Verde Ghaia Consultoria Online

Como atualizar sua SWOT considerando a Pandemia?

Quando falamos de Sistema de Gestão temos que inserir nos processos o ciclo PDCA, uma vez que as novas normas possuem a estrutura de Alto Nível, chamado Anexo SL, cujo objetivo foi o de redesenhar o ciclo PDCA. Nesse novo Anexo SL, incluiu-se o Contexto da Organização como fonte relevante de dados de entrada e retroalimentação do sistema.

Desse modo, o ciclo PDCA deve estar relacionado aos processos da organização, de modo que o seu sistema de gestão vá de encontro às necessidades e expectativas das partes interessadas, considerando os mais diversos cenários.

Como fazer o levantamento das necessidades e expectativas das partes interessadas?

A análise das questões internas e externas e o levantamento das necessidades e expectativas das partes interessadas, devem fazer parte do seu sistema de Gestão relacionando-o ao Ciclo PDCA. . A partir do momento que as organizações passam a adotar em seu SG a perspectiva do PDCA, as mudanças advindas do ambiente externo que também influenciam o direcionamento estratégico das organizações, impactam na reestruturação da SWOT da empresa. Para ilustrar a explanação acima, um exemplo de fator externo, que influencia o contexto das organizações, é o cenário da Pandemia do Coronavírus.

O isolamento social advindo da pandemia provocou alteração nas atividades das empresas, encadeando as atividades em home office, alterando, portanto, a produção e organização dos postos de trabalho. Essas mudanças são fontes para a revisão do planejamento, controle e checagem do sistema de gestão. Em outras palavras, é preciso revisar o sistema de gestão desde a análise do contexto, redefinição de objetivos e metas, controles operacionais até a análise crítica da direção.

Uma gestão de mudanças bem elaborada é a melhor opção para minimizar os efeitos indesejáveis.

Como reorganizar o Sistema de Gestão durante a pandemia?

A Verde Ghaia, através da sua equipe de consultores especializados, preparou algumas orientações de como atualizar seu sistema de gestão e tomar ações para evitar consequências ainda mais danosas às organizações. 

Dúvidas frequentes sobre a atualização da SWOT

1. O que devo considerar para priorizar as ações de acordo com o novo direcionamento estratégico da minha empresa durante e após a pandemia?

Primeiramente, é preciso redefinir as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, assim como, as necessidades e expectativas das partes interessadas.

2. Como redefinir as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças do meu negócio?

É necessário incluir os impactos da COVID no contexto da organização.

3. Quais impactos nas necessidades e expectativas para os trabalhadores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas diante da COVID?

Alguns exemplos podem estar relacionados ao tempo de entrega de materiais pelos fornecedores, ampliação da diversidade de produtos requisitados pelos clientes, disponibilidade de equipamentos para trabalho em home office, entre outros.

4. Como faço para identificar as necessidades e expectativas de partes interessadas externas à organização?

A organização pode definir questionários específicos para cada parte interessada.

5. Devo atender todas as necessidades das partes interessadas? Como priorizar o atendimento?

A organização pode definir o atendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas utilizando metodologia e critérios adequados para priorização de acordo com os objetivos estratégicos da empresa e disponibilização de recursos.

Saiba como aplicar e atualizar a planilha SWOT conforme as necessidades da sua gestão com um de nossos consultores. Fale conosco!


Aproveite para acessar nosso blog e atualize seu conhecimento sobre vários assuntos relacionados ao Sistema de Gestão. 

No site da Consultoria Online, você pode entender melhor como funciona a consultoria especializada para sua necessidade e ver o pacote que mais lhe atende.

Raissa Urzedo |Consultora e Auditora

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!