Verde Ghaia Consultoria Online

Importância de uma boa gestão de manutenção para a qualidade do produto

Importância de uma boa gestão de manutenção para a qualidade do produto
Avalie esse post

boa gestão de manutenção

Apesar desse papel fundamental, muitas organizações se perdem e tem dificuldades em realizar uma boa gestão de manutenção. O resultado é um trabalho de apagar incêndios, não realizando manutenções preditivas e preventivas, somente as corretivas que gastam muitos recursos.

A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.

As organizações devem investir em uma gestão estratégica de manutenção para conseguir identificar as formas de otimizar o uso dos equipamentos e os eliminar os riscos. Neste contexto, vamos saber da importância de uma boa gestão de manutenção para qualidade. Confira!

Uma boa gestão faz a diferença!

boa gestão de manutenção

A gestão de manutenção é um dos principais aspectos que influência no crescimento de uma empresa, devendo ser uma prática constante.

É de extrema importância para manter um mesmo padrão de qualidade, pois caso o equipamento quebre ou apresente defeitos não permitirá que o produto seja fabricado com a mesma qualidade se fosse produzido em um equipamento em perfeito estado de operação.

Outro problema quando uma empresa não investe em gestão de manutenção é a interrupção do processo gerando uma série de problemas que poderiam ser evitados caso tivesse sido realizado manutenção.

Algumas empresas entende que produzir a qualquer custo aumenta seus rendimentos. Pensamento errado. É um erro uma empresa não investir em manutenção. Não realizando manutenções constantes para melhorar o desempenho do seu equipamento.

Quantas organizações veem seu resultado despencando e o número de reclamações de clientes aumentando simplesmente por que não querem parar um equipamento por algum curto período de tempo para trocar peças importantes ou fazer uma limpeza?

O custo da falta de gestão pode ser um dia de produção, a perda de matéria prima, ou até mesmo o sucateamento do equipamento. Além disso, tem o desgaste da equipe que sob pressão acabam não seguindo requisitos mínimos de segurança colocando a própria vida em risco para disponibilizar as máquinas para uso.

Leia mais sobre como identificar falhas e tratá-las em: Gestão de mudanças a partir da não conformidade

Problemas evitados pela gestão de manutenção

  • A gestão de manutenção evita uma série de problemas, tais como:
  • reclamações e perda de confiança dos clientes que não serão atendidos no prazo especificado e qualidade esperada;
  • lucros que deixam de ser obtidas;
  • custos de reparos dos equipamentos;
  • aumento nos índices de acidentes de trabalho, entre outros.

A gestão de manutenção e ISO 9001

boa gestão de manutenção

Na gestão de manutenção a ISO 9001 é cada vez mais desejada pelas organizações. A empresa certificada no Sistema de Gestão da Qualidade comprova que seu processo é eficiente.

Na nova versão da norma é demonstrado em algumas citações (item 6.2.1, 6.2.2 e 7.1.3) que a manutenção é essencial para manter a qualidade do produto e a produtividade.

Os benefícios da certificação ISO 9001 são bastante significativos para a gestão de manutenção:

  • o aumento da competitividade;
  • satisfação do clientes;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos – o aumento de investimentos em manutenção evita desperdícios e melhora a eficiência.

Leia mais sobre ISSO 9001:2018 em: Guia Completo da ISO 9001:2015

Tipos de manutenção

Para entender a importância da gestão de manutenção é vital saber o que deve ser feito quando acontecer um problema. Vamos à lista:

Manutenção corretiva

boa gestão de manutenção

É um tipo de manutenção ideal para os equipamentos que teve um problema inesperado que afetou a produtividade e a qualidade.

O objetivo é recuperar a performance inicial da máquina aumentando sua capacidade produtiva.

A manutenção corretiva pode ser aplicada quando a máquina estragar ou de forma planejada quando for percebido que o equipamento não esta funcionando de forma eficiente.

Porém, o indicado é realizar uma manutenção antes que o equipamento estrague ou perca sua performance, uma vez que o seu dano pode influenciar na qualidade do produto, causar acidentes e problemas de saúde à equipe e, ainda, ser um obstáculo que vai diminuir ou parar a produção. O ideal é realizar manutenções planejadas para evitar danos ao equipamento.

Saiba também: 7 Boas Práticas de Gestão Financeira para sua empresa

Manutenção preventiva

boa gestão de manutenção

Manutenção preventiva tem como objetivo prevenir a ocorrência de um problema no processo através da realização de algumas atividades, como trocar peças e óleo, engraxar, limpar, etc..

A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções de forma que não prejudique a produção.

Através dessa manutenção é possível prevenir, diminuir o risco de acidentes que afetem tanto os trabalhadores quanto o meio ambiente (exemplos: derrames, rompimento de barreiras de contenção, etc.), impedir possíveis perdas de produção e evitar que o equipamento afete a qualidade do produto.

Manutenção preditiva

Manutenção realizada através da análise e acompanhamento de alguns aspectos ou condições de equipamentos e instalações. Por exemplo, a análise de vibração, temperatura de óleo, desgastes de correias, etc.

O objetivo é prevenir para que o problema não ocorra futuramente.

A manutenção preditiva é realizada analisando dados importantes para o bom funcionamento da máquina. É muito importante que a manutenção preventiva seja realizada constantemente.

Manutenção produtiva total

boa gestão de manutenção

Este tipo de manutenção atua na forma organizacional, no comportamento das pessoas, no modo com que tratam os problemas de manutenção e de todos ligados ao processo produtivo.

Na manutenção produtiva total as pessoas são consideradas o maior recurso da empresa, uma vez que alguns produtos podem apresentar uma qualidade não desejada devido à falta de treinamento dos colaboradores.

O objetivo é garantir a melhor performance e satisfação das pessoas responsáveis pelo processo produtivo treinando a equipe para realizar manutenções eficientes.

Concluímos que mesmo sendo um assunto aparentemente simples, a gestão de manutenção deve ser levada a sério, já que é um ponto que poderá afetar diretamente a produção, o lucro e a qualidade. A gestão de manutenção permite que todo o processo produtivo aconteça de forma padronizada e premeditada, evitando assim problemas. Desta maneira, os benefícios da manutenção são inúmeros. A empresa possuirá um processo produtivo estável e efetivo.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!