VG Consultoria Online

Aprenda quatro etapas essenciais para o planejamento estratégico de empresas

Aprenda quatro etapas essenciais para o planejamento estratégico de empresas
5 (100%) 2 votos

O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer organização, seja ela de grande ou pequeno porte. É comum observarmos o desenvolvimento do planejamento estratégico de grandes empresas. Muitas empresas de pequeno e médio porte, no entanto, negligenciam essa etapa importante da gestão do negócio; e acabam pagando um alto preço por isso.

Estudos do SEBRAE e do IBGE indicam que as pequenas e médias empresas são as mais vulneráveis ao fechamento. Em apenas dois anos, um quarto das empresas criadas deixam de existir. Cerca de 90% das empresas dessas empresas não possuem um único assalariado. Ou seja, são empresas familiares e de pequeno porte.

Nesse contexto é possível observar que planejamento estratégico é essencial para qualquer empreendimento. Somente com um planejamento estratégico é possível contornar as adversidades e encontrar as oportunidades necessárias para o estabelecimento e crescimento do negócio.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma etapa da gestão que delimita a missão, visão e valores da empresa; compreende o contexto interno e externo da empresa; avalia riscos e oportunidades; e com esses elementos, traça seus objetivos e metas.

Com o planejamento estratégico claro é possível minimizar riscos, tomar as melhores decisões e promover o crescimento da empresa.

É importante ressaltar que o planejamento estratégico não deve ser realizado apenas no momento de criação da empresa, ou quando ela passa por grandes transformações. Ele deve ser reformulado com frequência, a fim de reavaliar o contexto interno e externo em a empresa está inserida, e assim, prevenir riscos ou transformá-los em oportunidades.

O planejamento estratégico deve estar bem claro para todos os envolvidos no processo produtivo da empresa: fornecedores, colaboradores, alta gestão e demais partes interessadas.

Todos devem compreender e trabalhar de acordo com a visão, missão, valores, objetivos e metas da empresa. Não perder de foco a identidade da empresa, a visão e os objetivos que a organização pretende alcançar, é fundamental para o dia-a-dia da empresa, assim como é em momentos de crise.

Como realizar o planejamento estratégico?

Antes de compor qualquer planejamento estratégico é necessário que o gestor responda a quatro perguntas: Onde estou hoje? Aonde quer chegar? Como chegar lá? “Estamos no caminho certo?”. Cada uma dessas perguntas corresponde a uma etapa da construção de um planejamento estratégico.

Onde estou hoje?

No âmbito da Norma ISO 9001:20015, a pergunta “Onde está hoje?” é discutida no tópico sobre “Entendendo a organização e seu contexto”.

Para analisar a organização e seu contexto, faz-se necessário compreender o ambiente interno e externo.

O ambiente interno da organização pode ser avaliado com base em relatórios de inspeção e auditoria, questionários, acompanhamento de indicadores de desempenho e conversas com os colabores.

Para avaliação externa, recomenda-se a utilização do método SWOT.

SWOT é acrônimo que se refere às expressões em inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). No Brasil, também é conhecida pelo nome Análise FOFA ou FFOA.

Com a matriz SWOT, as forças e fraquezas são identificadas no âmbito no ambiente interno da empresa e oportunidades e ameaças (riscos) no ambiente externo.

A matriz SWOT é um método muito usado no desenvolvimento do planejamento estratégico, sendo frequentemente recomendado para traçar estratégias de empresas que são submetidas à auditoria ISO 9001:2015 e  ISO 14001:2015.

Onde queremos chegar?

 

A pergunta “Onde queremos chegar?” é uma questão que deve ser definida pelo próprio gestor, podendo receber contribuição de colaboradores. A resposta a esse pergunta pode ser delineada pelo estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos da empresa.

A Missão é definida a razão pela qual a instituição existe; e qual o proposito e abrangência da organização. Ela define o posicionamento da empresa perante a sociedade, o mercado, os clientes, colaboradores e fornecedores. A Visão é a projeção daquilo que a empresa almeja ser no futuro.

Os Valores são as características da instituição, que fornecem identidade e constroem a imagem da organização.

Os objetivos são comumente confundidos com as metas. Apensar de ambos serem ações estratégicas, são etapas distintas do planejamento.

O objetivo é daquilo que sua empresa pretende alcançar; “aonde ela quer chegar”. Um exemplo de objetivo seria inserir seu produto no mercado externo. Já as metas são repostas para a próxima pergunta estratégica “Como chegar lá?”.

Como chegar lá?

 

As metas são as etapas que você precisa para chegar ao objetivo. Se seu objetivo é inserir seu produto no mercado externo, sua meta pode ser: obter as certificações e padronizações exigidas pelo mercado externo para seu produto, delimitando um tempo para atingir cada uma das especificações.

Para responder a pergunta “Como quer chegar lá?” é necessário, também, avaliar quais os recursos disponíveis hoje. E planejar quais os recursos serão necessários em cenários futuros.

Mais uma vez, a matriz SWOT pode e deve ser usada como base para enxergar o ambiente atual e posicionar-se estrategicamente para o futuro.

É importante ressaltar que todas as ações estratégicas devem estar alinhadas com a missão, visão, valores e objetivos da empresa. E estas devem ser encontradas em todos os processos, todos os envolvidos e em toda a cadeia produtiva da organização; inclusive a gestão dos resíduos sólidos produzidos.

Estamos no caminho certo?


Todas as normas ISO são padronizações internacionalmente reconhecidas para uma gestão de qualidade; e são baseadas no ciclo PDCA.

A sigla PDCA é a abreviação das iniciais de cada etapa do ciclo, sendo:Plan (Planejar), Do” (Fazer,executar), “Check” (checar,verificar),Action(Agir). Desta forma, no âmbito das normas ISO, a busca por qualidade é vista como um processo holístico e contínuo.

Portanto, todo planejamento estratégico de qualidade deve definir indicadores claros, mesuráveis e objetivos; para verificar se os resultados alcançados estão de acordo com o planejado.

Esses indicadores devem atingir todos os níveis da empresa: da organização geral, equipe até o indivíduo e ou recursos físicos. O desempenho de todos esses níveis de organizacionais deve ser analisado, de acordo com o indicador escolhido, para definir a sua eficiência para alcançar os objetivos.

Esta análise de desempenho possibilita correções e melhorias nas ações estratégicas, potencializando os recursos disponíveis. Todas as etapas do planejamento estratégico são maneiras de buscar a qualidade e a estabilidade para sua empresa se estabelecer e crescer no mercado.

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!