VG Consultoria Online

Como a ISO 9001 pode melhorar sua empresa?

Como a ISO 9001 pode melhorar sua empresa?
4.95 (98.95%) 19 votos

Ter uma organização certificada na ISO 9001 não diz respeito apenas a qualificação dos processos, mas ao crescimento rentável, reduzindo custos e otimizando processos

 

benefícios iso 9001

 

Benefícios da ISO 9001

 

Em uma economia dinâmica é comum empresas abrirem e fecharem portas com certa regularidade. Isso porque uma série de fatores está relacionado ao sucesso e fracasso de um negócio. Um dos problemas comuns que uma organização está sujeita a passar são as falhas nos processos. Esse tipo de dificuldade pode acontecer em qualquer empreendimento e provoca uma série de problemas, inclusive a queda na rentabilidade, corroborando para falência.

Neste contexto a ISO 9001 pode ser usada como uma ótima estratégia para resolver esta e muitas outras dificuldades que a empresa possa enfrentar. Embora seja a norma mais conhecida, algumas pessoas ainda têm dúvida sobre o significado da ISO 9001.

Para compreensão do tema, esclarecemos que a ISO 9001 é uma norma do sistema de gestão de qualidade integrada à família 9000. Criada em 1987, ela se adapta a qualquer tamanho e tipo de empresa. As principais mudanças que a norma sofreu foi justamente para atender as demandas e necessidades de mercado.

A ISO 9001 é conhecida por proporcionar um padrão internacional de qualidade nos processos de gestão dentro da organização. Portanto, se um empresário está à procura de qualidade é essencial que ele promova o processo de implementação da norma no sistema funcionamento da empresa.

Para entender melhor a importância da norma, apontaremos abaixo as razões pelas quais a ISO 9001 pode melhorar o seu negócio. Veja.

 

1ª razão para ISO 9001 melhorar sua empresa: Credibilidade da marca

 

Não é novidade para maioria das empresas que a certificação já se tornou critério para fechamento de contratos. Essa é, inclusive, uma das grandes razões pelas quais muitos empresários procuram empresas de consultoria para implementar a ISO 9001. Portanto, o crescimento do número de clientes, em muitos casos, pode estar atrelado diretamente ao selo de qualidade.

Outro ponto interessante que deve ser observado é o fato da ISO 9001 ter destaque e relevância internacional. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma com as peculiaridades e adaptações voltadas para o nosso país, entretanto o selo ISO 9001 é reconhecido no mundo inteiro.

Neste sentido, associar-se a norma, implica estar atrelado a todas as vantagens e pontos positivos que ela oferece. Ou seja, a credibilidade e confiança que ela proporciona tornam se também características da sua marca.

Quando seu empreendimento traz o selo, demonstra que valores como qualidade, eficiência e perfeição nos processos de gestão estão presentes no seu negócio, características importantes que são valorizados por toda e qualquer empresa.

 

2ª razão para ISO 9001 melhorar sua empresa: Redução dos custos

 

benficios iso 9001

 

Gastar menos ganhando mais é sempre uma das metas que se almeja alcançar para ter um negócio lucrativo. Um dos pontos positivos da ISO 9001 é justamente proporcionar meios para melhorar os processos da empresa. A correção das irregularidades e falhas é um dos itens da norma que minimizam os gastos e desperdícios.

O aperfeiçoamento dos processos proporciona também a otimização do funcionamento da empresa, melhorando a rentabilidade e os lucros. Muitas etapas nos processos que poderiam ser desnecessárias, perdidas ou feitas incorretamente são observadas na fase do diagnóstico e, portanto, corrigidas.

Portanto, a ISO 9001 auxilia na redução de custos e no aperfeiçoamento do procedimento, aumento a lucratividade e rentabilidade da sua organização.

 

3ª razão para ISO 9001 melhorar sua empresa: satisfação do cliente

 

beneficio iso 9001

 

Uma das intenções fundamentais da norma de qualidade é a satisfação do cliente. Vários itens são pensados para manter o nível elevado de funcionamento das organizações, e consequentemente atender as prioridades do público consumidor.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que o selo garante qualidade no processo, portanto o produto ou serviço prestado pela empresa será aperfeiçoado. Benefício que influi diretamente na satisfação do cliente.

Outra vantagem que colabora diretamente para o consumidor é a garantia de que os produtos ou serviços não sofram desvios, ou seja, cheguem ao mercado com danificações o fora do padrão de qualidade da marca.

A ISO 9001 incentiva pesquisas e entrevistas junto ao cliente para diagnosticar pontos que precisam ser melhorados. Sendo assim, há uma constante ação de aprimoramento, fator importante para aquele que consome o serviço ou produto.

 

4 ª razão para ISO 9001 melhorar sua empresa: aperfeiçoamento nos serviços ou produtos

 

benefícios iso 9001

 

É importante frisar que a norma não foca diretamente no produto ou serviço prestado, mas na gestão de qualidade. Portanto, todos os requisitos presentes na ISO 9001 dizem respeito a qualidade dos processos.

Contudo, o aperfeiçoamento no procedimento colabora diretamente para a qualidade dos serviços ou produtos. Levando em conta que há uma série de fatores por detrás da qualidade do que é oferecido ou produzido dentro de uma empresa.

Para tornar o conceito mais claro, citaremos um exemplo:

 

Em uma cidade pequena, existe uma determinada empresa de queijos do serro. Os produtos são excelentes, todavia os processos realizados por essa microempresa não são mapeados. Nela também não existe a gestão dos fornecedores. Ambos os itens estão relacionados a gestão de qualidade.

Então um dos funcionários, conhecido pela sua eficiência com os queijos, falta por alguns dias. Devido à ausência deste colaborador, ocorre a queda na qualidade do produto. Isso porque apenas este funcionário conhecia determinado segredo ou procedimento para tornar o queijo mais agradável.

Com a ISO 9001, os processos são mapeados, portanto o segredo do produto ou serviço não fica restrito a nenhum funcionário. A empresa mantém o nível de qualidade porque os processos são registrados e mapeados. Outro ponto favorável para esta microempresa, seria o controle dos fornecedores. Para se manter a qualidade do queijo organiza-se e mantém o mesmo padrão de fornecedores.

Com este exemplo simples, fica claro a relevância da ISO 9001 no que diz respeito a qualidade dos produtos e serviços.

 

5 ª razão para ISO 9001 melhorar sua empresa: Garantia na melhoria contínua

 

A frase “Nada está tão bom que não possa ser melhorado” é uma das principais diretrizes que regem a ISO 9001. A norma de qualidade não apenas atesta que a empresa atua sob todos os requisitos nela presentes, como também garante a melhoria contínua. Mas o que seria isso?

Um dos pontos da ISO 9001 é revisão periódica realizada por um consultor para avaliar se os itens não apenas foram executados, mas continuam a ser praticados pela empresa. Dessa forma as empresas vivem em constante aperfeiçoamento no quesito qualidade.

 

Para ter os benefícios da ISO 9001 na sua empresa, basta entrar em contato com um dos nossos consultores na opção abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!