A OHSAS 18001 é uma ferramenta excelente para fornecer orientações a respeito dos procedimentos de saúde e segurança do trabalho pelos quais a organização precisa implantar para operar legalmente e proporcionar um ambiente seguro aos colaboradores.
A sigla OHSAS refere-se a um termo em inglês: Occupational Health and Safety Assessment Series, que traduzido significa Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional.
Essa ferramenta pode ser integrada aos outros sistemas de gerenciamento, como a gestão ambiental, gestão de qualidade, entre outros, mas sua funcionalidade é independente das outras normas da ISO.
Para você ficar por dentro dos itens mais relevantes da norma, abaixo traremos as respostas para as principais perguntas feitas sobre a OHSAS 18001.
1 – A OHSAS 18001 já sofreu alguma mudança?
Em 2000 foi publicada a OHSAS 18002:2000.
Em 2001 a OIT publicou oficialmente a norma ILO-OSH- 2001.
Em 2007 foi publicada a atualização da OHSAS 18001:2007
Em 2016 foi publicada a versão final pela DIS – Draft International Standart FDIS, e o período de transição de três anos a partir dessa publicação será publicada a versão mais nova da norma ISO 45001.
2 – Qual é o passo a passo de implementação da OHSAS 18001?
1 – Estabelecer uma política de higiene, segurança e saúde no trabalho;
2 – Detectar perigos para a saúde e a segurança dos trabalhadores e planejar a identificação, avaliação e o controle dos riscos existentes no trabalho, quer físicos, químicos, biológicos ou organizacionais;
3 – Estabelecer controle operacional para as atividades de risco;
4 – Cumprir a legislação vigente referente ao assunto em questão;
5 – Documentar os processos, definir os registros necessários e mantê-los;
6 – Avaliar a verificar permanentemente o sistema através de auditorias internas;
7 – Divulgar a política a todos os trabalhadores e demais partes interessadas da organização;
8 – Revisar a política de gestão, mantendo-a apropriada à organização e promovendo a melhoria contínua da mesma, com o envolvimento dos trabalhadores e da direção da empresa
3 – Quais os principais objetivos do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional?
- Atendimento à legislação referente à saúde e segurança do trabalhador;
- Identificação dos riscos e perigos das atividades da organização, de forma a atuar com prevenção na saúde e segurança do trabalhador;
- Conscientização de todos os colaboradores em prol da sua saúde e segurança na realização das suas atividades.
4 – Como foi desenvolvida a norma?
A norma foi desenvolvida em conjunto com organismos internacionais de normalização (Irlanda, Austrália, África do Sul, Inglaterra) e algumas empresas certificadoras ( SGS, BSI, BVQI, DNV).
5 – Como é o funcionamento da OHSAS 18001?
A certificação na OHSAS 18001 tem como base a antecipação dos riscos que as atividades da sua empresa podem trazer à saúde e segurança dos trabalhadores.
6 – Qual a relação entre a OHSAS e os outros sistemas de gestão?
O modelo preconizado nas OHSAS é passível de implementação em todo o tipo de empresas e a sua estrutura, linguagem e requisitos são similares aos referenciais das ISO 9001 e ISO 14001, como por exemplo o modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act).
Sendo assim os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho são facilmente integrados com outros Sistemas de Gestão, como da Qualidade ou do Ambiente.
7 – Por que uma empresa precisa implantar a OHSAS 18001?
Empresas de todos os tipos precisam se mostrar seguras e confiáveis ao mercado tanto para obter investimento quanto para relações comerciais com outras organizações. Nesse sentido é essencial apresentar um desempenho consistente em termos de Segurança e Saúde no Trabalho. Para tanto, precisam gerenciar riscos e expandir os efeitos benéficos de suas atividades, produtos e serviços.
Com a constante cobrança das entidades públicas, da sociedade e ainda das leis, vem se atribuindo importância crescente, apontando para a necessidade de um compromisso claro com o tema trabalhista.
8 – Quais os benefícios da OHSAS 18001?
– Minimização significativa de acidentes, perigos e parada de trabalho, através da sistematização de todas as atividades;
– Evitar riscos de passivos trabalhistas e ações judiciais, pois terá conhecimento e atualização das leis trabalhistas;
– Valorização da imagem da empresa, pelo comprometimento com a saúde e segurança do trabalhador;
– Satisfação do colaborador durante a jornada de trabalho;
9 – Qual é o impacto da OHSAS 18001 nos negócios?
A legislação está cada dia mais exigente no que diz respeito à segurança do trabalho. Implantando a OHSAS 18001, além de atender às leis referentes a sua empresa, você estará implantando um processo voltado para a melhoria contínua do sistema, que trará uma série de ganhos para a sua organização.
10 – Quais são os requisitos da norma OHSAS 18001?
O documento contém cinco seções principais:
- Política de segurança e saúde ocupacional.
- Planejamento
- Implementação e operação
- Verificação e ação corretiva
- Análise crítica pela direção.
A norma OHSAS 18001 foi estruturada para ser compatível com as séries ISO 9001:2000 e ISO 14001.
