Verde Ghaia Consultoria Online

15 perguntas e respostas imperdíveis sobre a OHSAS 18001

15 perguntas e respostas imperdíveis sobre a OHSAS 18001
5 (100%) 3 votos

A OHSAS 18001 é uma ferramenta excelente para fornecer orientações a respeito dos procedimentos de saúde e segurança do trabalho pelos quais a organização precisa implantar para operar legalmente e proporcionar um ambiente seguro aos colaboradores.

A sigla OHSAS refere-se a um termo em inglês: Occupational Health and Safety Assessment Series, que traduzido significa Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional.

Essa ferramenta pode ser integrada aos outros sistemas de gerenciamento, como a gestão ambiental, gestão de qualidade, entre outros, mas sua funcionalidade é independente das outras normas da ISO.

Para você ficar por dentro dos itens mais relevantes da norma, abaixo traremos as respostas para as principais perguntas feitas sobre a OHSAS 18001.

1 – A OHSAS 18001 já sofreu alguma mudança?

Em 2000 foi publicada a OHSAS 18002:2000.

Em 2001 a OIT publicou oficialmente a norma ILO-OSH- 2001.

Em 2007 foi publicada a atualização da OHSAS 18001:2007

Em 2016 foi publicada a versão final pela DIS – Draft International Standart FDIS, e o período de transição de três anos a partir dessa publicação será publicada a versão mais nova da norma ISO 45001.

2 – Qual é o passo a passo de implementação da OHSAS 18001?

1 – Estabelecer uma política de higiene, segurança e saúde no trabalho;

2 – Detectar perigos para a saúde e a segurança dos trabalhadores e planejar a identificação, avaliação e o controle dos riscos existentes no trabalho, quer físicos, químicos, biológicos ou organizacionais;

3 – Estabelecer controle operacional para as atividades de risco;

4 – Cumprir a legislação vigente referente ao assunto em questão;

5 – Documentar os processos, definir os registros necessários e mantê-los;

6 – Avaliar a verificar permanentemente o sistema através de auditorias internas;

7 – Divulgar a política a todos os trabalhadores e demais partes interessadas da organização;

8 – Revisar a política de gestão, mantendo-a apropriada à organização e promovendo a melhoria contínua da mesma, com o envolvimento dos trabalhadores e da direção da empresa

3 – Quais os principais objetivos do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional?

  • Atendimento à legislação referente à saúde e segurança do trabalhador;
  • Identificação dos riscos e perigos das atividades da organização, de forma a atuar com prevenção na saúde e segurança do trabalhador;
  • Conscientização de todos os colaboradores em prol da sua saúde e segurança na realização das suas atividades.

4 – Como foi desenvolvida a norma?

A norma foi desenvolvida em conjunto com organismos internacionais de normalização (Irlanda, Austrália, África do Sul, Inglaterra) e algumas empresas certificadoras ( SGS, BSI, BVQI, DNV).

5 – Como é o funcionamento da OHSAS 18001?

A certificação na OHSAS 18001 tem como base a antecipação dos riscos que as atividades da sua empresa podem trazer à saúde e segurança dos trabalhadores.

6 – Qual a relação entre a OHSAS e os outros sistemas de gestão?

O modelo preconizado nas OHSAS é passível de implementação em todo o tipo de empresas e a sua estrutura, linguagem e requisitos são similares aos referenciais das ISO 9001 e ISO 14001, como por exemplo o modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act).

Sendo assim os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho são facilmente integrados com outros Sistemas de Gestão, como da Qualidade ou do Ambiente.

7 – Por que uma empresa precisa implantar a OHSAS 18001?

Empresas de todos os tipos precisam se mostrar seguras e confiáveis ao mercado tanto para obter investimento quanto para relações comerciais com outras organizações. Nesse sentido é essencial apresentar um desempenho consistente em termos de Segurança e Saúde no Trabalho. Para tanto, precisam gerenciar riscos e expandir os efeitos benéficos de suas atividades, produtos e serviços.

Com a constante cobrança das entidades públicas, da sociedade e ainda das leis, vem se atribuindo importância crescente, apontando para a necessidade de um compromisso claro com o tema trabalhista.

8 – Quais os benefícios da OHSAS 18001?

