX, mais precisamente nos anos 80 e 90 que os níveis de riqueza permitiram que exigências ambientais pudessem ser feitas e que surgisse uma categoria de consumidores que se preocupasse com o meio ambiente na hora de selecionar seus produtos.

Desde então, o nível de exigências, tanto dos consumidores, quanto dos governos só tem crescido, de forma que o gerenciamento das questões ambientais é, não só fundamental para o licenciamento da empresa, quanto também para seu sucesso estratégico.

Praticar uma administração de recursos naturais neste nível, só é possível através de um sistema de gestão ambiental.

O que é um sistema de gestão ambiental?

gerenciar as questões ambientais

Um sistema de gestão ambiental é uma estrutura organizacional que permite à empresa controlar e avaliar os impactos no ambiente de suas atividades, produtos e serviços.

Com um SGA, o gerenciamento das questões ambientais é feito de forma padronizada, utilizando indicadores, processos e monitoramento de resultados. Assim como há processos para as áreas de produção, finanças, logística e etc., também há para o gerenciamento ambiental.

O sistema de gestão ambiental serve às organizações de todos os tipos e tamanhos. Ele é adaptável à cada contexto e natureza operacional. Ao invés de tratar isoladamente itens como poluição do ar, uso racional da água, energia elétrica e etc. o sistema permitirá que tudo seja gerenciado em conjunto, de maneira integrada e documentada.

Além do mais, o SGA trará o ferramental necessário para que a empresa atue preventivamente em relação à gestão de resíduos, contaminação do solo, adaptação às mudanças climáticas e uso eficiente de recursos naturais.

Quais são os principais aspectos do sistema de gestão ambiental?

gerenciar as questões ambientais

O gerenciamento de questões ambientais através de um sistema é feito através de alguns pontos principais sendo eles:

  • Política ambiental: A forma como a empresa define estrategicamente as questões ambientais em seu negócio. Da política ambiental serão derivadas as ações práticas do SGA.
  • Procedimentos ambientais: Dizem respeito à forma correta de se executar processos, é como será, na prática, a relação da empresa com o meio ambiente.
  • Gestão de requisitos legais: Toda a legislação ambiental que se aplica à empresa, seja ela municipal, estadual ou federal.
  • Engajamento dos funcionários: Informação e conscientização de toda a equipe sobre a forma como a empresa trata as questões ambientais e sobre o método correto de se executar as operações.

Os benefícios de se ter um sistema de gestão ambiental

Uma vez que o SGA foi implementado, o gerenciamento das questões ambientais na empresa será muito mais simples e automatizado, uma vez que os processos foram desenhados para obedecer a um padrão.

A conformidade aos requisitos legais estará garantida, evitando que a empresa sofra com sanções por descumprimento à legislação. Haverá também um incremento na vantagem competitiva da empresa, por se tratar de uma companhia certificada e exposta ao mercado como ambientalmente responsável, o que pode melhorar os resultados financeiros.

Há que se destacar também a vantagem econômica de se gerenciar corretamente as questões ambientais, pois o uso racional de recursos como água e energia geram produzem resultados positivos no resultado da companhia.

Além do mais, o SGA auxiliará na melhoria do desempenho ambiental dos fornecedores, ajudando a evitar responsabilização por ações de terceiros.

Como é obtida a certificação da ISO 14001?

gerenciar as questões ambientais

A certificação ISO 14001 é obtida após a implementação do sistema de gestão ambiental baseado nesta norma. É importante destacar que SGA e ISO 14001 são coisas diferentes, sendo que a ISO é apenas uma norma que serve de padrão para a instalação do sistema.

Em geral, uma empresa de consultoria especializada em sistemas de gestão e normas ISO, assim como a Verde Ghaia Consultoria Online, ajuda a organização na implementação do SGA baseado na ISO 14001.

Após toda a implementação, é executada uma auditoria externa por um organismo certificador independente credenciado pela ISO, o qual atestará que a empresa cumpre todos os requisitos determinados pela norma, então a organização receberá o selo de certificação na ISO 14001.

O gerenciamento de questões amentais através de um sistema é a melhor saída para empresas que buscam vantagens competitivas, preocupam-se com a interação da organização com o meio ambiente e pretendem cumprir toda legislação vigente para este segmento.

Desta forma, a implementação do SGA é a única maneira de satisfazer a todos estes requisitos de modo organizado e integrado, não sendo refém de pessoas, mas unicamente de processos.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!