Verde Ghaia Consultoria Online

4 excelentes dicas para reduzir gastos na sua empresa

4 excelentes dicas para reduzir gastos na sua empresa
5 (100%) 2 votos

Sim! Você pode melhorar ainda mais as contas do seu negócio reduzindo gastos e investindo recursos em novas oportunidades de crescimento da empresa. Para saber como, fique conectado no artigo do nosso blog!

reduzir reduzir gastos na sua empresa

Uma das regras básicas para o crescimento sustentável é reduzir reduzir gastos na sua empresa e aumentar investimentos, portanto se você deseja que seu empreendimento aspire novos patamares, é necessário ajustar os custos.

Colocar a “casa” em ordem não é nada fácil e a situação se complica ainda mais quando se trata de empresas familiares. Isso porque muitas questões deixam de ser tratadas apenas no âmbito profissional para serem vistas sob o aspecto pessoal.

Para este artigo, fizemos uma seleção de algumas dicas simples que são fundamentais para otimizar os processos e ajudar no bom funcionamento.

Não pense que por se tratar de um pequeno negócio, você pode conduzir de qualquer forma, as orientações são úteis desde uma grande corporação até uma microempresa.

1 – Mapeie os processos do seu negócio

Na correria do dia a dia muitas tarefas vão sendo desenvolvidas sem uma análise importante do funcionamento como um todo. Portanto, é comum achar que se conhece o próprio negócio, mas muitas ações podem e, na verdade, passam despercebidos aos olhos da gerência.

Portanto Mapeie cada uma das etapas desde o início até a etapa final de produção ou dos serviços oferecidos. Verifique se há processos que podem ser aperfeiçoados ou até retirados do mapa de funcionamento da sua empresa.

Analise também o tempo e os recursos que são dispendidos e verifique se é possível otimizá-los. Um importante auxílio que você pode obter é a certificação na ISO 9001.

A norma focada no sistema de gestão é referência mundial na melhoria e otimização dos processos.

2 – Evite desperdícios

reduzir reduzir gastos na sua empresa

Água, luz, internet e telefone utilizados de forma inapropriada podem onerar e muito os gastos da empresa. Sabemos que estes quatro itens são fundamentais para qualquer organização, mas é possível utilizá-los com consciência e para a finalidade que de fato foram contratados.

Quanto à internet e telefone uma boa dica é listar as principais necessidades referente a estes dois serviços. Visto isso, você pode adquirir os planos que mais se adequam ao uso real que terá, sem gastos extras.

Um exemplo de economia feita com ligações telefônicas é o caso de algumas prefeituras mineiras. Foram excluídos as ligações para celulares de forma aberta a todos os colaboradores públicos, restringindo a pequenas cotas mensais de uso. Portanto, em apenas casos extremamente urgentes era liberado o uso do aparelho permitido para ligações celulares. Caso a cota mensal fosse esgotada, o plano só seria liberado no próximo mês. Dessa forma houve uma economia de milhões de reais.

Em relação a água e luz uma importante orientação é evitar desperdícios com uso da luz artificial em horários de iluminação natural e utilização indiscriminada de água para tarefas desnecessárias, como lavar as áreas externas da empresa com água, ao invés da limpeza a seco.  

Material informativo e palestras sobre o tema facilitam muito a conscientização e economia dos colaboradores quanto aos recursos naturais.

3 – Terceirize quando necessário!

reduzir reduzir gastos na sua empresa

Uma importante prática que tem crescido no mercado é o outsourcing de impressão. O serviço se refere a terceirização de serviços estratégicos da empresa. Portanto, uma área que muitas organizações não dão atenção como cópias e impressões, pode gerar gastos elevados no final do mês. Esse fator tem sido observado por empresários que querem reduzir gastos e também economizar tempo.

O outsourcing de impressão de empresas como a Copygreen pode reduzir em até 80% gastos com impressão, além de melhora a rapidez e qualidade nos processos como um todo. O outsorcing de impressão contempla não apenas o aluguel das impressoras, como também, da reposição de tinta, troca de peças e manutenção dos aparelho, portanto toda o setor fica a cargo da empresa de outsourcing.

Neste sentido, a terceirização é uma “mão na roda” não apenas do setor de impressão, como em outras áreas onde o custo do profissional qualificado pode ser muito caro, como no setor de marketing.

4 – Contratação e demissão de funcionários

reduzir reduzir gastos na sua empresa

Os funcionários são o coração da empresa, mas também podem ser a ruína, se tudo não for bem planejado e organizado. É importante ter consciência que tanto a contratação quanto demissão de um colaborador envolve diversos gastos no processo.

Neste viés, avalie bem se a contratação de um novo colaborador é realmente essencial para o funcionamento da empresa. Veja também seu quadro atual de funcionários. Todos eles são, de fato, relevantes para a organização? Como dissemos no início deste texto, cortar gastos não é fácil, e em empresas familiares pode ser um pouco mais delicado, principalmente se o caso for de demissão.

Outro importante item a ser pensando é por quanto tempo o novo serviço será útil e por quantas horas diárias será desenvolvido. Em muitas situações, vale mais a pena terceirizar a equipe a ter o gasto elevado de uma contratação.

Um erro que muitos empresários cometem é cortar gastos apenas quando a empresa está em crise ou prestes a entrar em uma situação financeira delicada. Não espere situações drásticas para otimizar o seu negócio.

Reduzir gastos não influencia apenas o bom andamento da empresa, como o crescimento e a longevidade dela. Uma vez que os valores reduzidos podem ser realocados em oportunidades de investimento.

Portanto, se você pensa no futuro, reduza e invista!

 

.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!