Verde Ghaia Consultoria Online

8 dicas para implementar seu sistema de gestão integrado

8 dicas para implementar seu sistema de gestão integrado
5 (100%) 2 votos

Sistema de Gestão Integrado

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é uma estratégia que dá uma destinação adequada ao orçamento das organizações porque reduz custos. Além disso, atende as exigências impostas pelo mercado, no que tange aos requisitos de qualidade, preocupação ambiental e segurança do trabalhador.

No entanto, muitas organizações ainda não se dão conta da relevância do SGI ou não sabem como implantá-lo. Existem particularidades e diretrizes a serem seguidas no estabelecimento do SGI para que, com isso, venha a certificação empresarial.

A seguir, você acompanha oito dicas sobre como implementar um sistema de gestão, evitando perdas para o seu negócio. Você verá a importância de adotar essa estratégia e como as organizações certificadas pelo seu SGI ampliam suas oportunidades. Confira!

Dica 1: Entenda o conceito de SGI

Sistema de Gestão Integrado

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) pode ser definido como uma combinação de processos, métodos e técnicas utilizadas em uma empresa. Por meio dessa articulação é possível às organizações implantar suas políticas de gestão, obtendo mais vantagens.

. Ao ter uma política de gestão integrada, a empresa melhora seu desempenho, evita desperdícios e se destaca em relação à concorrência. Além disso, o SGI atende às exigências do mercado, que cobra cada vez mais das organizações a implantação de rotinas de trabalho sustentáveis. Isso quer dizer que as empresas devem focar não só nos lucros, mas se preocupar também com o planeta e as pessoas.

O SGI é uma estratégia que atende a essas exigências. Baseia-se em uma política de gestão comprometida com a qualidade, as questões ambientais e a segurança do trabalhador.

Dica 2: Conheça demandas contempladas pelo SGI

Sistema de Gestão Integrado

É mais assertivo adotar um sistema integrado ao invés de gerenciar em separado as questões empresariais. O SGI é uma estratégia que aperfeiçoa os processos internos, evitando a sobreposição de procedimentos na rotina organizacional.

Uma organização não precisa de três sistemas independentes para gerenciar a qualidade, o meio ambiente e a segurança do trabalhador. O SGI contempla as normas IS0 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Sendo assim, por meio de uma gestão unificada é possível satisfazer clientes, oferecendo produtos ou serviços de qualidade. Também é uma estratégia que engloba os procedimentos para diminuir impactos ambientais e riscos que comprometem a segurança do trabalhador.

 Dica 3: Evite perdas adotando o SGI

A organização que não possui um Sistema de Gestão Integrado trabalha de forma improvisada, não podendo antecipar os problemas e evitá-los. Isso diminui a produtividade e gera prejuízos para organização.

Adotar políticas de gestão diferentes para cada setor e muitas vezes incompatíveis entre os departamentos pode trazer consequências para a organização. Este estudo aponta as seguintes desvantagens de não adotar o SGI :

  • aumento de custos;
  • aumento da probabilidade de falhas e enganos;
  • esforços duplicados;
  • criação de uma burocracia desnecessária;
  • impacto negativo junto os trabalhadores e clientes.

Dica 4: Aposte no SGI e aperfeiçoe o negócio

Sistema de Gestão Integrado

Quando se adota o SGI, há uma consciência dos valores que são importantes para a empresa. Existe uma preocupação em monitorar, medir e aperfeiçoar as rotinas da organização.

De acordo com este estudo do engenheiro Erik Chaib (2005), há diversas vantagens na implementação do SGI, entre elas:

  • diferencial competitivo;
  • fortalecimento da imagem no mercado e nas comunidades;
  • prática da excelência gerencial por padrões internacionais de gestão;
  • atendimento às demandas do mercado e da sociedade em geral;
  • melhoria organizacional em geral e do clima da organização;
  • atuação proativa, evitando-se danos ambientais e acidentes no trabalho;

Dica 5: Veja as etapas de implantação do SGI

É importante seguir algumas diretrizes na implementação do SGI de uma empresa. De acordo com Cerqueira (2007), há quatro fases a serem realizadas:

  • planejamento: definição do caminho que será seguido até a efetiva implementação do sistema;
  • preparação: elaboração da política do SGI, que deve ser divulgada, entendida e cumprida por todos os níveis da organização;
  • implantação: atividades de disseminação da documentação desenvolvida na etapa anterior; entendimento das responsabilidades de cada um; mudança efetiva da forma de trabalhar;
  • detalhamento e implementação: definição da forma mais adequada para a conscientização dos colaboradores; realização de auditorias internas para verificar a adequação do sistema.

Dica 6: Contrate uma auditoria para o SGI

Sistema de Gestão Integrado

Depois de implementado o SGI, a empresa pode almejar a certificação. Trata-se da obtenção do selo que comprova que a organização atua com base nos padrões internacionais de qualidade na gestão.

Para ser bem sucedida na visita do organismo certificador, a organização pode contar com uma consultoria que avaliará o SGI. Os profissionais da Verde Ghaia estão preparados para essa auditoria e todo o trabalho pode ser feito online. Os consultores atendem a empresa em tempo real, validando o funcionamento do Sistema de Gestão, com menor custo e prazo.

Dica 7: Implante o SGI e garanta certificação única

Outra grande vantagem de implantar o SGI é que a empresa pode obter uma única certificação. A adoção da política de gestão integrada evita investimento para a certificação nos selos da ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

Dica 8: Invista no SGI e ganhe credibilidade

Em um cenário de grande competitividade, a implementação do SGI é uma estratégia que confere credibilidade à empresa. É uma maneira de a organização afirmar, perante a clientes, órgãos fiscalizadores e comunidade, que não se preocupa somente com os lucros. Está atenta e adota procedimentos que preservam o meio ambiente e o bem-estar das pessoas.

Como se pode notar, é essencial entender como implementar um Sistema de Gestão Integrado. Seguindo as etapas acima é possível trabalhar de forma sistêmica, obtendo vantagens para seu negócio. O SGI aumenta a reputação de uma empresa e comprova que ela atende as exigências impostas pelo mercado. Trata-se de uma organização que  trabalha focada em qualidade, preocupação ambiental e segurança do trabalhador.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: 15 perguntas e respostas sobre Sistema de Auditoria de Gestão.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!