Empresa certificada: você atende os requisitos da norma ISO?
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Para certificar: preciso atender todos os requisitos?

Requisitos das Normas ISO deve ser visto pelas organização como diretrizes para o bom funcionamento dos processos. Você acha que uma empresa certificada pode abrir margem para não atender a determinados requisitos das Normas ISO?

Embora a resposta seja óbvia a resposta, infelizmente vivemos ainda numa realidade bem divergente. Há muitas empresas que não cumprem as diretrizes estebelecidas pela Norma ISO, mesmo antes depois da certificação.

Com o intuito de esclarecer sobre a implementação e cumprimento das Normas ISO, queremos destacar a sua importância para a gestão dos processos. Vamos discutir alguns pontos relevantes!

Atendendo aos requisitos da ISO

O atendimento aos requisitos da ISO é imprescindível para que uma empresa mantenha seus serviços e produtos em um nível elevado de qualidade e siga aperfeiçoando seus processos internos na busca por melhorias constantes para o seu negócio, a comunidade envolvida, meio ambiente, colaboradores, clientes e fornecedores.

Para conseguir uma certificação em uma ou mais normas ISO, é preciso seguir uma série de pré-requisitos que passam pela preparação da equipe, planejamento das estratégias, métodos de implementação, testes, entre outras etapas.

Não há dúvidas que para realizar a implementação de um sistema de gestão que seja efetivo, e que cumpra os requisitos das normas ISO com excelência, é necessário um processo que exige muito da empresa e de toda sua equipe, pois envolve uma mudança de mentalidade dentro da organização e muito trabalho.

Uma vez que a empresa já está certificada, alguns gestores podem ter o falso entendimento de que o trabalho já terminou, que essa etapa já foi cumprida, e está tudo certo! Acontece que não é bem assim. Para que a empresa internalize as mudanças, esse processo precisa ser contínuo.

Como não fracassar na hora de implementar o SG?

Para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso que eles sejam entendidos de forma profunda pela organização. É necessário, portanto, ter atenção a alguns pontos essenciais para não correr o risco de falhar na tentativa de uma certificação diferente, ou recertificação:

1. Divulgação

É necessário que haja uma divulgação que passe por todos os setores da empresa. As pessoas dentro da organização precisam entender o que está acontecendo, e acompanhar as mudanças de perto, para que se sintam parte integrante do processo de mudança.

2. Treinamentos

Os treinamentos periódicos são importantes porque vão ajudar na familiarização pelos colaboradores das novas práticas, novas instruções necessárias para a certificação. Isso favorece uma melhor assimilação em relação aos novos procedimentos adotados.

3. Envolvimento da alta direção

A participação e o comprometimento da diretoria é imprescindível para que a construção de um sistema de gestão seja implantado da melhor forma.

É ela que vai guiar os passos da organização e vai dar o exemplo para todos os colaboradores, pois sem o envolvimento da direção, os funcionários acabam tendo sensação de que não é algo tão importante, e isso vai dificultar o engajamento e comprometer os resultados esperados.

 4. Organização

É preciso ter atenção aos procedimentos obrigatórios, lista de ações, realização de auditorias internas, prazos, planejamentos, etc.

São muitos processos envolvidos, e se a empresa não se organizar corretamente, detalhes importantes podem acabar sendo esquecidos ou feitos da forma errada. 

Quais os riscos ao não atender aos requisitos da norma ISO?

Quando uma organização inicia o processo para a implementação de uma ISO, são feitas várias transformações internamente. Essas mudanças envolvem um investimento financeiro, o tempo gasto em todo o processo de adequação, e também o trabalho realizado por todos os envolvidos.

Se a empresa não der sequência às mudanças propostas, quando houver a necessidade de uma recertificação, por exemplo, todo o esforço de tempo e dinheiro envolvidos se perdem completamente.

Além disso, perde-se a chance de transformar a cultura interna, com o envolvimento de todos os profissionais.

É preciso modificar a cultura organizacional

Quando eu falo em dar sequência às mudanças, significa que a cultura organizacional precisa se adequar às transformações que vão ser geradas a partir da implementação da ISO.

A comunicação é extremamente importante para que toda organização esteja unida e com o objetivo de transformar  as novas práticas exigidas em algo rotineiro, que se integre ao dia a dia da empresa e de todos os seus profissionais. Caso contrário, as chances de dar errado são grandes.

O aperfeiçoamento de processos não pontual, é algo contínuo. E somente por meio de uma mudança na cultura da organização é que se torna possível manter o progresso em relação às melhorias na gestão.

Importante contar com Consultoria Especializada

Todo o processo de implementação de um sistema de gestão passa por processos criteriosos, como a verificação de documentos, auditorias internas, implementação de novas estratégias, melhorias na comunicação, e mais uma série de detalhes que precisam ser seguidos.

Para que sua empresa não se perca no meio de tantas informações, e consiga seguir os requisitos exigidos da forma correta, é indicado que você tenha o suporte de uma consultoria externa. Contando com o serviço de profissionais especialistas na área, você tem a segurança de que a realização de todo processo será feito de forma minuciosa, de quem já possui experiência na área, evitando erros e falhas que podem custar caro.

A Verde Ghaia possui experiência há mais de 20 anos na realização do diagnóstico em negócios de diversas áreas, planejamento de treinamentos, desenvolvimento do projeto e acompanhamento durante todo o processo de certificação.

Com o auxílio de profissionais especializados, você garante os melhores resultados para sua gestão, com tranquilidade e segurança.

Quer implementar um Sistema de Gestão eficiente e com Indicadores de melhoria? Fale conosco e conheça nossos produtos e serviços.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!