Muitas empresas se interessam sobre como se aplicar a ISO 9001 na construção civil. Elas serão de grande valia para compreender como o sistema de gestão da qualidade deverá funcionar nas empresas deste setor.
Nos últimos anos, cresceu exponencialmente o número de empresas da construção civil que implementaram a ISO 9001 em suas operações. Isso significa que tais empresas mapearam seus processos e implementaram indicadores chaves, que permitiram incríveis ganhos de produtividade.
A construção civil é um dos maiores motores de qualquer economia, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles que ainda estão em desenvolvimento ela movimenta trilhões de dólares todos os anos e gera milhões de empregos. Acompanhe!
1. Utilize indicadores em todos os processos importantes
A primeira dica para se aplicar a ISO 9001 em empresas da construção civil é a utilização de indicadores nos processos. Como veremos mais adiante, tudo na ISO 9001 é baseado em processos, nunca ou quase nunca se baseia ações em pessoas, produtos ou lugares. Aqui o processo é a palavra-chave.
Para medir os processos, nada melhor que a utilização de indicadores; ou seja números que traduzam os resultados da obra, produtividade de cada trabalhador, tempo gasto em cada atividade, quantidade de materiais usados, enfim, de tudo o que é importante e digno de ser medido e monitorado.
Esta é uma das primeiras ações que a equipe responsável por implementar a ISO 9001 deverá executar.
2. Determine os papéis e responsabilidades dos integrantes do projeto
A ISO 9001 em sua última versão, a 2015 é bem enfática ao determinar a responsabilidade da alta gestão sobre as práticas organizacionais, uma vez que os criadores da norma entenderam que as atividades da empresa devem necessariamente estar relacionadas à sua estratégia de gestão.
Nesse sentido, para aplicar a ISO 9001 em empresas da construção civil, é necessário designar os responsáveis por cada processo, desde a alta direção até os líderes e gerentes em cada obra.
Estes responsáveis deverão se responsabilizar pela aplicação da política e pelo alcance das metas estabelecidas para cada indicador.
3. Estabeleça a política de qualidade geral e de cada projeto
A política é uma das questões chaves da ISO 9001, ela traduzirá a estratégia de negócios de cada empresa em ações práticas para a sua operação. Vejamos como exemplo uma construtora que trabalha com imóveis de alto padrão, logicamente os materiais adquiridos e nível de acabamento exigido dos profissionais deverá ser alto, correspondendo à estratégia de negócios adotada pela alta gestão.
Contudo, caso a mesma organização decida entrar no mercado de imóveis destinados faixa de baixa renda, toda a estratégia deverá ser remodelada, desde a compra dos materiais até o nível de acabamento e finalização da obra exigido dos pedreiros.
O estabelecimento da política e da estratégia da empresa será fundamental para os desdobramentos de cada processo e para o cumprimento das metas fundamentais da obra, todas medidas através dos indicadores
4. Desenhe os processos
Se houvesse uma palavra para definir o sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001, ela seria “processo”, tudo na norma se baseia em processos, desde a determinação de pessoas responsáveis até a medição dos resultados, tudo será dado em função deste fator organizacional.
O desenho dos processos deverá considerar o fluxo de ocorrência das ações de cada um deles. Assim o processo “compras” deverá se iniciar com a identificação da necessidade de comprar um material ou serviço, passando por todas as etapas de verificação, cotação, segurança etc. até chegar na emissão da ordem de compra, recebimento do produto e comunicação ao setor financeiro sobre o pagamento a ser efetuado.
O processo deverá conter as etapas que não podem deixar de acontecer sob hipótese alguma, para que os resultados desejados sejam atingidos. É preciso lembrar que os indicadores medem o resultado dos processos e auxiliam no reconhecimento das falhas e localização dos pontos de melhoria a serem adotadas.
5. Faça auditorias internas periódicas
Uma ação a ser realizada periodicamente por empresas da construção civil que possuem a ISO 9001 é a execução de auditorias internas do sistema de gestão. Estas auditorias consistem em uma espécie de investigação a respeito da aplicação dos padrões implementados pela norma em cada um dos processos.
O auditor deverá percorrer a empresa, avaliando cada processo e verificando se as ações estabelecidas para cada um deles estão sendo cumpridas conforme o planejado. Caso não estejam, deverá ser aberta uma não-conformidade para que a imperfeição seja tratada e o referido processo ocorra de maneira regular.
A auditoria serve para que o sistema de gestão ande sempre nos trilhos do planejamento e para que haja a mínima variação possível nos resultados objetivados.
Os empreendimentos da construção civil em geral podem ser beneficiados com tal nível de sistematização, uma vez que a maior parte dos seus processos é bastante regular e não tem a forma de execução alterada a cada nova obra.
6. Meça os níveis de adequação aos requisitos do cliente
A ISO entende por cliente todo aquele que recebe o resultado de um processo. Assim, em uma empresa de construção civil por exemplo, o pedreiro responsável pelo acabamento seria cliente daquele que é responsável pela alvenaria, que é cliente daquele que é responsável pela fundação e assim sucessivamente.
Para que um processo ocorra bem, os requisitos do cliente devem ser atendidos, ora, caso o pedreiro de acabamento precise corrigir o trabalho do pedreiro de alvenaria antes de começar a sua atividade, certamente a entrega do processo de alvenaria não está boa e precisa ser corrigida.
Desse modo, o desenho de cada processo deverá seguir as especificações desejadas pelo cliente.
A ISO 9001 já é largamente utilizada pela indústria da construção civil, sua facilidade de implementação e execução é um diferencial para a utilização nos sistemas de gestão deste tipo de empresa.
Para uma implementação segura, eficiente e acessível a empresa pode utilizar os serviços de uma consultoria em tempo real para verificação da conformidade de cada procedimento.
Um bom modelo é o da Verde Ghaia Consultoria Online, que possui consultores acessíveis via plataforma e que interagem com o cliente de forma personalizada, desde o dia da inauguração do projeto até sua entrega.
0 Comentários