ISO refere-se a “International Organization for Standardization”, traduzido no Brasil como Organização Internacional de Normatização.
A sigla deveria ser IOS e não ISO, caso fosse observado a forma linear da grafia. No entanto, como para cada país de língua diferente existiria uma sigla, foi necessário criar um padrão internacional onde a organização receberia o mesmo nome. Portanto, os fundadores decidiram por utilizar ISO como termo oficial. Outro fator que contribuiu para a definição é a expressão em grego isos que corresponde a “igual”, o que se enquadra com o propósito da organização.
O objetivo da ISO é desenvolver preceitos que possam ser adotados por países do mundo inteiro, visando o encorajamento do comércio de bens e serviços. Neste sentido, a Organização traz uma série de normas para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Existem as normas da família ISO 9000 focadas no sistema de gestão de qualidade, a ISO 14001 voltada para o setor Ambiental, ISO 22000 relacionada à segurança dos alimentos, entre outras.
Para apontar e identificar empresas que estão em conformidade com as normas, existe a Certificação ISO, processo onde a empresa é avaliada para analisar se atende aos requisitos das normas correspondentes ao seu nicho de atuação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.
Conheça as principais normas da ISO
A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais relacionadas a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. Nesta família estão contidas as seguintes ISO´s: 9000, 9002, 9003 e 9004. A mais abrangente é a ISO 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.
No que tange a normatizações relacionada às questões ambientais está a família ISO 14000. Ela especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.
Há também outras normas da Organização como a ISO 22000. Conheça detalhadamente cada uma delas pelo nosso site ou ligue no (31) 2127 9137 e converse com um dos nossos consultores para saber outras informações.
Como obter a certificação ISO da minha empresa?
Basicamente, as etapas necessárias para a certificação são:
1ª etapa: Diagnóstico
Processo para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada. Com o Diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão. A expertise de uma empresa de consultoria nessa fase garante mais agilidade ao processo de avaliação da organização e das necessidades de adequação.
FAÇA O SEU DIAGNÓSTICO GRATUITO
2ª etapa: Planejamento
Planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma. Nesta etapa, leva-se em consideração a complexidade das ações, a data pretendida de certificação, a disponibilidade interna e a necessidade da organização.
3ª etapa: Implementação
Esse é o momento em que se coloca a mão na massa. É na implementação que serão criados procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma
4ª etapa: Auditoria
Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.
Em todas as etapas citadas acima, recomenda-se a presença de uma empresa em consultoria para garantir ao processo agilidade e efetividade. A Verde Ghaia, especialista do ramo há 17 anos, conta com o conhecimento técnico e experiente de Consultores para melhor interpretação das normas, avaliação da realidade da empresa e das necessidades de adequação.
Converse conosco pelo (31) 2127-9137 e saiba como podemos trabalhar juntos.
No terceiro parágrafo, modificar a palavra seguimentos pela palavra segmentos.
Obrigada, Aretusa!
Vamos ficar mais atentos na revisão!
No parágrafo que fala das 5 normas da série 9000, 9002 está duplicado e está no lugar de 9001.
Boa tarde, Maria Juliana!
Obrigada pela contribuição!
Atte.;
Equipe Consultoria Verde Ghaia
Na parte referente à 2a. Etapa (planejamento), o termo “complexidade” foi trocado por “complexibilidade”, que não se enquadra.
Boa tarde, Paulo!
Obrigada por nos comunicar sobre essa troca.
Eu mesma já realizei a alteração.
Atenciosamente,
Keziah Pollyanna – Comunicação e Marketing