Verde Ghaia Consultoria Online

Por que é importante implementar a Coleta Seletiva na sua empresa?

Por que é importante implementar a Coleta Seletiva na sua empresa?
5 (100%) 1 voto

Nos dias de hoje, implantar um sistema de coleta seletiva dentro das empresas surge como uma opção valiosa para quem deseja ter um negócio sustentável, preocupado com o bem-estar de sua equipe.

Por sua vez, se você está à frente de uma organização, cabe comentar que os benefícios dessa ferramenta não param por aí, podendo a mesma ser muito útil para o processo de gerenciamento em muitos aspectos. Assim, cada vez mais profissionais conscientes e responsáveis estão focando nesse tipo de ação para diminuir os impactos de suas atividades no meio ambiente e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

No texto a seguir iremos nos aprofundar melhor nesse tema, trazendo associações valiosas. O intuito é tirar as principais dúvidas a respeito. Veja mais a seguir!

Entenda melhor: coleta seletiva

Pois bem, para iniciarmos verdadeiramente o debate, antes de tudo, precisamos ter muito bem definido o que é, afinal, a coleta seletiva. Sendo assim, ainda que você nunca tenha se utilizado da mesma, muito provavelmente você já ouviu falar desse termo em algum lugar, não é mesmo?

Acontece que, nos dias de hoje, a coleta seletiva é uma ferramenta poderosa para lidar com problemas relacionados ao lixo produzido diariamente e, consequentemente, à sustentabilidade.

Fato é que hoje, devido ao aumento da população mundial, que passa atualmente dos 7 bilhões, e uma lógica de consumo problemática, descartamos no meio ambiente cada vez mais resíduos sólidos. Por sua vez, em médio e longo prazo é possível sentir os efeitos dessa ação na contaminação do solo ou na poluição dos oceanos, por exemplo. Nesse sentido, quando falamos de coleta seletiva, trata-se aqui de um método ou ferramenta de separação desses itens descartados, levando em consideração elementos como a sua constituição.

É nesse contexto que, entre outras coisas, observamos a clássica divisão das lixeiras por cores, que representam o papel, o plástico, o vidro e o metal, para facilitar o procedimento.

De modo geral, o intuito é dar um uso para esses itens após a sua utilização, incentivando a reciclagem e evitando que os mesmos continuem prejudicando o bem-estar de nossa sociedade. Na lógica empresarial, isso ganha ainda outras camadas, sendo o seu desenvolvimento bastante valioso em diversos aspectos, inclusive no que diz respeito às Normas ISO.

Sobre a relação da coleta seletiva com as Normas ISO

Talvez você esteja devidamente familiarizado, talvez não, mas as Normas ISO são de extrema importância para o seu negócio. Basta dizer que, segundo o código de defesa do consumidor, é vedado que prestadores de serviços ofereçam trabalhos e/ou produtos que estejam em desacordo com a ABNT.

Desse modo, em resumo, cabe dizer que este é órgão brasileiro responsável por estabelecer as normas técnicas, onde se encontram em consonância as Normas ISO.  Logo, as mesmas tem o objetivo de estabelecer um padrão de Sistema de Gestão de Qualidade, garantindo que os produtos e serviços ofertados sejam adequados. O gerenciamento dos resíduos sólidos descartados, portanto, entre outras coisas, assegura um ambiente de trabalho mais organizado e salubre.

Dito isso, para você ter uma maior perspectiva, que tal explorarmos um pouco mais esse assunto a partir da ISO 9001 e da ISO 14001?

  1. ABNT NBR ISO 9001

A Norma ISO 9001 talvez seja uma das normas mais famosas, pois ela estabelece os procedimentos gerais para a implantação do Sistema de Gerenciamento de Qualidade, certificando aqueles que respeitam os seus padrões. Seu objetivo com isso é assegurar que os produtos ou serviços prestados por uma dada organização, seja ela pública ou privada, respeitam uma série de acordos, trazendo certa consistência para o trabalho e gerando confiança em seus clientes.

