VG Consultoria Online

Cinco problemas causados pela falta de planejamento estratégico

Cinco problemas causados pela falta de planejamento estratégico
5 (100%) 2 votos

O planejamento estratégico realizado da maneira correta melhora os resultados do seu empreendimento e em casos críticos pode evitar a falência do negócio

 No Brasil em torno de 700 mil empresas são abertas por ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse número, a cada 10 organizações, seis fecham as portas antes de completar cinco anos de existência. Com a crise dos últimos anos no nosso país, o tempo de sobrevivência tem se tornado cada vez menor devido as dificuldades que o mercado competitivo tem proporcionado a pequenas, médias e grandes empresas.

Um dos fatores que geram a falência de tantos empreendimentos é a falta de planejamento estratégico. Muitas organizações, principalmente de pequeno porte desvalorizam a relevância da adoção de estratégias de organização e planejamento a curto, médio e longo prazo.

Um dos desafios que os empresários enxergam é a dificuldade de iniciar o procedimento por não saberem quais passos adotarem para iniciar o processo de planejamento estratégico do seu negócio. Disponibilizamos no blog da Consultoria Online, o artigo “Quatro etapas essenciais para o planejamento estratégico de empresas”. O texto aborda estratégias simples que podem ser adotadas por qualquer tipo de empresa.

Para esse problema há também a adoção de algumas normas da ISO, como a ISO 9001, que é utilizada por mais de um milhão de empresas, que trata diretamente do sistema de gestão da organização. A norma contempla não apenas o planejamento estratégico, mas várias áreas da empresa relacionadas a gestão.

A certificação é procurada por empresas de todos os nichos e tamanhos devido os benefícios práticos e legais que o selo proporciona à empresa. Para microempresas que não podem arcar com custos de um administrador ou gestor, a norma pode ser bastante útil porque traz requisitos que podem ser implementados pelo próprio dono do negócio.

Nesse sentido, é valido compreender os perigos que a falta do planejamento estratégico podem trazer para uma empresa seja ela recente ou com muitos anos de mercado.

1º problema falta de planejamento estratégico: Custos mais elevados que o necessário

Se você não possui o planejamento estratégico não consegue prever possíveis gastos ou antever situações previveis que sua empresa pode estar sujeita a sofrer, portanto arcará com gastos que poderiam ser evitados. Com a falta organização na gestão, é comum ocorrer muitos erros relacionados a compra em excesso de produtos necessários ao funcionamento da empresa, ou deixar de comprar itens essenciais que terão que ser adquiridos de última hora e por isso com valores acima da média. Além da aquisição de itens desnecessários dentro da empresa que não são percebidos devido à falta de organização e planejamento estratégico.

O planejamento estratégico proporciona meios para reduzir gastos e evitar pagamentos desnecessários. Outro ponto importante do planejamento estratégico é precaver-se de multas ocasionados tanto por problemas relacionados a ambiente de trabalho dos colaboradores quanto ao descumprimento de leis concernentes ao meio ambiente. A ISO 14001  auxilia na gestão do sistema ambiental, quanto a OHSAS 18001 promove a gestão de segurança e saúde ocupacional.

2ª problema gerado pela falta de planejamento estratégico: Desconhecimento das dificuldades da própria organização

Um dos problemas mais agravantes de uma empresa é não conhecer os próprios pontos fracos. Desconhecer esse tipo de informação pode levar a ruína de muitas empresas. A matriz SWOT um dos itens utilizados na ISO 9001:2015  é uma importante maneira de desvendar os pontos que seu negócio precisa melhorar e o que ele se mostra consistente.

Entenda um pouco mais como a Matriz SWOT pode lhe ajudar nessa questão:

“SWOT” refere-se a um acrônimo de cinco palavras em inglês: strengths, que, em português significa forças; weaknesses, que significa fraquezas; opportunities, oportunidades; e, por fim o T, de threats, que significa ameaças. Em português o termo também é conhecido como “FOFA” (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

É uma ferramenta que permite ao empreendedor a percepção do negócio como um todo. Nos quatro “clusters” (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) são colocados os itens descritos pelos gestores da empresa, bem como o processo ou produto que está sendo avaliado. Identificam-se os pontos fracos para a viabilização de soluções e/ou melhorias; e apontam-se os pontos fortes para potencializar as oportunidades.

O que muito empresário pode proporcionar ao de tornar sua empresa cada vez mais organizada e preparada para tomar os próximos passos.

3º problema gerado pela falta de planejamento estratégico: São mais sensíveis a crises econômicas e políticas

Organizações atentas ao mercado promovem análises do mercado e da situação econômica do país prevendo futuras mudanças que podem afetar diretamente o empreendimento. Empreendimentos que não se preparam para modificar o modo de agir e ver o mercado como um impostor de regras se tornam escravas das mudanças e não parte delas, e a qualquer momento poderá desaparecer do mundo dos negócios. Outro item importante é que empresas que analisam a economia do país e organizam o planejamento estratégico se preparam financeira e estrategicamente para futuras crises e problemas na política.

4º problema gerado pela falta de planejamento estratégico: Não possuem um posicionamento claro e não fidelizam os clientes

Outro fator importante do sistema de gestão alicerçado na ISO 9001 é que a norma agrega como parte dos requisitos a construção da missão, valores e os principais alvos da empresa. Não ter essas premissas pode deixar a empresa solta, sem um posicionamento claro quanto quem ela é e o que pretende oferecer ao mercado. Nesse sentido, esse tipo de organização está mudando sempre, sem uma marca consolidada, o que consequentemente será um empecilho na fidelização de clientes.

5º problema gerado pela falta de planejamento estratégico:  Dificuldade de crescimento

Para alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário preparar-se tanto quanto o número de colaboradores, quanto os itens que serão necessários para alcançar o crescimento seguro da empresa. Muitos empreendimentos no Brasil, devido à falta de planejamento estratégico acabam enfrentando sérios problemas quando a empresa aumenta o número de demandas ou clientes.

O que na verdade deveria ser positivo acaba se tornando negativo.  Isso ocorre porque pela falta de planejamento a estrutura do negócio não está preparada, portanto ocorre alguns problemas como atraso na entrega dos serviços/produtos, desgaste da equipe que não estava preparada para o aumento de trabalho, contratação mal planejada de novos colaboradores.

Portanto, se você observa que seu negócio precisa aperfeiçoar ou até mesmo iniciar o planejamento estratégico, entre em contato com nossa equipe pelo telefone (31) 2127-9137 ou acesse consultoriaiso.org e faça o diagnóstico gratuito.

 

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!