Verde Ghaia Consultoria Online

Por que fazer calibração de equipamentos e a relação com o sistema de gestão?

Por que fazer calibração de equipamentos e a relação com o sistema de gestão?
Avalie esse post

calibração e a relação com o sistema de gestão

Por que fazer calibração de equipamentos e a relação com o sistema de gestão? Todos os equipamentos de uma empresa estão sob algum padrão de calibração, alguns não necessitam de monitoramento sistemático, como micro-ondas, ventiladores e etc., outros possuem sua calibração atrelada ao sistema de gestão, como compressores e máquinas de precisão.

O Brasil adota o sistema internacional de medidas como padrão para quantificação de pesos, medidas e outras grandezas, contudo, em indústrias ainda há uma forte influência do sistema inglês, haja vista que grande parte da tecnologia deste setor é oriunda do Reino Unido ou dos Estados Unidos.

Os sistemas de gestão baseados na ISO 9001 e na 14001 exigem que haja procedimento para manutenção programada dos equipamentos para qualificação do processo e garantia de boa performance ambiental, mas não estabelecem processos específicos para a calibração, pois tal este tipo de metodologia é realizada para ISO 17025. 

O que é calibração?

Calibrar é o procedimento de adequar um equipamento à sua configuração padrão de operação para o fim desejado. Como exemplo, podemos imaginar uma máquina que realiza furos uma determinada peça, ela deve realizar os furos com 5mm de profundidade. Se estes furos começarem a sair com 4,5mm ou 5,5mm a máquina estará estragando as peças e deverá ser calibrada, para que o processo ocorra de acordo com o projeto.

Assim, podemos definir a calibração como sendo o procedimento de adequação das ferramentas e equipamentos às configurações ideais de funcionamento. Dentro do sistema de gestão, é importantíssimo que a calibração seja abordada e parametrizada, pois a qualidade do processo, dos produtos e dos serviços está altamente atrelada ao bom funcionamento dos equipamentos da empresa.

Fazer calibração e sua relação com o sistema de gestão

calibração e a relação com o sistema de gestão

Existe uma norma específica para calibração, ela é a ISO 17025 e trata especificamente da acreditação de laboratórios de calibração, ou seja, empresas que possuem áreas específicas para calibração de equipamentos com manutenção monitorada, como por exemplo os compressores de ar e medidores de concentração de gases.

Contudo, a norma 17025 não configura exatamente um sistema de gestão, porque ela não se aplica aos processos da empresa como um todo, apenas ao que se refere à calibração. As normas ISO 9001 e ISO 14001 por sua vez, tratam especificamente dos processos da empresa como um todo e sua relação com a qualidade e o meio ambiente respectivamente.

O objetivo da obtenção de uma certificação na norma ISO 17025 é a acreditação do laboratório de medidas e análises da empresa, como sendo apto à realização de calibrações de equipamentos controlados.

Existem alguns equipamentos que são abordados por NRs (normas regulamentadoras). Tais normas determinam que a calibração deverá ser realizada por um laboratório acreditado para tal operação, uma vez que os equipamentos envolvem risco à segurança dos trabalhadores envolvidos na operação.

A adoção de normas específicas para calibração é obrigatória?

calibração e a relação com o sistema de gestão

Todas as empresas que executam atividades comerciais de metrologia precisam ter alguma acreditação para a calibração de equipamentos controlados por NRs. A obrigatoriedade não se estende às empresas que não possuem atividades-fim ligadas à metrologia.

Equipamentos cuja calibração não é controlada por norma regulamentadora podem ser calibrados pelos funcionários da própria empresa ou por um terceiro que não necessariamente precisa ser certificado.

No caso dos equipamentos com calibração regulamentada por NRs, haverá a necessidade de atuação de um terceiro certificado ou então o próprio laboratório da empresa poderá se certificar para realizar o procedimento.

A norma ISO 17025 é publicada pela ISO internacional que é uma organização privada, contudo, ela é adotada no brasil como padrão da legislação para calibração de máquinas e equipamentos regulamentados.

Desse modo, todas as vezes em que a norma é alterada, a legislação vigente abre um precedente para atualização conjunta. Raramente ocorrem divergências, pois as portarias com as novas regras são publicadas logo que saem atualizações na norma da ISO.

Como obter a certificação ISO 17025?

calibração e a relação com o sistema de gestão

A certificação ISO 17025 é obtida após um longo processo de adequação dos padrões operacionais do laboratório às exigências da norma. Haverá também uma grande adequação de procedimentos de gestão, que deverão ser observados para a correta documentação dos dados obtidos na operação diária. Além da adoção dos procedimentos, é possível que a empresa precise investir em equipamentos e na adequação do laboratório às especificações técnicas exigidas.

Em geral, contrata-se uma empresa de consultoria para auxiliar na implementação da norma. Neste caso, os consultores da Verde Ghaia Consultoria Online podem ajudar muito na execução do projeto, de forma simples, rápida e extremamente acessível.

Uma vez implementada a norma, basta que a empresa passe por uma auditoria de um organismo certificador independente licenciado para a concessão do certificado 17025. Então, em caso de aprovação, a empresa receberá a acreditação de seu laboratório e o selo da norma.

A principal diferença entre a ISO 17025 e as normas gerais da ISO (9001, 14001 e 45001) é que ela é voltada estritamente para a operação de calibração, enquanto as outras normas são formadoras de sistemas de gestão e não focam especificamente em nenhum processo.

Por que fazer a calibração de equipamentos e qual a relação disso com o sistema de gestão?

calibração e a relação com o sistema de gestão

Equipamentos regulados por NRs devem necessariamente passar por calibrações programadas sob condições normativas para que possam estar em correto estado operacional. A principal questão envolvida aqui é a segurança dos operadores.

Máquinas e equipamentos do tipo compressores de ar, caldeiras de vapor, vasos de pressão e afins possuem um alto poder destrutivo em caso de acidentes, pois armazenam uma grande quantidade de energia em seu interior. Relatos de ferimentos graves e até mortes não são incomuns em caso de acidentes com este tipo de instalação.

Mas algo que é fundamental, tanto para equipamentos controlados quanto para dispositivos não controlados é o respeito às especificações do fabricante para uma utilização correta, durável e econômica das máquinas.

O sistema de gestão da empresa, quando abordar a qualidade operacional deverá estabelecer controles sobre a calibração dos equipamentos, de forma que a operação possa extrair o máximo de produtividade e o melhor nível de segurança de cada máquina.

A calibração é uma parte importante do processo produtivo, uma vez que ela garante que o equipamento será utilizado em condições ideais de funcionamento, permitindo que o processo seja adequado e de qualidade.

O sistema de gestão de qualquer empresa industrial deverá abordar a questão da calibração e estabelecer procedimentos padrão para que ela seja feita com regularidade e sob constante monitoramento.

A equipe da Verde Ghaia Consultoria Online está à inteira disposição de sua empresa para auxiliá-la tanto na instauração do sistema de gestão quanto na certificação de qualquer uma das normas ISO.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!