Apesar desse papel fundamental, muitas organizações se perdem e tem dificuldades em realizar uma boa gestão de manutenção. O resultado é um trabalho de apagar incêndios, não realizando manutenções preditivas e preventivas, somente as corretivas que gastam muitos recursos.
A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.
As organizações devem investir em uma gestão estratégica de manutenção para conseguir identificar as formas de otimizar o uso dos equipamentos e os eliminar os riscos. Neste contexto, vamos saber da importância de uma boa gestão de manutenção para qualidade. Confira!
Uma boa gestão faz a diferença!
A gestão de manutenção é um dos principais aspectos que influência no crescimento de uma empresa, devendo ser uma prática constante.
É de extrema importância para manter um mesmo padrão de qualidade, pois caso o equipamento quebre ou apresente defeitos não permitirá que o produto seja fabricado com a mesma qualidade se fosse produzido em um equipamento em perfeito estado de operação.
Outro problema quando uma empresa não investe em gestão de manutenção é a interrupção do processo gerando uma série de problemas que poderiam ser evitados caso tivesse sido realizado manutenção.
Algumas empresas entende que produzir a qualquer custo aumenta seus rendimentos. Pensamento errado. É um erro uma empresa não investir em manutenção. Não realizando manutenções constantes para melhorar o desempenho do seu equipamento.
Quantas organizações veem seu resultado despencando e o número de reclamações de clientes aumentando simplesmente por que não querem parar um equipamento por algum curto período de tempo para trocar peças importantes ou fazer uma limpeza?
O custo da falta de gestão pode ser um dia de produção, a perda de matéria prima, ou até mesmo o sucateamento do equipamento. Além disso, tem o desgaste da equipe que sob pressão acabam não seguindo requisitos mínimos de segurança colocando a própria vida em risco para disponibilizar as máquinas para uso.
Leia mais sobre como identificar falhas e tratá-las em: Gestão de mudanças a partir da não conformidade
Problemas evitados pela gestão de manutenção
- A gestão de manutenção evita uma série de problemas, tais como:
- reclamações e perda de confiança dos clientes que não serão atendidos no prazo especificado e qualidade esperada;
- lucros que deixam de ser obtidas;
- custos de reparos dos equipamentos;
- aumento nos índices de acidentes de trabalho, entre outros.
A gestão de manutenção e ISO 9001
Na gestão de manutenção a ISO 9001 é cada vez mais desejada pelas organizações. A empresa certificada no Sistema de Gestão da Qualidade comprova que seu processo é eficiente.
Na nova versão da norma é demonstrado em algumas citações (item 6.2.1, 6.2.2 e 7.1.3) que a manutenção é essencial para manter a qualidade do produto e a produtividade.
Os benefícios da certificação ISO 9001 são bastante significativos para a gestão de manutenção:
- o aumento da competitividade;
- satisfação do clientes;
- aumento da produtividade;
- redução de custos – o aumento de investimentos em manutenção evita desperdícios e melhora a eficiência.
Leia mais sobre ISSO 9001:2018 em: Guia Completo da ISO 9001:2015
Tipos de manutenção
Para entender a importância da gestão de manutenção é vital saber o que deve ser feito quando acontecer um problema. Vamos à lista:
Manutenção corretiva
É um tipo de manutenção ideal para os equipamentos que teve um problema inesperado que afetou a produtividade e a qualidade.
O objetivo é recuperar a performance inicial da máquina aumentando sua capacidade produtiva.
A manutenção corretiva pode ser aplicada quando a máquina estragar ou de forma planejada quando for percebido que o equipamento não esta funcionando de forma eficiente.
Porém, o indicado é realizar uma manutenção antes que o equipamento estrague ou perca sua performance, uma vez que o seu dano pode influenciar na qualidade do produto, causar acidentes e problemas de saúde à equipe e, ainda, ser um obstáculo que vai diminuir ou parar a produção. O ideal é realizar manutenções planejadas para evitar danos ao equipamento.
Saiba também: 7 Boas Práticas de Gestão Financeira para sua empresa
Manutenção preventiva
Manutenção preventiva tem como objetivo prevenir a ocorrência de um problema no processo através da realização de algumas atividades, como trocar peças e óleo, engraxar, limpar, etc..
A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções de forma que não prejudique a produção.
Através dessa manutenção é possível prevenir, diminuir o risco de acidentes que afetem tanto os trabalhadores quanto o meio ambiente (exemplos: derrames, rompimento de barreiras de contenção, etc.), impedir possíveis perdas de produção e evitar que o equipamento afete a qualidade do produto.
Manutenção preditiva
Manutenção realizada através da análise e acompanhamento de alguns aspectos ou condições de equipamentos e instalações. Por exemplo, a análise de vibração, temperatura de óleo, desgastes de correias, etc.
O objetivo é prevenir para que o problema não ocorra futuramente.
A manutenção preditiva é realizada analisando dados importantes para o bom funcionamento da máquina. É muito importante que a manutenção preventiva seja realizada constantemente.
Manutenção produtiva total
Este tipo de manutenção atua na forma organizacional, no comportamento das pessoas, no modo com que tratam os problemas de manutenção e de todos ligados ao processo produtivo.
Na manutenção produtiva total as pessoas são consideradas o maior recurso da empresa, uma vez que alguns produtos podem apresentar uma qualidade não desejada devido à falta de treinamento dos colaboradores.
O objetivo é garantir a melhor performance e satisfação das pessoas responsáveis pelo processo produtivo treinando a equipe para realizar manutenções eficientes.
Concluímos que mesmo sendo um assunto aparentemente simples, a gestão de manutenção deve ser levada a sério, já que é um ponto que poderá afetar diretamente a produção, o lucro e a qualidade. A gestão de manutenção permite que todo o processo produtivo aconteça de forma padronizada e premeditada, evitando assim problemas. Desta maneira, os benefícios da manutenção são inúmeros. A empresa possuirá um processo produtivo estável e efetivo.
Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
0 Comentários