VG Consultoria Online

A matriz SWOT e a excelência no planejamento estratégico da sua empresa

A matriz SWOT e a excelência no planejamento estratégico da sua empresa
5 (100%) 1 voto

O termo matriz SWOT é uma criação da década de 60 atribuída a um professor estadunidense da Universidade de Standford chamado Albert Humphrey. A consolidação da ferramenta, contudo, só se deu, em 1979,com Michael Porter, com a publicação do artigo “As cinco forças competitivas que moldam a estratégia”, na Harvard Business Review, e pelos materiais do grupo BCG – Boston Consulting Group.

“SWOT” refere-se a um acrônimo de cinco palavras em inglês: strengths, que, em português significa forças; weaknesses, que significa fraquezas; opportunities, oportunidades; e, por fim o T, de threats, que significa ameaças. Em português os termo também é conhecido como “FOFA” (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

É uma ferramenta que permite ao empreendedor a percepção do negócio como um todo. Nos quatro “clusters” (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) são colocados os itens descritos pelos gestores da empresa, bem como o processo ou produto que está sendo avaliado. Identificam-se os pontos fracos para a viabilização de soluções e/ou melhorias; e apontam-se os pontos fortes para potencializar as oportunidades.

Diz-se, portanto, que a matriz SWOT é um método que pode auxiliar a empresa no desenvolvimento do planejamento estratégico considerando que proporciona maior assertividade na condução da sua atividade empresarial.

O que significa cada campo da Matriz SWOT?

  • Ambiente Interno – FORÇAS (S)

Definidas por “S”, do inglês strength, as forças são os pontos positivos do ambiente interno da organização. Como por exemplo, uma equipe técnica qualificada, máquinas produtivas, vantagens de localização, etc.

  • Ambiente Interno – FRAQUEZAS (W).

Definidas por “W”, do inglês weaknesses, as fraquezas são os pontos negativos do ambiente interno nos quais a empresa não possui muita vantagem. Como por exemplo, altos custos de aluguel, dificuldades com uma nova tecnologia, veículos apresentando defeitos, etc.

  • Ambiente Externo – OPORTUNIDADES (O)

Definidas por “O”, do inglês opportunities, as oportunidades são os pontos do ambiente externo que podem ser aproveitados pela empresa para gerar vantagens competitivas. Como por exemplo, um novo ponto comercial, um profissional altamente qualificado disponível, a descoberta de um novo mercado pouco explorado, etc.

  • Ambiente Externo – AMEAÇAS (T).

Definidas por “T”, do inglês treats, as ameaças são os pontos do ambiente nos quais a empresa precisa ficar atenta, pois pode perder vantagens e sofrer quedas em sua atividade. Como por exemplo, o surgimento de um novo concorrente, a morte do mercado onde a empresa atua. Como por exemplo, mudanças de tecnologia, mudanças na legislação, desastres ambientais etc.

Análise SWOT e planejamento estratégico

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2016, de cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade.

Isto comprova que não é nada fácil manter uma empresa na ativa. Por isso mesmo é indispensável realizar o planejamento estratégico de todos os passos do processo produtivo.

De forma genérica, o planejamento estratégico procura responder a três perguntas simples: Onde estamos? O que queremos? e Como chegamos lá?

Pra compreender onde estamos, é necessário fazer uma análise da organização (cenário interno) e do contexto (cenário externo). Nessa análise podemos aplicar a Matriz SWOT para definir aquilo de que pode conferir vantagens e desvantagens.

Para ter claro o que queremos, é necessário definir objetivos e metas claras. Por fim, para definir como chegar lá, é necessário definir estratégias e elaboração de um programa de ações.

Para análise do cenário interno, recomenda-se avaliar: dados de relatórios auditoria ISO 9001 e 14001, relatórios de controle de operacional e ações de melhoria; pesquisas de satisfação do cliente e colaboradores; e dinâmicas de grupo (que possibilitem identificar competências e potenciais conflitos); reuniões “brainstorming”.

Para uma análise no cenário externo é necessário fazer pesquisa de mercado, avaliar as estratégias dos concorrentes; pesquisas político-legais, culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas tendências. Para entender os detalhes dessas abordagens acesse o “Modelo de Procedimento de Análise Interna e Externa” produzido pela Consultoria Online Verde Ghaia.

Matriz SWOT no Padrão de Qualidade ISO 9001

Nas empresas com certificação ISO, a matriz SWOT é muito utilizada tanto na Gestão de Qualidade (ISO 9001:20015), quanto na Gestão Ambiental (ISO 14001:2015).

No contexto das normas ISO, a matriz SWOT auxilia dois tópicos importantes do Sistema de Gestão: “Entendendo a organização e seu contexto” e “Ações para abordar ricos de oportunidade”, no item de planejamento.

Portanto, apesar de ser um método antigo, a matriz SWOT é totalmente necessária em todos os sistemas de gestão; em especial os de alto padrão de qualidade, que são submetidos a auditoria ISO 9001 e ISO 14001. Vale destacar, porém, que não basta conhecer os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Com base na análise feita nos elementos colocados na matriz SWOT é importante montar planos de ação e pensar na estratégia do negócio. Para tanto, determine ações e iniciativas práticas definindo prazos e responsáveis específicos pelas metas definidas.

Outro fator importante é tomar medidas que melhorem os pontos fracos e evidenciem os pontos fortes; por meio de treinamento dos colabores, mecanismos de fidelização de clientes; Ampliação da divulgação da empresa; Realização de reparos, quando necessário; Diversificação de produtos, quando for o caso; Modernização dos processos; Adequações legais do Gerenciamento de Resíduos Sólidos etc.

A análise SWOT de uma empresa é o ponto inicial para uma infinidade de melhorias que podem trazer um diferencial antes inimaginável para o seu negócio.

Não é preciso ser um especialista para utilizar a método SWOT no seu sistema de gestão, basta utilizar a ferramenta Matriz SWOT Online da Verde Ghaia.

Esta ferramenta é um sistema automatizado totalmente adequado aos padrões da ISO. Ela traduz todos os itens a serem levantados na forma de perguntas simples. Dessa maneira, o usuário apenas responde ao questionário com os dados da sua empresa e no final a matriz é gerada automaticamente pelo sistema. É muito prático!

Realizar a análise estratégica do negócio seja para começar um empreendimento ou para revisar e avaliar onde a empresa está e aonde ela deseja chega é de suma importância para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a consultoria especializada da Verde Ghaia

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!