VG Consultoria Online

Aprenda como reduzir em até 60% os custos da ISO 9001

Aprenda como reduzir em até 60% os custos da ISO 9001
5 (100%) 5 votos

Veja como é possível promover a implementação da norma do sistema de gestão de qualidade com rapidez e baixo custo

 

Hoje além das grandes organizações, as micro e pequenas empresas também apresentam interesse em certificar-se nas normas da ISO. As atualizações na norma ISO 9001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), associada com a exigência do mercado tornaram a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade necessária a qualquer empresa que queira manter-se à altura dos concorrentes e garantir a melhoria continua da qualidade.

Mas como implantar a ISO 9001? Existe a possibilidade de a empresa adotar essas normas com baixo custo? Descubra como reduzir os custos da certificação em até 60%.

Quanto custa para uma organização implementar a ISO 9001?

A implementação da ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) pode ser considerada uma ferramenta que direciona a organização para a busca de maior competitividade. Sendo um sistema que especifica boas práticas de gestão para os processo e atividades relacionadas com a satisfação dos clientes, as empresas devem entender que o custo com a certificação é irrelevante quando comparado com as vantagens que proporciona para a empresa.

Dependendo da forma de como foi implantada o Sistema de Gestão da Qualidade, muitas empresas tem a visão de que o custo para ter a certificação é muito alto. Por isso a importância em buscar empresas especializadas em consultoria que facilitará a empresa a obter a certificação e manutenção da norma.

Uma empresa especializada em consultoria ou um profissional interno da organização, não pode implantar um sistema de gestão que dependa de sua presença constante para funcionar. O seu trabalho após a implantação da ISO 9001 é ajudar os gestores nos planejamentos de metas, na Análise Crítica da Direção e em manter a integridade do sistema no caso de mudanças organizacionais. A consultoria também pode realizar as auditorias interna, reduzindo assim o custo com a certificação.

Alternativas para contratação de consultoria para reduzir o custo de certificação

O valor investido para a certificação vai depender do método de implementação, entre outras variáveis. As alternativas para contratação de consultorias são:

Método convencional: onde o consultor visita à empresa presencialmente. Cada visita tem um custo onde é incluído o custo de deslocamento e hospedagem. O valor geralmente é muito elevado devido aos gastos de logística e do profissional de consultoria.

Consultoria online: método onde empresas se disponibilizam para implantar o sistema sem necessitar de deslocamento constante dos consultores. Parte do processo é realizado por ferramenta de gestão e com visitas pontuais do consultor.

Importante! As empresas devem pesquisar bastante qual a melhor alternativa para a implementação da certificação no seu negócio e escolher uma empresa especializada em consultoria comprometida. Lembre-se que o barato pode sair caro quando forem feitas escolhas erradas pensando somente em custo e não em qualidade do serviço.

A Contratação de uma empresa especializada em consultoria online pode reduzir em até 60% o valor da certificação

Contratar uma empresa especializada em consultoria online para implementação da ISO 9001 contribui para reduzir o custo da certificação. As pequenas e médias empresas já estão incorporando cada vez esta prática em suas culturas, pois notaram que estes profissionais podem ajudar a criar várias mudanças necessárias dentro da organização.

As vantagens associadas à contratação de uma consultoria online são diversas. Confira:

Renovação – a consultoria traz para a empresa um conhecimento profundo e aplicado sobre o assunto, uma vez que adquiri experiência em outros clientes;

Disponibilidade – o consultor dedica-se dentro do prazo estipulado do contrato;

Neutralidade – os consultores estão preocupados em gerar resultados e não em concorrer por cargos na empresa;

Tempo – como é definido prazo para a implantação do sistema entre o consultor e a empresa isso faz com que tudo fique mais rápido para ser esclarecido e resolvido;
Foco – o consultor consegue diagnosticar rapidamente os problemas da empresa;
Escopo – por trabalharem com projetos e objetivos, o consultor facilita o controle e garante o sucesso, uma vez que torna o entendimento claro do escopo;

Iniciativa sem medo – a atuação a consultoria de gestão é mais racional e as tomadas de decisões são mais fáceis.

A consultoria online comparada a consultoria presencial pode custar até 60% menos do valor normal. Isso ocorre porque pela consultoria online evita-se gastos com logística, hospedagem, alimentação e com as horas dos consultores. Parte do processo pode ser feito online, tornando a implementação prática, rápida e com baixo custo.

No post “Oito formas de resolver o alto custo da implementação ISO 9001” há outras dicas interessantes de como reduzir o custo com a certificação da ISO 9001.

 Qual a forma mais barata de implementar a ISO 9001?

Se sua empresa conta com uma equipe com experiência prática na ISO 9001, é possível implementar com custo baixo. Mas se a organização não está familiarizada com sistemas de gestão da qualidade, será muito difícil implementar a ISO 9001 sozinho. Sem experiência, a chance de fracasso na auditoria é muito grande.

O que é importante a ser considerado pelas empresas na estimativa do investimento necessário para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade é o quanto a sua empresa necessita de mudar, incluindo os aspectos comportamentais. O investimento pode ser mínimo ou significativo quando esses aspectos são considerados.

O importante é considerar, também, que a implementação é um investimento a médio prazo.

Cuidados ao escolher uma consultoria de implementação da ISO 9001

A melhor consultoria é aquela que entende os seus objetivos, elabora uma estratégia de implementação e cumpre os prazos definidos.

A Verde Ghaia é referência no mercado em Consultoria em Qualidade e conta com a equipe especializada e qualificada tecnicamente para oferecer à sua empresa: diagnóstico inicial; planejamento da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015; apoio para interpretação e adequação da empresa às exigências da nova versão da norma; auditoria Interna e acompanhamento da Auditoria Externa; opção de Consultoria presencial ou online; ações corretivas para ajustes; acompanhamento até a certificação.

A Verde Ghaia também com uma consultoria em gerenciamento de resíduo, o VG Resíduos, uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!