Verde Ghaia Consultoria Online

Como a avaliação de fornecedores pode melhorar seu negócio?

Como a avaliação de fornecedores pode melhorar seu negócio?
5 (100%) 3 votos

Quando uma organização apresenta uma boa avaliação dos fornecedores  ela se destaca frente a concorrência no setor de gestão de compras. Isso tudo porque uma empresa para ser bem reconhecida deve ter produtos e serviços de qualidade, e para tal seus fornecedores devem estar alinhados com a estratégia do seu empreendimento.

Com a conquista da certificação na ISO 9001, a empresa obterá benefícios relacionados a qualidade, custo e entrega, sempre avalizando seus fornecedores, que é um importante quesito para as boas práticas da norma.

Como avaliar os fornecedores da minha empresa?

Seguir os requisitos da ISO 9001:2015 é uma estratégia que não tem erro! A norma apresenta um conjunto de padronizações de produtos e serviços para alcançar ótimo desempenho da empresa.

Abaixo veremos alguns aspectos para avaliação do fornecedor:

1 – Cotação

Para conseguir o melhor custo-benefício, é bom avaliar o requisito cotação do seu fornecedor. Com isso você conseguirá chegar no seu potencial máximo, trazendo mais retornos financeiros, e em consequência mais satisfação dos seus consumidores também.

2 – Estabilidade financeira

Se um fornecedor estiver com problemas de caixa, poderá ter problemas para adquirir materiais, o que talvez provocará o atraso na entrega dos trabalhos ou serviços, atrapalhando a qualidade do projeto como um todo.

Deve-se sempre antecipar os riscos para evitar problemas e imprevistos.

3 – Especificações do produto ou serviço

Para ser adquirido um produto deverá ser feita uma solicitação de compra. Neste documento terá todas as especificações do pedido, como: quantidade, cor, comprimento, dentre outros itens.

4 – Desempenho operacional

A performance do seu fornecedor é um requisito essencial para ser sempre bem avaliado. Os requisitos importantes para a avaliação desse requisito são:

– qualidade;

– flexibilidade;

– pontualidade;

– custo de garantia;

– tempo de resposta.

Também é importante além de avaliar o fornecedor, deverá também estar alinhando com suas estratégias, vejamos como:

– alinhamento das metas do fornecedor com a sua empresa;

– definição dos aspectos de performance que serão analisados e acompanhados;

– determinação do método de coleta que será utilizado;

– fornecimento de feedback ao fornecedor a respeito do seu desempenho;

5 – qualificação

Esse item é muito importante! Você deverá qualificar seus fornecedores, com a ajuda de um questionário. Coloque pontuações de habilitação, como por exemplo:

> 80% = habilitado

< 80% desqualificado

Claro que se houver desqualificação, o fornecedor poderá receber um prazo de melhoria.

Veja abaixo alguns itens que poderão constar no seu questionário de habilitação:

·         O fornecedor tem certificação ISO 9001 ou segue as recomendações?

·  O fornecedor oferece assistência técnica no município em que a sua empresa está instalada?

·  O fornecedor fornece garantia para defeitos de fabricação?

·  O CNPJ do fornecedor está ativo por 10 anos ou mais?

·  O fornecedor possui frota própria para fazer as entregas e assume a responsabilidade pelo cumprimento de prazos e segurança?

A importância da avaliação dos fornecedores

Em tempos de crise a grande busca se dá pela economia e corte de gastos, porém o departamento de compras e de qualidade são departamentos importantes para ajudar a economizar e não ter surpresas futuras.

Lembrando também que o mercado está muito competitivo e a empresa deve ter ferramentas para avaliar a qualidade e ajudar na estratégia de crescimento da empresa, com isso deverá se desenvolver na questão da administração de compras e solicitação de produtos e serviços, sempre levando em conta a satisfação do cliente.

Um dos trechos da norma ABNT ISO 9001:2015 diz:

“A organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”.

Vale ressaltar a questão da importância de se evitar intercorrências trabalhistas ou até mesmo ambientais, pois poderá prejudicar a imagem da sua empresa por trabalhar com fornecedor que não é idôneo e confiável.

10 Cs para uma boa avaliação dos seus fornecedores

Procure pontuar segundo os critérios abaixo o seu fornecedor:

1.  Competency (Competência) – quão competente é seu fornecedor?

2.  Capacity (Capacidade) – quão capaz é o fornecedor no atendimento à sua empresa?

3.  Commitment (Compromisso) – quão comprometido é com os padrões da qualidade?

4.  Control (Controle) – quão controlado é nas questões de políticas, processos, procedimentos?

5.  Cash (Dinheiro) – quão sólida é?

6.  Cost (Custo) – qual o custo do produto ou serviço?

7.  Consistency (Consistência) – quão consistente é na consistência da qualidade dos seus produtos e serviços?

8.  Culture (Cultura) – quais os valores do fornecedor?

9.  Clean (Limpeza) – quão limpa é? Na questão sustentabilidade? Ficha limpa?

10. Communication (Comunicação) – quais os canais de comunicação?

A empresa e o seu fornecedor deve ser compatíveis com suas necessidades mútuas, gerando benefícios mútuos, de prazo, custos, qualidade e reputação. Por isso é tão importante que se faça avaliações sistêmicas.

A ISO 9001:2015 e a avaliação dos fornecedores

A equipe do Grupo Verde Ghaia está preparada para dar todo apoio e suporte para realizar a avaliação dos seus fornecedores, assim como da implantação da Certificação da norma ISO 9001.

Com a sua empresa certificada na ISO 9001, você terá todas as ferramentas para avaliar e ter um bom fornecedor do seu lado.

Entre em contato com os consultores da Verde Ghaia e inicie sua Certificação já! Entre em contato com a equipe da VG Resíduos, empresa do Grupo Verde Ghaia, pelo telefone (31) 2127-9137 ou pela internet.

nova versão da ISO 14001 saiu no final de 2015. A Verde Ghaia já está preparada para te dar todo suporte e assistência para a implantação e atualização da Certificação ISO 14001 2015.

Entre em contato com os consultores da Verde Ghaia e inicie sua Certificação já! Conheça também a plataforma para Gerenciamento de resíduos.

ISO 14001, focada na gestão ambiental, traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!