Quais benefícios da Consultoria para o Sistema de Gestão?
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Por que contratar uma Consultoria para avaliar seu Sistemas de Gestão?

Saiba quais são os benefícios da consultoria para o seu sistema de gestão. Entenda que a Consultoria para um SG com excelência, envolve a integração de outros sistemas de gestão, tendo como base os principais padrões internacionalmente reconhecidos, como, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, NBR 16001, ISO 22000, dentre outros. Portanto, pode-se dizer que o trabalho da consultoria visa, preparar a organização, na adequação de todos os seus processos, independente do seu fim, ou seja, certificação ou padronização.

Como funciona Consultoria em Sistemas de Gestão?

Toda implementação deve ter como base um sistema de gestão que possa gerar resultados significativos e que estejam aliados aos objetivos e metas do SG, em questão. Isso significa que, através de um planejamento bem elaborado, no qual constem os objetivos e metas estratégicos proposta pela organização, é possível conseguir melhorias significativas nos processos internos e externos da organização mesmo durante o processo de implementação do SG.

Em outras palavras, pode-se dizer, que mesmo durante a implementação de um Sistema de gestão, é possível perceber a adequação dos processos aos referenciais normativos, bem como as melhorias contínua dos processos, resultando em aumento de produção e redução de recursos. A implementação de um SG bem organizado e estruturado é capaz de oferecer benefícios incalculáveis as organizações.

Quais benefícios da Consultoria para o Sistema de Gestão?

A implementação de um sistema de gestão, aumenta a performance da organização e reduz os riscos envolvidos no processo, que podem trazer prejuízos de imagem, financeiros, e operacionais. Abaixo alguns benefícios específicos:

  • Melhoria na Qualidade dos produtos e serviços;
  • Preservação ao Meio Ambiente;
  • Ações para efetivar a Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Ações que visem a Responsabilidade Social;
  • Processos que visem a Segurança de Alimentos;
  • Economia e redução com custos relacionados a Gestão de Energia, etc.

Consultoria Online para implementar Sistema de Gestão

A Consultoria Online oferece um Corpo técnico com experiência prática operacional e de gestão, em mais de dois mil clientes de médio e grande porte, de diversos ramos de atuação. Além disso, o cliente conta com o suporte da Verde Ghaia, uma equipe multidisciplinar, altamente qualificada e capacitada nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Qualidade, Segurança de Alimentos e Responsabilidade Social. Finalizando, o cliente pode contar com serviços que atendam às necessidades de cada cliente, levando em consideração as melhores práticas e tecnologias do mercado para a sustentabilidade do negócio.

Além da consultoria podemos oferecer em conjunto assessoria no monitoramento de requisitos legais, e disponibilização de software para manutenção do sistema de gestão, de modo que estejam sempre alinhados aos objetivos e metas do sistema de gestão, bem como aos do planejamento estratégico da organização, gerando maior valor.

Porque a empresa deve contratar esse serviço? Existe alguma obrigação legal ou de mercado?

Não há obrigação legal ainda. Muitas vezes as certificações de sistemas de gestão são utilizadas como critérios para ingresso em processos licitatórios e para seleção de fornecedores no mercado nacional e internacional nos mais diversos ramos de atividade. A contratação é importante para aquelas empresas que precisam de auxílio técnico para a melhoria do trabalho realizado internamente em seu sistema de gestão, ou que precisam implantar seu sistema de gestão com excelência para se fortalecerem diante do mercado.

É importante implementar mais de um Sistema de gestão?

Há uma demanda crescente para a implantação de SGI, isto é, um sistema de gestão integrada que visa a integração das 03 principais normas: ISO 9001; ISO 14001: ISO 45001. A implementação de um SGI é muito relevante para as empresas com gestão corporativa, visto que os processos precisam funcionar dentro dos padrões em todas as unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Contudo, ainda há organizações com processos ineficazes e que precisam de maior controle e gestão, para que o negócio possa ser alavancados, bem como gerar resultados seguros para que as tomadas de decisão sejam assertivas, contribuindo, consequentemente, com a melhoria contínua. Caso essas organizações não se preocupem com a implementação de um sistema de gestão eficiente, há a possibilidade de alto potencial de risco no que diz respeito a gestão, estando sensíveis a prejuízos de imagem, financeiros e operacionais.

Quais procedimentos para implementar um Sistema de Gestão?

Algumas etapas são importantes e não podem ser esquecidas, dentre elas podemos citar:

  • Escopo do sistema de gestão que se pretende implantar
  • Tamanho da organização – área construída, número de funcionários, unidades envolvidas, etc.
  • Ramos de atividade
  • Processos internos envolvidos
  • Localização geográfica do cliente

Quais são as etapas padrões para realização desse serviço?

  • Diagnóstico inicial
  • Planejamento da implantação do SGI
  • Execução de visitas de consultoria in loco – desenvolvimento do projeto
  • Auditoria
  • Ações corretivas – ajustes
  • Acompanhamento da certificação
  • Finalização do projeto ou manutenção de ações de acompanhamento

Quais as condições para que esse serviço seja prestado de forma plena?

Disponibilidade e envolvimento de profissionais com a competência técnica e experiência adequada para a atividade. Comprometimento da alta direção com o sistema de gestão. O mesmo deve ser um objetivo estratégico dentro da organização. Adequado dimensionamento do tempo necessário para realização da atividade. Disponibilização de dados e informações suficientes para planejamento da atividade.

Quais são as variações de contratação desse serviço?

Pode variar de acordo com a necessidade de cada cliente. Existe a possibilidade de fechar um projeto para implantação total do SGI ou de elementos específicos das normas de referência ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, NBR 16001, ISO 22000, dentre outras. Pode-se contratar a consultoria sob demanda ou várias de suas etapas a distância. Também há a possibilidade de realização da consultoria com base em resultados – contrato de risco.

Fale conosco para mais informações!


Melhore seus processos com o Ciclo PDCA

Por que integrar os Sistemas de Gestão das Normas ISO?

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!