Verde Ghaia Consultoria Online

Benefícios da ISO 22000 para as empresas

Benefícios da ISO 22000 para as empresas
5 (100%) 3 votos

Uma das vantagens de contar com um sistema de segurança de alimentos padrão internacional é o que seu negócio se torna apto o suficiente para estabelecer relações comerciais com alto critério de exigência, inclusive fora do país

 

beneficios da iso 22000

 

Diante de tantos escândalos que têm sido divulgados na imprensa relacionados a qualidade dos alimentos, a população tem se tornado cada vez mais exigente quanto a origem e a fabricação dos produtos.  Nesse sentido, contar com os benefícios da certificação ISO 22000, norma focada no sistema de segurança dos alimentos, é fundamental.

A ISO 22000 é uma norma da Organização Internacional de Normalização (ISO) criada com o intuito de promover a gestão de controle de perigos nos alimentos, sejam biológicos, químicos ou físicos. A intenção é que a empresa estabeleça programas de monitoramento e melhorias na questão da segurança alimentar que consequentemente trazem uma série de benefícios para as empresas certificadas.

A norma propõe requisitos para toda a cadeia ligada aos alimentos, desde a produção no campo até o transporte final até a casa do consumidor. O intuito é que nenhuma das etapas relacionadas direta ou indiretamente ao produto passe sem fiscalização ou pelo crivo dos requisitos da ISO 22000.

Uma das vantagens da certificação ISO 22000 gerar link é que ela pode ser buscada por qualquer tipo e tamanho de empresa. Portanto, desde que a organização esteja ligada ao setor alimentício, ela pode como deve buscar o selo do sistema de segurança dos alimentos.

Para você compreender melhor a importância da certificação ISO 22000 para os seus negócios, citaremos abaixo os principais benefícios da norma.

 

Principais benefícios da ISO 22000

 

seguranca alimentos

 

Citaremos abaixo apenas algumas das vantagens na implementação dos requisitos da norma. Para compreender as implicações que a ISO 22000 trará a sua empresa, você pode conversar com um dos especialistas da Consultoria Online Verde Ghaia.
FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

 

Reconhecimento Internacional

Os processos utilizados pela norma possuem reconhecimento internacional. Eles foram criados a partir da unidade de vários países participantes da ISO, portanto os requisitos possuem padrões que foram pensados para atender às exigências internacionais de qualidade e a diversos tipos de empresas. Nesse sentido, a empresa certificada possui mais legitimidade e visibilidade internacional de atuação.

Outro benefício da norma é que ela abre portas de novos negócios, tendo em vista que para determinadas relações comerciais, inclusive fora do país, exige-se a certificação como garantia da seguridade do produto. Portanto, a conquista do selo é uma ótima maneira de adquirir novos clientes e aumentar o âmbito de atuação do seu empreendimento.

 

Mais confiança a fornecedores em relação aos controles de risco

 

beneficios seguranca alimentos ISO 22000

 

Nenhuma empresa deseja manter relações comerciais com outra organização que possua escândalos ou tenha a imagem danificada no mercado. Uma das vantagens da ISO 22000 é que ela oferece métodos de controle de risco, ou seja estabelece ações para evitar ou impedir perigos ou riscos durante o processo de produção do alimento. Ações como essa proporcionam mais segurança e confiança aos fornecedores para realizarem parcerias comerciais.

 

Introduz transparência na prestação de contas e responsabilidades

Em relação aos alimentos, uma das preocupações tanto do consumidor quanto das empresas envolvidas está ligado a origem e aos processos que aquele alimento passou antes de chegar na prateleira do supermercado. Nesse sentido, outro benefício da ISO 22000 é apresentar de forma clara e transparente a prestação de contas e responsabilidades. Ato que também colabora para a confiança do cliente e das organizações participantes.

 

Segurança do público consumidor

Como informado no início desse artigo, o cliente tem estado desconfiado e atento as informações que o produto traz segundo as suas especificidades de produção e origem. Divulgar o selo de qualidade junto a sua marca pode ser um importante diferencial frente aos concorrentes. Uma vez que mostra que a sua empresa investe na qualidade e seguridade do produto.

Como resultado dessas estratégias, um benefício inerente é o aumento da lucratividade da sua empresa. Tendo em vista que segundo as pesquisas de mercado junto ao atrativo do preço, a qualidade vem como o segundo principal interesse do público consumidor relacionado ao produto.

Vale ressaltar que o investimento deve ser pensado não apenas visando os lucros, o que é inerente a toda empresa, mas também pela missão de entregar um produto que apresente garantia de qualidade e esteja distante de qualquer tipo de contaminação.

 

Aumento da qualidade dos produtos

 

benefícios iso 22000 

 

Um dos atrativos principais da ISO 22000 é a melhora na qualidade dos produtos. Os requisitos da norma preconizam a seguridade, ou seja garantir um alimento que esteja seguro, distante de fontes de contaminação, ou quaisquer outras causas semelhantes. Todavia, com a otimização dos métodos e meios de fabricação, transporte, produção entre outros, melhora-se consequentemente a qualidade do alimento.

Uma das estratégias muito usadas pelas empresas é usufruir também dos requisitos da ISO 9001 que é focada no sistema de gestão de qualidade. Com a implementação das duas normas, o produto tem cada vez mais chances de atingir alto padrão de qualidade.

 

Otimização de recursos e processos

Com a análise dos processos, outro benefício da ISO 22000 é corrigir erros ou ações repetitivas. Método que colabora para a otimização do procedimento como um todo e também evita que ocorra desperdícios durante a produção. É uma ótima maneira também de melhorar a produtividade do negócio evitando gastos desnecessários.

Vale destacar também que a norma propõe ações que incentivam a melhoria contínua dos processos e a seguridade do alimento. Portanto, são incentivos para que o alimento chegue cada vez melhor à mesa do consumidor.

 

Como certificar na ISO 22000?

 

iso 22000

 

Depois de observar todos os benefícios que a norma focada na segurança dos alimentos proporciona, chegou o momento de descobrir como obter a certificação ISO 22000.

Para alcançar o selo, sua empresa precisa atender cada um dos requisitos da norma e passar pela auditoria externa realizada por uma certificadora. Caso seu empreendimento seja aprovado, você obterá a certificação.

 

Mas como saber se minha empresa atende aos requisitos da ISO 22000?

Sugerimos que você receba o acompanhamento de um especialista na norma que irá auxiliá-lo na implementação dos requisitos da ISO 22000 da forma mais correta possível. A Verde Ghaia é uma das maiores empresas do Brasil no ramo da consultoria com mais de duas mil empresas clientes. Reconhecida dentro e fora do país, a Verde Ghaia conta uma equipe experiente que atua há cerca de 18 anos no mercado.

Para receber a consultoria de forma eficaz e com o valor que cabe no seu bolço, disponibilizamos o serviço de consultoria online. O processo pode ser feito em menor tempo possível a um preço acessível.

 

FAÇA UM DIAGNÓSTICO GRATUITO

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!