Entre outras coisas, para isso, ela versa a respeito do ambiente profissional, reivindicando que o mesmo seja salubre e é nesse sentido que a coleta seletiva se faz valiosa, afinal, esta é uma maneira segura de garantir a higiene do local.

  1. ABNT NBR ISO 14001

Por outro lado, a ISO 14001, que foi atualizada em 2015, é um pouco mais objetiva e trata, justamente, do gerenciamento ambiental que deve ser feito pelas empresas. Desse modo, ela tem como uma de suas etapas essenciais o próprio cuidado com o descarte dos resíduos sólidos, relacionando-se mais diretamente com o processo de coleta seletiva.

Por resíduo sólido, portanto, entendemos como qualquer material, objeto ou substância descartada que seja proveniente de ações humanas.  A partir disso, a ISO 14001 propõe formas de eliminar ou reduzir a geração desses itens através do uso de tecnologias específicas, bem como se dispõe a pensar formas tratá-los ou reaproveitá-los, incentivando que as organizações também façam isso. É, assim, que o sistema de coleta seletiva ganha validade, sendo um meio de separar e recuperar esses produtos de maneira bastante eficaz.

Evidentemente, instalar essa ferramenta na sua empresa deve vir acompanhada também de uma comunicação com sua equipe para que os mesmos compreendam e se adaptem a esse processo, gerando bons resultados.

Cabe, finalmente, dizer que existem ainda outras normas e legislações com as quais a coleta seletiva pode se associar muito facilmente, merecendo a sua investigação e aprofundamento. Acredite: este é um meio poderoso para atender às principais demandas dos órgãos reguladores!

Mas, afinal, quais são os outros benefícios da coleta seletiva para o sistema de gestão?

Nesse contexto, entendemos também que a implantação dessa ferramenta traz melhorias não apenas para o meio ambiente, mas para a organização como um todo.

Fato é que a melhoria do ambiente de trabalho através da limpeza e reciclagem rende muitos benefícios para o grupo, ainda que indiretos. Vamos conhecer alguns deles?

  • Diminuição da proliferação de doenças dentro da empresa

Pois bem, talvez você não tenha pensado nisso, mas é evidente que ter um local de trabalho limpo diminui consideravelmente a proliferação de doenças dentro da empresa. Isso porque diminui-se, consequentemente, as chances de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos ruins se multiplicarem, além de certos animais causadores de problemas como, por exemplo, ratos e baratas aparecerem. Nesse sentido, além da coleta seletiva, vale estabelecer verdadeiramente uma rotina de limpeza na sua empresa, engajando todos os seus funcionários.

  • Aumento da produtividade

Assim, o segundo tópico desta lista está diretamente relacionado ao item anterior uma vez que ter uma empresa limpa e organizada aumenta consideravelmente a sensação de bem-estar da sua equipe. Por sua vez, isso gera uma mudança na postura desses profissionais, contribuindo para que eles estejam mais dispostos e tenham um desempenho melhor, aumentando a produtividade de seu negócio.

Entenda: não adianta cobrar resultados se você não oferecer o mínimo de conforto e segurança para aqueles que trabalham para você. 

  • Possibilidade de venda de novos produtos ou serviços

A partir da implantação da coleta seletiva em seu negócio, é interessante pensar que um novo universo de possibilidades se abre para você. Com isso, o que queremos dizer é que a relação do seu empreendimento não precisa acabar quando se seleciona esses resíduos, podendo-se dar usos inimagináveis para eles.

Por que não produzir algo novo a partir deles ou desenvolver pesquisas em que os mesmos possam ser reempregados nos meios de produção? Se esta for uma questão cara para você, dialogando com a sua imagem em seu nicho de mercado, vale ainda se aprofundar e de repente oferecer consultoria sobre o tema para outros profissionais, por exemplo. Experimente!

Por fim, esperamos que você, enquanto gestor, esteja convencido da importância da coleta seletiva para o seu negócio, potencializando os seus resultados e melhorando a sua imagem no mercado. Acredite: vale a pena investir nisso!

Se você gostou desse artigo e deseja saber mais a respeito desse tema, não deixe de conferir também as nossas outras publicações.

Verde Ghaia e Consultoria Online

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!