Verde Ghaia Consultoria Online

Aprenda o que é planejamento estratégico, tático e operacional

Aprenda o que é planejamento estratégico, tático e operacional
5 (100%) 4 votos

 

Planejar significa traçar objetivos e escolher qual o melhor caminho a ser seguido para alcançar os objetivos da empresa.

Os termos planejamento estratégico, tático e operacional tornaram-se as palavras chave para empreendedores e gestores que buscam a eficácia de uma boa administração. Lembrando que o planejamento também é vital mesmo entre as jovens e micro empresas.

Quando a administração de uma organização não possui planejamento estratégico, tático e operacional, ela não consegue priorizar esforços sobre os objetivos primordiais, o que é determinante para o sucesso em tempos de crise financeira pelo qual passamos.

Infelizmente, poucos empresários conhecem os reais benefícios de ter um bom planejamento para o futuro do negócio, e pela falta de compreensão, muitos são obrigados a fecharem as portas.

O planejamento pode ser dividido em três blocos: Planejamento Estratégico, Tático e Operacional.

Neste artigo a Consultoria Online da Verde Ghaia vai falar sobre cada um deles.

Planejamento Estratégico

Tudo começa com o planejamento estratégico que é a visão do futuro da organização.

Esse tipo de planejamento se estrutura nos fatores ambientais externos  como o cenário econômico e a situação do mercado. E também em alguns fatores internos. A partir da análise desses critérios serão definidos: valor, visão e missão da empresa.

A responsabilidade pelas decisões tomadas no planejamento estratégico é da alta direção, que na maioria das vezes é formada pelo proprietário, presidente ou diretoria.

Por ser difícil prevê situações adversas do mercado em um período muito longo, as decisões tomadas no planejamento estratégico são criadas para um perído de 5 a 10 anos.

Por isso é importante lembrar que o planejamento deve ser revisado e atualizado continuamente, para que as informações sejam mais reais e sirvam para tomadas de decisão.

Quando a alta direção não realiza essa revisão o risco que haja grandes variações entre o que foi planejado e o que foi executado é imensa.

Sistemas de Gestão no Planejamento Estratégico

Uma decisão tomada durante o planejamento estratégico é a implementação de um sistema de gestão, como a ISO 9001, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Através do Sistema de Gestão da Qualidade, a sua empresa amplia possibilidades de negócios, pois a certificação aumenta o nível de qualidade de atuação e reconhecimento externo da empresa, uma vez que os processos são monitorados para evitar erros e aumentar a excelencia de serviços ou produtos da organização.

A Consultoria Online Verde Ghaia é a melhor solução para a empresa que planeja criar o próprio planejamento estratégico.

Além da norma do sistema de gestão de qualidade, prestamos consultoria em várias outras normas da ISO, como ISO 14001 e OHSAS 18001.

Objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos são importantes para alcançar o que foi planejado.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos são:

·       Aumentar a satisfação dos clientes em 30%;

·       Reduzir os custos produtivos em 20%;

·       Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 40%;

Os objetivos são definidos a partir de questões fundamentais, tais como:

·           Quem somos?

·           O que fazemos?

·           Por que fazemos?

·           Onde estamos?

·           Onde queremos chegar?

·           O que valorizamos?

Ter um planejamento estratégico inspirador e motivador é o case de sucesso para engajar seus colaboradores a alcançar os resultados pretendidos.

Planejamento Tático

A diferença entre planejamento estratégico e tático é que o primeiro se desdobra para toda a organização, já o planejamento tático tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo/departamento.

A responsabilidade do planejamento tático é o criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.

Por exemplo, um objetivo do planejamento estratégico é reduzir o custo de produção em 25%. Logo, o departamento de produção deverá desenvolver e estabelecer ações para alcançar esse objetivo.

Uma solução é diminuir o desperdício de matéria prima reutilizando o que antes era considerado resíduo em alguma etapa do processo. Para isso contar com o sistema de gerenciamento de resíduo é fundamental. A VG Resíduos pode ajudar sua empresa nessa tarefa.

Normalmente as decisões do planejamento tático são tomadas por gerentes.

Uma característica deste planejamento é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos, ou seja, médio prazo.

E nesta etapa que os planos começam a ser mais detalhados, sendo a decomposição do planejamento estratégico.

Para facilitar o entendimento, abaixo separamos algumas questões a serem abordadas durante o planejamento tático:

·       O que devemos fazer?

·       Dá para fazer essa ação?

·       Vale a pena fazer?

·       Vai funcionar?

·       Qual o prazo para fazer?

Objetivos Táticos

Os objetivos táticos são os resultados do planejamento para cada departamento da empresa. É muito importante que o gestor ao definir os objetivos do planejamento tático garanta que sejam cumpridos e atendidos os objetivos estratégicos.

Alguns exemplos de Objetivos Táticos:

·  Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo um dia;

·  Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;

·  Garantir que 70% dos funcionários possuam graduação;

Planejamento Operacional

O planejamento operacional é mais focado em ações para serem tomadas em curtos prazos, geralmente dentro de 4 a 6 meses.

Neste planejamento são definidos os métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos estratégicos e táticos.

No planejamento operacional são definidas quais as pessoas estão envolvidas, a suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

Objetivos Operacionais

Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

·                     Implantar um sistema de logística;

·                     Implantar um programa de qualidade total.

Para definir os objetivos de seu planejamento operacional de sua empresa pense nas seguintes questões:

·       Como fazer a ação?

·       Quem vai fazer o que foi planejado?

·       Qual o prazo esperado para alcançar o objetivo?

·       Quais as ferramentais e recursos necessários?

·       Quanto vai custar?

·       Quais as alternativas tenho para realizar a ação?

É essencial que durante o planejamento operacional seja feito a avaliação dos riscos de cada atividade planejada, bem como a definição de planos de contingência, caso um desses riscos se concretize.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!