Há uma série de requisitos que são comuns a todas as normas:
– Política
– Comprometimento da direção
– Treinamento
– Comunicação
– Objetivos e programas
– Organização
– Controle de documentos e registros
– Controle de não conformidades
– Ação Corretiva e Preventiva
– Análise crítica pela direção
– Auditorias internas
– Medição e monitoramento
Há requisitos específicos da Norma:
– Identificação de perigos
– Análise e controle de riscos
– Controles operacionais
– Preparo para emergências
– Investigação de acidente e incidente
11 – A OHSAS 18001 irá mudar?
A ISO realizou em 1996 um seminário internacional sobre o assunto. A conclusão foi que não seria elaborada uma norma naquele momento. A questão de segurança no trabalho envolve um grande número de leis próprias de cada país.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) já tem uma série de regulamentações. A ISO recomendou que os órgãos de normalização dos países elaborem normas nacionais sobre o assunto. Já existem normas na Austrália, Dinamarca e Espanha.
No Brasil a norma ISO que substituirá a OHSAS é a ISO 45001.
12 – Como escolher uma entidade certificadora?
Recomendamos consultar uma entidade credenciada pelo Inmetro. Nossa equipe dará todo apoio para escolher uma entidade que se adeque melhor ao seu perfil.
13 – Qual a relação entre a OHSAS e a legislação?
Um dos requisitos fundamentais da especificação OHSAS 18001 é o cumprimento da legislação, que aliás deve ser um compromisso da gestão. Para isso, as auditorias de concessão da certificação ao nível de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST) têm uma fase especificamente para verificar o cumprimento da legislação aplicáveis em matéria da SST.
Por estas razões, se aponta como uma das vantagens da implementação de um SGSST a evidência do compromisso do cumprimento da legislação.
No entanto, os SGSST são mais abrangentes do que o cumprimento da legislação, promovendo a implementação de um modelo pró-ativo de gestão da segurança e saúde no trabalho e incentivando a empresa à melhoria contínua do seu sistema.
14 – Um SGSST é passível de ser certificado?
A implementação de um SGSST de acordo com os requisitos da OHSAS 18001 permite que a empresa possa vir a ter o seu sistema reconhecido por uma entidade exterior à semelhança do que acontece com outros sistemas de gestão, como são exemplo a ISO 9001 ou a ISO 14001.
15 – Como implementar a OHSAS e ter a empresa atualizada em relação as questões trabalhistas?
A Consultoria Online em Saúde e Segurança no Trabalho da Verde Ghaia oferece todo o apoio técnico para as empresas que buscam a certificação nas normas internacionais, como a OHSAS 18001, e também quer estar em dia com a legislação trabalhista.
Fale com um dos nossos consultores e veja como melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores e consequentemente investindo também na visibilidade da sua empresa.
Para empresas que precisam de auxílio em gerenciamento de resíduos
A Verde Ghaia é uma empresa especializada em consultoria também na área de resíduos sólidos. Através da plataforma VG Resíduos é apresentado para sua empresa uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.
Entre em contanto e veja os benefícios de uma consultoria para o gerenciamento de resíduos e também gestão da qualidade.
Parabéns pela belo conteúdo!
O conteúdo é esclarecedor. Foi de grande ajuda. Obrigada 😉
Boa tarde, Natália!
Obrigada.
Estamos a disposição!
At.te.;
Keziah Pollyanna – Comunicação e Marketing
Adorei o conteudo dessa materia.Parabéns!
Será que vc pode me ajudar na resposta dessa pergunta que cito abaixo, se sim ficarei muito agradecida.
A analise preliminar de risco (apr) é um documento que visa a indentificação dos riscos,depois que a atividade está sendo desenvolvida? E se esse requisito citado
é normativo da norma OHSAS 18001-2007?
Obrigado por sua atenção.
Boa tarde Carolina.
Que ótimo que gostou do conteúdo. Vale ressaltar que a OHSAS 18001:2007 perde sua validade a partir do início do ano que vem e a ISO 45001 entra em seu lugar como uma norma para sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.
Respondendo a sua pergunta, a APR (Análise Preliminar de Risco) deve ser feita antes do colaborador iniciar a atividade, conferindo aspectos de prevenção de acidentes. Caso tenha interesse, temos um produto em nossa plataforma de consultoria online que o tema é somente sobre APR, onde disponibilizamos textos explicativos e modelos de formulários e procedimento.
Entre em contato com nosso comercial solicitar proposta!
Atenciosamente,
Flavia Gomes De Magalhães
Além da OHSAS 18001, é necessário seguir alguma outra diretriz para definir a gestão de saúde e segurança ocupacional da empresa ?
Olá, Bruno! Boa tarde!
A OHSAS 18001, hoje substituida pela ISO 45001, é a diretriz global mais conhecida para gestão de SSO. Além, dela, existem algumas diretrizes poe segmento como por exemplo O National Examination Board em Segurança e Saúde Ocupacional é um comitê de exame com sede no Reino Unido que oferece qualificações e cursos em gestão de saúde, segurança, meio ambiente e bem-estar mais voltado para o setor de óleo e gás. Há tembém diretrizes específicas para serviços aeroportuários, dentre outros, porém, a 45001 é a mais praticada tendo em vista que pode ser utilizada por qualquer tipo de segmento de mercado.
Estamos à disposição para outras dúvidas e para lhe auxiliar na busca por certificações!
Obrigada pelo contato!
Paula Baptista