Verde Ghaia Consultoria Online

Aprenda a forma certa de realizar o planejamento do seu negócio

Aprenda a forma certa de realizar o planejamento do seu negócio
5 (100%) 2 votos

Sem sombra de dúvidas a palavra chave para empreendedores e gestores de empresas é Planejamento.

O planejamento é essencial para a longevidade do negócio e boa administração empresarial.

O significado de planejar é: traçar objetivos e escolher qual o melhor caminho a ser seguido buscando o melhor para empresa.

É mais que necessário que exista planejamento, mesmo entre as jovens e micro empresas. O planejamento permite que a empresa priorize esforços sobre os objetivos primordiais, o que é determinante para o sucesso em tempos de crise financeira, que inclusive é o momento atual da economia brasileira.

No entanto, infelizmente, poucos empresários conhecem os reais benefícios de ter um bom planejamento estratégico na empresa.

Por esse motivo, trazemos uma série de dicas criadas pelo Grupo Verde Ghaia para auxiliar você a entender o que é planejamento, como fazer e quais os benefícios da implantação desse conceito na sua empresa.

O que é Planejamento?

Planejamento significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. Logo, planejamento na empresa significa definir um método eficaz de utilização dos recursos disponíveis visando atingir um posicionamento almejado.

A empresa que adota o planejamento terá estabelecido objetivos e diretrizes, além de ações projetadas para alcançá-los.

Empresas que utilizam o planejamento como um ferramenta demonstra que são capazes de prever e organizar ações futuras, alcançar os resultados e implantar sistemas de gestão eficientes e eficazes, como a ISO 9001 e ISO 14001.

Um dos níveis de planejamento mais estudados e que se tornou um importante componente do planejamento da empresa é o planejamento estratégico.

O planejamento estratégico facilita de forma substancial a gestão de uma empresa. A principal diretriz do planejamento estratégico é usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de uma empresa. Os recursos disponíveis são o tempo que é crucial para qualquer empresa; recurso financeiro; mão-de-obra, entre outros.

A partir da consultoria da Verde Ghaia a sua empresa terá todo o suporte para definir os objetivos do seu negócio e a criar métodos para alcançá-los.

 Como criar o planejamento da empresa?

Com quase 20 anos de atuação do mercado, a Consultoria Verde Ghaia é referência no seu ramo e sempre bem indicada por seus clientes e órgãos certificadores. A Consultoria conta com profissionais qualificados para estruturar o melhor planejamento na sua empresa.

Diante da nossa expertise em planejamento estratégico passaremos algumas dicas de como montar sua estratégia empresarial ideal para o seu negócio.

1º dica: Defina seu público alvo e sua proposta de valor

 Um dos erros mais cometidos pelas empresas é não definir o mercado que se deseja atingir e a proposta de valor do negócio.

Defini-los é mais importante do que mesmo planejar as estratégias de crescimento da empresa.

Para um bom planejamento é muito importante determinar os segmentos de clientes que podem ser atingidos, os recursos disponíveis que a sua empresa possui e os benefícios, características e diferenciais do produto ou serviço ofertado.

2º dica: Determine os princípios essenciais do negócio

 A cultura organizacional de uma empresa é a principal característica que identifica e diferencia o seu negócio frente a concorrência.

Para determinar essa cultura a empresa define um conjunto de princípios que são: missão, visão e valores.

A primeira representa a razão de existência e o propósito do negócio. Através dela compreendemos qual a atuação da empresa. A visão é a definição do destino esperado, ou seja, o que se deseja atingir futuramente.

Por fim, o valores determinam os princípios pelos quais a organização preza e que servem de parâmetro para o comportamento de seus colaboradores.

3º dica: Estude o ambiente em que a empresa está inserida

Nessa etapa do planejamento é essencial que sua empresa entenda qual o posicionamento atual da organização. Por isso, é imprescindível que se conheça e se valorize a cultura organizacional da empresa.

4º dica:  Elabore objetivos estratégicos a serem alcançados

Nesta etapa de planejamento defina os objetivos para alcançar os resultados desejados.

Mas cuidado esses objetivo devem ser sempre coerentes com os princípios do negócio e devem ser atingíveis. Não adianta criar objetivos no qual sua empresa não dispõem de recurso para alcançá-los. Além disso, é de extrema importância que sejam acompanhados por indicadores de desempenho, possibilitando seu futuro acompanhamento e controle.

5º dica:  Estruture planos de ação para o alcançar os objetivos

Determinar os objetivos sem criar planos de ação para alcançá-los não tem sentido algum. A empresa, neste momento, deve pensar no que será feito para atingir o objetivo e quais os recursos necessários. Lembre-se de definir os prazos para cada ação. Fique atento! O tempo é um recurso precioso para a sua empresa.  

6º dica: Execute o planejamento estratégico

Nesta fase, a empresa deve mobilizar a organização a executar o que foi planejado. Deve-se estar sempre alinhado com os planos de ação, a fim de cumprir com tudo o que foi planejado.

7º dica:  Replaneje replaneje, replaneje…

A boa gestão sempre segue um princípio constante de reavaliação do seu planejamento, uma vez que o mercado está em constante mudança, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes.

Há o surgimento de novos produtos, concorrentes e fornecedores e há mudança no posicionamento estratégico da organização. Esse planejamento constante garante que o negócio esteja sempre atualizado e progredindo.

Benefícios do Planejamento para as empresa

O planejamento na empresa traz inúmeros benefícios a uma organização.

Os principais são:

·        Maior flexibilidade;

·        Agilidade nas tomadas de decisões;

·        Melhor conhecimento dos seus concorrentes;

·        Melhor comunicação entre os funcionários;

·        Maior capacitação gerencial, até dos funcionários de níveis inferiores;

·        Orientação maior nos comportamentos de funcionários;

·        Maior capacitação, motivação e comprometimento dos envolvidos;

·        Consciência coletiva;

·        Melhor conhecimento do ambiente em que os funcionários trabalham;

·        Melhor relacionamento entre empresa-ambiente;

·         Maior capacidade e rapidez de adaptação dentro da empresa.

Essas e mais inúmeras vantagens do planejamento faz com que sua empresa cresça. Hoje muitas empresas contratam uma consultoria empresarial para auxiliar no aperfeiçoamento dos processos e focar nos pontos fortes da estratégia do seu negócio.

A partir da consultoria, a empresa poderá tomar decisões mais assertivas, conhecer novas práticas administrativas e resolver problemas.

Geralmente as empresas contratam uma consultoria empresarial quando esgotam todos os seus esforços e conhecimento operacionais para resolver problemas decorrentes da estratégica até então utilizada.

Todavia, o ideal é que mesmo com bons resultados a empresa busque essa assessoria para melhorar seu processo de forma profissional e eficiente.

A Consultoria da Verde Ghaia pode ajudar sua empresa nos processos de planejamento, entre em contato conosco pelo telefone (31) 2127-9137 e descubra a melhor forma de iniciar.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!