Verde Ghaia Consultoria Online

Análise 360 da oportunidade do negócio

Análise 360 da oportunidade do negócio
5 (100%) 1 voto

Em um contexto com recursos escassos, saber priorizar é vital para ter sucesso nas oportunidades que surgem no dia a dia

Empreendedores são indivíduos que possuem ideias fervilhantes em suas mentes, sejam eles empresários ou empregados, estão sempre pensando maneiras de fazer as coisas de um jeito mais eficiente, mais econômico, mais atraente, enfim, melhor.

O problema passa a ser a priorização das ideias, uma vez que uma mente empreendedora pode produzir várias ideias brilhantes em alta velocidade. Como tempo e outros recursos são escassos, não é possível que todas as ideias sejam executadas, é necessário priorizar, elegendo e ideia mais adequada para cada momento da vida de um empreendedor.

A análise 360 da oportunidade de negócio é uma ferramenta que vem ganhando força nos últimos anos, por permitir que o empreendedor teste várias de suas ideias sob múltiplos pontos de vista, facilitando assim o processo de priorização e eleição da melhor de todas.

O que é análise 360 da oportunidade do negócio?

A análise 360 da oportunidade do negócio é uma ferramenta de gestão que permite a visualização da empresa vislumbrado por vários lados. A ferramenta propõe uma observação gráfica da ideia, permitindo assim o estabelecimento de métricas sobre a possibilidade uma oportunidade dar certo ou não.

O gráfico é um círculo com várias perguntas e 10 raios, o grau de atendimento a cada uma das perguntas é marcado sobre o raio que a representa, assim um gráfico de viabilidade vai sendo construído, permitindo que o empreendedor compare as imagens.

O gráfico é dividido ao meio, segmentando a análise entre questões internas e externas, sendo as internas aquelas que depende diretamente do empreendedor ou da empresa, como por exemplo know-how, capacidade técnica e etc. e as externas aquelas que dependem do ambiente, como por exemplo a existência de um mercado consumidor para o produto, facilidade de contratação de mão-de-obra e etc.

Para que serve a análise 360 da oportunidade do negócio?

A análise 360 da oportunidade do negócio serve para ajudar o empreendedor a se decidir, uma vez que à primeira vista, quase todas as ideias parecem ser maravilhosas e disruptivas, contudo, após uma análise acurada, acabam se mostrando falhas ou de implementação inviável dentro do contexto vivido pelo empreendedor ou pela empresa.

A análise 360 serve também para permitir que o empreendedor avalie a ideia sob aspectos aos quais ele talvez não esteja muito familiarizado. Por exemplo, uma ideia de um determinado produto pode ser maravilhosa do ponto de vista da utilização pelo usuário, mas a logística de entrega pode ser inviável ou pode complicar muito o processo de aquisição.

A análise 360 da oportunidade do negócio pode evitar que o empreendedor ou a empresa entrem em ideias inviáveis que só levarão ao desperdício de recursos muitas vezes irrecuperáveis, como o tempo por exemplo.

Como utilizar a ferramenta analise 360 da oportunidade do negócio?

A ferramenta é composta por um gráfico com as várias áreas que deverão ser avaliadas. Assim para comparar a viabilidade de várias ideias que podem compor uma solução, o empreendedor poderá criar vários gráficos e testar muitas vezes todas as ideias, visualizando assim a abrangência de cada uma delas.

Quanto maior for a área formada pela ligação entre os pontos marcados sobre os raios, mais viável a oportunidade de negócio será. Contudo, caso haja pontos com performance excessivamente baixa, eles deverão ser reavaliados ou receber um tratamento para melhoria, pois caso contrário, poderão colocar em risco a viabilidade de toda a oportunidade.

O empreendedor poderá posteriormente comparar as diferentes figuras formadas pelas ligações entre os pontos marcados. É importante que a marcação seja feita com a máxima imparcialidade possível, o que é difícil, pois em geral, o empreendedor se apaixona por sua ideia e acaba sofrendo uma grande influência de suas emoções, contudo, é necessária a imparcialidade na avaliação para que os resultados sejam confiáveis.

Por que fazer a análise 360 pode economizar tempo e recursos preciosos?

Recursos são escassos, o mais escasso deles é o tempo, que é irrecuperável. Portanto, ao tomar a decisão de investir recursos em uma oportunidade, o empreendedor ou empresa estão deixando de lado todas as outras alternativas e assumindo para si um risco.

Se tudo der certo no final, o empreendedor ou a empresa colherão os frutos do risco assumido, mas caso não corra tudo bem, pode ser que os mesmo recursos nunca mais estejam disponíveis.

Fazer a análise 360 da oportunidade de negócio pode evitar que ideias que aparentemente são boas, mas que trazem um alto grau de incerteza sejam implementadas, reduzindo assim o risco de falha.

Realizar a análise 360 da oportunidade de negócio não é garantia de que a ideia melhor avaliada será um sucesso, mas é um indicador de que as chances dela em relação às demais é maior, o que em um cenário de recursos escassos é uma informação valiosa.

Como a ISO 9001 se relaciona com a análise 360 da oportunidade?

A ISO 9001 estabelece para a empresa a utilização de diversos padrões de medição do risco de suas ações e também coloca dentro do regime de melhoria contínua todas as atividades da empresa.

Nesse sentido, a análise 360 da oportunidade do negócio será diretamente absorvida pelos padrões de avaliação de atividades da ISO 9001, que estabelece um controle sobre este processo.

A análise 360 da oportunidade não é obrigatória para empresas que são certificadas pela ISO 9001, até pelo fato de que ela foi criada muito depois da elaboração da norma, contudo, é bem absorvida e bem vinda em um contexto de padronização de atividades cada vez maior.

Consultoria para implementar a análise 360

A análise 360 da oportunidade do negócio traz muitos benefícios diretos e indiretos ao empreendedor ou à empresa que utiliza a ferramenta, sendo o maior deles, a previsibilidade do resultado e o descarte de ideias que tendem a dar errado.

A equipe da Consultoria Online Verde Ghaia está pronta para ajudar todas as empresas no processo de validação de seus planos de ação, projetos e sistemas, utilizando as mais atualizadas ferramentas e certificações disponíveis no mercado.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!