– Minimização significativa de acidentes, perigos e parada de trabalho, através da sistematização de todas as atividades;

– Evitar riscos de passivos trabalhistas e ações judiciais, pois terá conhecimento e atualização das leis trabalhistas;

– Valorização da imagem da empresa, pelo comprometimento com a saúde e segurança do trabalhador;

– Satisfação do colaborador durante a jornada de trabalho;

9 – Qual é o impacto da OHSAS 18001 nos negócios?

A legislação está cada dia mais exigente no que diz respeito à segurança do trabalho. Implantando a OHSAS 18001, além de atender às leis referentes a sua empresa, você estará implantando um processo voltado para a melhoria contínua do sistema, que trará uma série de ganhos para a sua organização.

10 – Quais são os requisitos da norma OHSAS 18001?

O documento contém cinco seções principais:

  1. Política de segurança e saúde ocupacional.
  2. Planejamento
  3. Implementação e operação
  4. Verificação e ação corretiva
  5. Análise crítica pela direção.

A norma OHSAS 18001 foi estruturada para ser compatível com as séries ISO 9001:2000 e ISO 14001.

Há uma série de requisitos que são comuns a todas as normas:

– Política

– Comprometimento da direção

– Treinamento

– Comunicação

– Objetivos e programas

– Organização

– Controle de documentos e registros

– Controle de não conformidades

– Ação Corretiva e Preventiva

– Análise crítica pela direção

– Auditorias internas

– Medição e monitoramento

Há requisitos específicos da Norma:

– Identificação de perigos

– Análise e controle de riscos

– Controles operacionais

– Preparo para emergências

– Investigação de acidente e incidente

11 – A OHSAS 18001 irá mudar?

A ISO realizou em 1996 um seminário internacional sobre o assunto. A conclusão foi que não seria elaborada uma norma naquele momento. A questão de segurança no trabalho envolve um grande número de leis próprias de cada país.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) já tem uma série de regulamentações. A ISO recomendou que os órgãos de normalização dos países elaborem normas nacionais sobre o assunto. Já existem normas na Austrália, Dinamarca e Espanha.

No Brasil a norma ISO que substituirá a OHSAS é a ISO 45001.

12 – Como escolher uma entidade certificadora?

Recomendamos consultar uma entidade credenciada pelo Inmetro. Nossa equipe dará todo apoio para escolher uma entidade que se adeque melhor ao seu perfil.

13 – Qual a relação entre a OHSAS e a legislação?

Um dos requisitos fundamentais da especificação OHSAS 18001 é o cumprimento da legislação, que aliás deve ser um compromisso da gestão. Para isso, as auditorias de concessão da certificação ao nível de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST) têm uma fase especificamente para verificar o cumprimento da legislação aplicáveis em matéria da SST.

Por estas razões, se aponta como uma das vantagens da implementação de um SGSST a evidência do compromisso do cumprimento da legislação.
No entanto, os SGSST são mais abrangentes do que o cumprimento da legislação, promovendo a implementação de um modelo pró-ativo de gestão da segurança e saúde no trabalho e incentivando a empresa à melhoria contínua do seu sistema.

14 – Um SGSST é passível de ser certificado?

A implementação de um SGSST de acordo com os requisitos da OHSAS 18001 permite que a empresa possa vir a ter o seu sistema reconhecido por uma entidade exterior à semelhança do que acontece com outros sistemas de gestão, como são exemplo a ISO 9001 ou a ISO 14001.

15 – Como implementar a OHSAS e ter a empresa atualizada em relação as questões trabalhistas?

A Consultoria Online em Saúde e Segurança no Trabalho da Verde Ghaia oferece todo o apoio técnico para as empresas que buscam a certificação nas normas internacionais, como a OHSAS 18001, e também quer estar em dia com a legislação trabalhista.

Fale com um dos nossos consultores e veja como melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores e consequentemente investindo também na visibilidade da sua empresa.

Para empresas que precisam de auxílio em gerenciamento de resíduos

A Verde Ghaia é uma empresa especializada em consultoria também na área de resíduos sólidos. Através da plataforma VG Resíduos é apresentado para sua empresa uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Entre em contanto e veja os benefícios de uma consultoria para o gerenciamento de resíduos e também gestão da qualidade.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!