Qual a principal função do Anexo SL na hora de implementar um SG?
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Facilidades do Anexo SL para implementar um SG

A padronização do anexo SL surgiu por uma necessidade das organizações em ter uma estruturação mais unificada em relação aos seus sistemas de gestão.

Padronizar Anexo SL para implementação de normas

A implementação das normas ISO serve como uma base, um modelo de diretrizes para conduzir processos sistemáticos através do sistema de gestão.

Mas, nem sempre as organizações implantam apenas uma norma ISO na sua gestão, e isso pode gerar duplicações e conflitos ao implementar normas que são distintas, mas que tenham conteúdos similares em grande parte da sua formulação.

Na verdade, na grande maioria das vezes, as organizações implantam mais de uma norma na sua administração, sendo muito comum as organizações implementarem em conjunto a ISO 14001:2015, de Gestão Ambiental; ISO 9001:2015, de Sistemas de Gestão de Qualidade; e a ISO 45001:2018, que aborda o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, formando um Sistema de Gestão Integrado (SGI).

Essas normas, inclusive, já seguem a mesma estrutura de alto nível, padronizada pelo Anexo SL. Ou seja, a organização que deseja integrar as 3 normas, consegue fazer isso com muito mais facilidade. E as normas que ainda não estão de acordo com o Anexo SL, devem ter as suas atualizações já baseadas nessa nova estrutura.

Qual a importância do Anexo SL para as organizações?

O Anexo SL é formado por uma estrutura genérica dos capítulos das normas para os sistemas de gestão. A ideia é padronizar o escopo geral das normas, o que possibilita que a organização faça uma integração que gera melhorias para o SGI.

O anexo SL dá um direcionamento inicial que pode ser aplicado de diferentes formas, dependendo da estrutura de cada organização.

Por isso, funciona de forma flexível e ampla. Além disso, o Anexo SL é um grande facilitador, pois oferece condições para que o processo de implementação, certificação e integração das normas sejam feitos ao mesmo tempo.

Confira algumas vantagens que a padronização do Anexo SL proporciona.

Economia de tempo e recursos

O anexo SL melhora a gestão dos recursos da organização, pois diminui o tempo e trabalho gastos caso as implementações de diferentes normas ISO ocorressem de forma não integrada.

 Melhorias na gestão

 Com a unificação das estruturas básicas das normas ISO, fica mais fácil interpretar as informações, identificar possíveis falhas na organização, reduzir inconsistências e propor melhorias para o seu sistema de gestão.

Auditorias mais simples 

A realização de auditorias fica mais facilitada, pois com o conjunto geral das normas funcionando de forma integrada, é muito mais fácil e rápido verificar todos os itens que precisam ser analisados.

Como é a estrutura do Anexo SL?

Sua estrutura é dividida em 10 cláusulas, que define o escopo geral que devem ser seguidas por todas as normas que fazem parte do sistema de gestão. É claro que existem especificidades relacionadas a algumas normas e, nesse caso, as normas ISO irão acrescentar subcláusulas e elementos que são direcionadas exclusivamente a ela, e que não contemplam a estrutura geral.

Dessa forma, a base de todas as normas seguem as mesmas, facilitando sua implementação.

 Cláusulas Anexo SL:

  • Escopo
  • Referências normativas:
  • Termos e definições:
  • Contexto da organização
  • Liderança
  • Planejamento
  • Apoio/Suporte
  • Operação
  • Avaliação de Desempenho
  • Melhoria

Qual a principal função do Anexo SL?

Em resumo, a principal função do Anexo SL é possibilitar às organizações uma maior simplificação na implementação e integração das normas do sistema de gestão.

Deixá-las mais abrangentes e mais alinhadas. Isso tudo com o objetivo de facilitar o cumprimento de cada requisito com mais clareza, facilitando o gerenciamento desse sistema de acordo com as necessidades de cada organização. 

Quer saber mais sobre Normas ISO? Acesse nosso Blog e tenha vários temas a sua disposição para leitura.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!