Verde Ghaia Consultoria Online

A importância de ser uma empresa sustentável

A importância de ser uma empresa sustentável
5 (100%) 1 voto

A falta de uma metodologia adequada pode inviabilizar o objetivo de uma empresa que pretende se tornar sustentável

Petrolíferas, mineradoras, siderúrgicas e empresas de grande porte em geral, têm se esforçado para alcançar métodos de produção cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, bem como tem tentado dia após dia, passar ao público em geral a imagem de que são empresas ecológicas.

Ainda que essas empresas não vendam seus produtos diretamente para o consumidor final, elas procuram incessantemente reforçar sua identidade sustentável porque valores verdes são considerados como imprescindíveis na construção de grandes marcas.

Esse movimento é relativamente novo e tomou mais força dos anos 90 pra cá, quando a preocupação com as questões ambientais começou a ser maior principalmente nos países desenvolvidos, de onde vem a maior parte das empresas líderes dos diversos mercados.

De lá pra cá, a necessidade de se adotar padrões de sustentabilidade e reforçar uma imagem ecológica atrelada à marca passou a fazer parte da rotina de empresas de todos os setores e tamanhos. De grandes indústrias a pequenos comércios, a preocupação com a sustentabilidade passou a ser generalizada.

O conceito de empresa sustentável

O conceito de sustentabilidade não se limita às questões ambientais, mas abrange também as práticas operacionais e econômicas de cada empresa. Ser sustentável em termos conceituais quer dizer que a empresa tem condições de se sustentar no longo prazo, isso abrangeria a ponto de vista ambiental, econômico, operacional e mercadológico.

Uma empresa que garante a sustentabilidade ambiental, mas que dá prejuízo aos proprietários certamente desaparecerá com o passar dos anos. Já um conjunto de empresas que possuem viabilidade financeira e operacional, mas que não devolvem ao meio ambiente os recursos utilizados em sua produção também tenderão à escassez futura de recursos e terão sua existência inviabilizada.

Todos o fatores que tangem a existência de uma organização devem ser constantemente monitorados e aprimorados, porque são eles que garantirão que a empresa continue viva com o passar dos anos. Porém neste artigo, bem como no senso comum em geral, a sustentabilidade será tratada mais pelo ponto de vista ambiental.

Importância de ser uma empresa sustentável: Ganhos para a imagem da empresa

Neste ano de 2018 completará três anos do desastre ambiental causado pelo rompimento de uma barragem de rejeitos de uma mineradora no município de Mariana-MG.

O fato foi amplamente noticiado, ao que tudo indica o desastre foi causado por falta de cuidado da organização como um todo com questões que tangem sua sustentabilidade ambiental.

Ocorre que o descuido acabou gerando profundas consequências mercadológicas e financeiras. A empresa está paralisada desde então e seus balanços, trimestre a trimestre demonstram apenas prejuízos financeiros.

É provável também que a imagem da empresa nunca seja recuperada e que sua marca esteja pra sempre associada ao desastre ambiental na visão da sociedade.

Uma empresa com um bom planejamento ambiental e com ações efetivas neste sentido, certamente formará para si uma imagem respeitável diante da sociedade e do mercado, fortalecendo assim sua posição enquanto organização e inclusive viabilizando novos negócios.

Uma vez que é clara hoje a preferência do consumo, tanto das pessoas físicas quanto jurídicas, de produtos e serviços fornecidos por empresas ambientalmente sustentáveis.

Importância de ser uma empresa sustentável: Ganhos operacionais e financeiros

Como ressaltado no parágrafo anterior, uma operação sustentável possui maior respeito da sociedade e do mercado, permitindo assim um maior volume de negócios, o que na prática melhora o resultado financeiro da empresa.

Contudo, ganhos operacionais também podem ser observados dentro da empresa, com a racionalização de processos para torná-los sustentáveis. Um exemplo disso são os lava-jatos que passaram a utilizar água de reuso e captação da chuva em seus reservatórios, o que lhes permite fazer uma grande economia no principal insumo usado na prestação de seus serviços.

Há muitos outros casos como melhor gestão do consumo energético e utilização de energia de fontes renováveis, como a solar por exemplo.

Qual a melhor maneira de implementar uma gestão sustentável?

Para a implementação de uma gestão sustentável as empresas podem adotar ações internas promovidas pela administração, ou podem implementar um sistema de gestão ambiental sistemático, com as diretrizes alinhadas aos mais recentes padrões internacionais.

O sistema de gestão ambiental (SGA) mais famoso do mundo é o da ISO 14001. Este sistema é implementado através de padrões e metodologias publicadas pela organização ISO e adaptadas ao contexto brasileiro pela ABNT.

Um sistema de gestão baseado na ISO 14001 é verificado através do processo conhecido como certificação. Um organismo certificador independente executa uma auditoria na empresa e verifica se os procedimentos da ISO 14001 foram completa e corretamente implementados.

Em caso positivo a empresa recebe o selo da certificação ISO 14001, que está atualmente na versão 2015, ano de sua última publicação.

Como funciona a consultoria online para a ISO 14001?

A Consultoria Online da Verde Ghaia para a implementação da ISO 14001 ocorre em etapas online e outras presenciais.

Inicialmente é feito um diagnóstico na empresa para entender seu contexto e verificar seus padrões ambientais. Posteriormente são implementados todos os procedimentos da norma com monitoramento em tempo real pelos consultores através da plataforma online. Todas as falhas são identificadas e tratadas através das evidências coletadas pelo próprio sistema.

Posteriormente é executada uma auditoria interna, que é uma simulação da visita do organismo certificador. Assim é garantido que a empresa estará em conformidade ao padrões exigidos pela norma no dia da auditoria externa.

Qual o maior desafio para uma empresa se tornar sustentável?

O maior desafio para se tornar sustentável é sem dúvida a implementação de padrões corretos, que garantirão uma sustentabilidade sistemática e não apenas de algum ou outro processo dentro da organização.

A falta de uma metodologia adequada para a implementação de um modelo de gestão sustentável é a principal dificuldade das empresas neste quesito, pois todos os processos precisam conversar entre si.

Neste caso, a ISO 14001 é a solução mais inteligente a ser adotada, pois ela já possui todos os padrões prontos e direcionará a empresa a um caminho já trilhado por milhões de organizações de sucesso do ponto de vista da sustentabilidade.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!