Verde Ghaia Consultoria Online

6 Razões para se preocupar com indicadores de desempenho ambiental

6 Razões para se preocupar com indicadores de desempenho ambiental
Avalie esse post

indicadores de desempenho ambiental

A ISO 14001 quanto os indicadores de desempenho ambiental são extremamente relevantes para comprovar a responsabilidade ambiental da organização. É comum observarmos embalagens de produtos informando que aquela marca é ambientalmente responsável, também podemos ver este tipo de mensagem com muita facilidade em comerciais e campanhas publicitárias diversas.

Vamos expor neste artigo, 7 razões pelas quais a sua empresa deve se preocupar com os indicadores de desempenho ambiental. Também falaremos sobre a melhor forma de definir os indicadores relevantes para sua organização.

1 – O monitoramento ambiental bem feito evita despesas não previstas

indicadores de desempenho ambiental

Imagine que uma indústria produza efluentes como resíduos de sua operação, ela deve garantir que o material seja devolvido à natureza com um determinado pH, logo, este é um indicador relevante.

Se ela ignorar o monitoramento deste índice e enviar o resíduo à empresa de tratamento de qualquer maneira, pode ser que os custos para a descontaminação sejam significativamente maiores.

A primeira razão para se preocupar com os indicadores de desempenho ambiental é a questão das despesas não previstas. Elas existem e são muitas, desde a necessidade de neutralização de carbono para as grandes indústrias até as multas ambientais para pequenas empresas que descartam material de maneira inadequada ou precisam arcar com altos custos de tratamento por produção excessiva de resíduos.

2 – Indicadores de desempenho ambiental X certificação ISO 14001

indicadores de desempenho ambiental

Quem já é certificado pela ISO 14001, sabe que os indicadores de desempenho ambiental são pré-requisitos para a obtenção do selo. No caso, a norma não abordará diretamente quais itens serão monitorados, contudo, dará o direcionamento para que a empresa os eleja e crie mecanismos de avaliação constante dos fatores críticos.

Toda empresa possui algum nível de relacionamento com o meio ambiente, isso vai desde o uso de recursos hídricos e queima de combustíveis fósseis, até a utilização de aparelhos eletrônicos e de ar condicionado dentro dos escritórios.

Por isso, cada organização possui suas próprias metas ambientais, e para alcança-las, estabelece indicadores de desempenho. A ISO 14001 auxilia na eleição dos fatores críticos e no estabelecimento dos controles necessários.

3 – É possível executar sua política ambiental sem indicadores?

indicadores de desempenho ambiental

Toda empresa certificada na ISO 14001 possui uma política ambiental. Não só as certificadas, mas também muitas outras organizações elaboram sua política, documento que planifica o entendimento da alta direção sobre como a empresa deve se relacionar com o meio ambiente e o informa a todos os integrantes da companhia.

A política ambiental é a base para o estabelecimento dos indicadores de desempenho. Imagine que a empresa determine em sua política, que ela deverá prezar pela baixa emissão de gases de feito estufa.

Logo, um dos indicadores de desempenho ambiental deve ser a quantidade de gases emitida pelo maquinário da empresa, de forma que sejam estabelecidas metas de redução e de melhoria contínua do resultado apresentado.

A política não pode ser executada sem a sua transformação em metas e estas metas por sua vez, em indicadores. Só assim intenções se transformam em resultados reais. Não é muito simples transformar todas as intenções da política em metas reais e palpáveis, por isso é bom poder contar com uma consultoria especializada em normatizações e certificações ISO 14001, como a Verde Ghaia Consultoria Online, assim todo o processo ocorre sem retrabalho.

4 – Indicadores de desempenho ambiental para evitar sanções

Não é incomum encontrar pequenos e médios empresários que afirmam já terem sido autuados por algum órgão de fiscalização ambiental, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

Isso ocorre por duas razões, a primeira é que a legislação ambiental é realmente complexa e de interpretações diversas, a segunda é a falta de um sistema ambiental que de fato avalie todas variáveis e dê soluções práticas para a organização.

Para resolver o problema da complexidade da lei, o jeito é contar com o auxílio de uma consultoria especializada que possa traduzir para o contexto da empresa, todas as leis que lhe são aplicáveis.

Já para resolver a questão do sistema de gestão ambiental, a melhor solução é a implementação da ISO 14001 e o uso de indicadores de desempenho ambiental, assim a empresa monitora o problema e o resolve, antes que a fiscalização aplique alguma sanção.

5 – Metas ambientais X indicadores de desempenho ambiental 

indicadores de desempenho ambiental

Como já dissemos nos tópicos anteriores, sem o estabelecimento de metas ambientais, a política de meio ambiente não pode ser cumprida e tais metas, dependem diretamente dos indicadores de desempenho.

A ISO 14001 entende que a gestão ambiental deve fazer parte do planejamento estratégico da companhia, neste caso, o gestor de meio ambiente, assim como o financeiro, o de operações, o comercial e etc. deve prestar contas do alcance das metas estabelecidas para sua administração.

Assim, os indicadores de desempenho serão a ferramenta de medição do sucesso do trabalho deste gestor.

6 – Indicadores de desempenho ambiental X resultado econômico

Como afirmamos no primeiro tópico, o uso de indicadores de desempenho ambiental evita a ocorrência de despesas imprevistas, melhorando de forma direta o resultado econômico da empresa, seja com gastos não planejados ou com o pagamento de multas e outras sanções.

Contudo, é possível ir além e afirmar que o uso de indicadores de desempenho ambiental pode trazer economia operacional para a organização. Vamos tomar como exemplo o indicador de uso de recursos hídricos, quanto menos água a empresa utilizar, melhor seu resultado, assim, além de obter um saldo ambiental positivo, haverá a economia financeira com menores pagamentos pelo recurso.

Diversos outros indicadores podem ser avaliados, como do uso de combustíveis, energia elétrica e etc. melhorando o resultado ambiental e financeiro da organização.

O uso de indicadores de desempenho ambiental, além de serem requisitos para a obtenção da ISO 14001, possibilitam que a empresa cumpra de fato sua política e que a responsabilidade ambiental não fique apenas no discurso das campanhas publicitárias e rótulos das mercadorias.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!