Verde Ghaia Consultoria Online

Saiba quais são os benefícios nas relações com fornecedores

Saiba quais são os benefícios nas relações com fornecedores
Avalie esse post

Benefícios boas relações com fornecedores

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que melhor souberem explorar as relações com fornecedores serão aquelas que obterão maior sucesso no longo prazo.

Desde o início da era industrial, as empresas mudaram muito a sua forma de produzir bens e serviços. Até o início do século XX as indústrias eram caracterizadas por possuir uma longa cadeia produtiva e relações com fornecedores bastante simples.

O Auge dessa era se deu com a criação da Ford Motor Company por Henry Ford. No início, a empresa produzia desde o aço para os motores até as borrachas para os pneus. Praticamente toda a produção era feita pela própria Ford, fato que dispensava um olhar mais profundo sobre relações com fornecedores, visto que estes eram uma parte menos importante do processo.

Contudo, o aumento da competitividade trazida pela expansão do capitalismo industrial obrigou as empresas a se especializarem em alguma atividade para reduzir seus custos e fornecer produtos cada vez mais baratos. Foi isso que transformou a Ford em uma montadora de veículos, deixando de ser uma fábrica completa. Agora as peças vinham prontas de empresas fornecedoras e eram apenas montadas na planta da Ford para formar os automóveis.

Este fenômeno pôde ser observado em quase todas as empresas. Especialização cada vez maior em torno de um produto e a transferência das atividades auxiliares para terceiros, o que permite ganhos de escala incomparáveis. Logo, as relações com fornecedores foram ganhando importância até se tornarem a parte mais fundamental das operações industriais e de serviços. Vamos saber mais a respeito?

A importância dos fornecedores para a qualidade

Benefícios boas relações com fornecedores

Em um mundo onde cada vez mais as partes de cada produto são produzidas em lugares diferentes, por pessoas diferentes, é fundamental que se tenha um processo rígido de controle de qualidade e padronização da produção. Caso contrário, será impossível fazer com que os produtos e serviços se alinhem às necessidades de projeto e expectativas dos consumidores.

As empresas modernas estão investindo bilhões de dólares todos os anos em qualificações dos fornecedores, programas de treinamento e melhoramento contínuo dos produtos e serviços por este providos.

Leia também: Gestão de Fornecedores segundo a ISO 9001:2015

Problemas causados por relações com fornecedores

Benefícios boas relações com fornecedores

Casos de problemas relacionados à falta de gestão dos fornecedores não são incomuns e servem para reforçar a necessidade de se desenvolver boas relações com fornecedores.

Um exemplo relativamente recente é um caso do Walmart nos EUA que sofreu um processo por parte de seus clientes e voluntariamente se comprometeu a reembolsá-los. Tudo aconteceu quando o próprio Walmart descobriu que m de seus fornecedores que roupas de cama estava vendendo algodão produzido na Índia como algodão egípcio, que é muito mais caro e nobre. Por problemas de auditoria no fornecedor e no produto, a Walmart sofreu um prejuízo de milhões de dólares, isso sem contar o constrangimento causado junto aos clientes.

Outro caso, relativamente recente, de problemas com fornecimento de peças vem de um setor reconhecido por sua rigidez nas boas práticas de relacionamento com fornecedores, o automobilístico. Em 2017, um escândalo veio à tona: descobriu-se que um dos maiores fabricantes mundiais de airbags —a japonesa Takata— estava vendendo peças defeituosas que podem estar relacionadas às mortes de pelo menos 16 pessoas em acidentes de trânsito.

As constantes auditorias nos produtos e nos fornecedores não foram suficientes para evitar que as peças defeituosas fossem adquiridas e instaladas nos veículos. Isso levou a um recall de milhões de automóveis de dezenas de marcas pelo mundo, desde populares da Fiat e Volkswagen, até veículos de luxo como Audi e Ferrari.

O que a ISO 9001 diz a respeito dos fornecedores?

A norma exige que haja evidência no controle de sobre as entradas do processo da empresa, ou seja, evidência de algum tipo de controle sobre as atividades ou produtos entregues pelo fornecedor. Obviamente a empresa não poderá auditar todos os produtos e nem todos os processos dos fornecedores. Contudo, ela deverá fazê-lo para as atividades que são “chave” para sua operação.

Algo muito comum entre empresas maiores é contratar apenas fornecedores que sejam certificados na ISO 9001 e outras certificações, assim se garante o cumprimento de requisitos mínimos de qualidade e o certificado pode ser utilizado como evidência.

Melhorando as relações com fornecedores

Benefícios boas relações com fornecedores

A empresa pode estabelecer processos de verificação da qualidade e condições dos produtos e serviços fornecidos periodicamente. Bem como pode exigir a entrega de evidências de adequação dos processos da empresa fornecedora.

Uma forma simples de se obter melhorias nas relações com fornecedores é a utilização de planos de ação de verificação ou auditorias automáticas, que podem ser fornecidos com muita facilidade pela Verde Ghaia Consultoria Online.

A verde Ghaia Consultoria Online fornece um módulo de auditorias que pode ser programado conforme as necessidades da empresa, assim ela pode definir quais são os requisitos críticos e aplicar em seus fornecedores, obtendo relatórios automáticos de conformidade ou não às exigências prescritas.

Quais Benefícios por ter boas relações com fornecedores

As boas relações com fornecedores podem ser a chave de uma operação de sucesso, uma vez que os componentes dos produtos ou serviços fornecidos pela empresa necessariamente passarão por eles.

As principais vantagens em se ter boas relações com fornecedores são: confiabilidade nos produtos e processos, flexibilidade, resiliência, redução de custos e parcerias de longo prazo.

As empresas que melhor souberem explorar as relações com fornecedores serão aquelas que obterão maior sucesso no longo prazo, pois cada vez mais é necessária uma forte especialização da produção e terceirização de atividades secundárias, porém essenciais.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog:  Como a avaliação de fornecedores pode melhorar seu negócio?

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!