Verde Ghaia Consultoria Online

15 perguntas e respostas imperdíveis sobre a ISO 14001

15 perguntas e respostas imperdíveis sobre a ISO 14001
5 (100%) 8 votos

Implantar um sistema de gestão ambiental não é tarefa fácil, mas entender os detalhes do processo já facilita muito a missão da empresa candidata à certificação ISO 14001:2015

A decisão pela implementação de um sistema de gestão ambiental baseado na ISO 14001 gera um grande impacto na operação da empresa, afinal será necessário a adequação de todos os processos para o atendimento dos requisitos na norma.

Por essa razão muitas dúvidas podem surgir quanto aos processos de implementação e certificação. Para sanar esses questionamentos, listamos 15 perguntas e respostas imperdíveis pra quem quer certificar a empresa na ISO 14001.

1 – O que é a ISO 14001?

A ISO 14001 na verdade se chama ABNT NBR ISO 14001:2015, ela é a mais recente das normas da família 14000.

A ISO 14001 foi elaborada por um comitê da ISO (International Standardization Organization) nos anos 90 para capacitar as empresas a operarem sob um regime mais sustentável do ponto de vista ambiental.

A família 14000 reúne as normas do segmento ambiental da ISO, por isso, a implementação da ISO 14001:2015 também é chamada de implantação de sistema de gestão ambiental.

2 – Como a ISO 14001 foi criada?

Nos anos 90 iniciou-se um movimento de conscientização ambiental no mundo corporativo devido ao aumento da preocupação da sociedade em geral com a natureza, especialmente com as questões climáticas e poluição dos ecossistemas.

Neste contexto foi criado um comitê na ISO para a discussão de padrões a serem adotados pelas empresas para que houvesse uma verificação de conformidade ambiental de seus processos. Assim, uma empresa que possui o certificado da ISO 14001 passa a ser automaticamente reconhecida como organização em conformidade ambiental

3 – A ISO 14001 é obrigatória no Brasil?

A ISO 14001 não é obrigatória no Brasil, embora seja pré-requisito para a participação em muitos processos de licitação.

4 – A ISO 14001 altera a forma como a empresa produz seus produtos?

Não necessariamente. A norma estabelece padrões e prevê a elaboração de métodos operacionais que se adequem às exigências internacionais de meio ambiente, mas dificilmente haverá mudanças bruscas na forma como um produto ou serviço são criados, exceto em casos em que há evidências de descumprimento de normas ambientais.

5 – A ISO 14001 faz a empresa ganhar mais dinheiro?

Não faz diretamente, pois ela apenas estabelece uma produção de bens e serviços mais racional do ponto de vista ambiental. Contudo, dado que muitos contratos com grande empresas só são abertos à empresas certificadas. O selo da norma pode render bons negócios para o empreendimento certificado, aumentando consequentemente os lucros.

6 – Quais as principais mudanças trazidas pela implantação da ISO 14001?

A ISO 14001 irá ajudar a empresa a elaborar um sistema de gestão baseado em responsabilidade ambiental. Assim, processos já existentes serão adaptados para um modelo mais sustentável e processos ainda não existentes, relativos à sustentabilidade serão criados.

A norma também irá ajudar a empresa a identificar e minimizar o impacto ambiental causado pelas suas operações

7 – Quais as principais vantagens trazidas pela ISO 14001?

As vantagens do ponto de vista ambiental são inúmeras, contudo a ISO 14001 é considerada uma certificação estratégica pela quantidade de oportunidades de negócio que ela pode abrir para a empresa.

A norma é um requisito exigido para fechamento de muitos contratos, especialmente nos casos das indústrias e das prestadoras de serviços. Ter o selo de certificação é sempre um diferencial e muitas vezes é um requisito obrigatório para o fechamento de novas relações comerciais.

8 – Quais as principais dificuldades na implementação da ISO 14001?

Todos os 10 itens da norma devem ser observados com atenção, mas um dos mais críticos se refere ao levantamento de aspectos e impactos ambientais causados pela operação da empresa.

O levantamento consiste em uma listagem sistemática e todas as influências que as operações da empresa exercem sobre o meio ambiente e como elas podem ser minimizadas e melhoradas. O levantamento deve ser criterioso, pois é um dos itens mais importantes da norma.

9 – Quanto custa implantar a ISO 14001?

O custo de implementação varia bastante, podendo iniciar-se em menos de 10 mil reais para micro empresas, chegando a centenas de milhares de reais para grandes empresas. O custo será diretamente proporcional à criticidade da operação da empresa, bem como o tamanho do seu impacto e quantidade de funcionários.

10 – A empresa precisa monitorar as leis para ter a ISO 14001?

Um dos itens da norma prevê o levantamento, monitoramento e auditoria de conformidade legal da empresa em relação às leis ambientais. Em tese, todas as empresas –mesmo as não certificadas- deveriam monitorar as leis para reduzir o risco legal de sua operação, mas para as empresas certificadas na ISO 14001, o monitoramento da legislação é obrigatório.

A forma mais simples de se monitorar as leis é utilizando um software especializado. A Verde Ghaia fornece um serviço de software para monitoramento legal chamado SOGI, ele é a solução completa, pois estabelece as leis a serem observadas, atualiza a legislação em tempo real, audita e gera planos de ação para adequação da empresa às leis vigentes.

11 – Qual a diferença entre a ISO 9001 e ISO 14001?

Estruturalmente as normas são semelhantes, pois a atualização 2015 fez com que as normas tivessem uma organização que facilitasse a formação de um SGI (sistema de gestão integrado) da ISO 9001+14001. Contudo, as normas da família 9000 estabelecem requisitos exclusivos para a qualidade, enquanto as da família 14000 estabelecem padrões de gestão ambiental.

12 – Como acontece a auditoria de certificação?

A auditoria de certificação é amostral, ou seja, o auditor escolherá aleatoriamente quais itens serão avaliados. A escolha é surpresa, então a empresa deverá manter todos os itens em conformidade pois nunca se sabe qual parte da norma será avaliada.

As não conformidades porem ser maiores ou menores, uma vez que as menores são recomendadas como melhorias mas não impedem a emissão do certificado, enquanto as maiores são impeditivas para a obtenção do selo.

13 – Quanto tempo leva para implantar a ISO 14001?

Uma implantação completa da norma feita com regularidade dura entre 5 a 12 meses. Dependendo obviamente da complexidade da operação da empresa e da disponibilidade dos gestores de cada área para participarem do projeto.

14 – O certificado vale por quanto tempo?

O certificado vale por três anos, sendo a empresa submetida a auditorias anualmente, a primeira é para certificação, a segunda para manutenção e a terceira para recertificação.

15 – É preciso contratar um especialista para implantar a ISO 14001?

Caso a empresa não possua em seu quadro um especialista em implantação de sistemas de gestão é recomendado que se contrate uma consultoria especializada.

Para resolver este problema, a Verde Ghaia criou a consultoria online, na qual os consultores atendem a empresa em tempo real, validando todas as ações e garantido que o sistema de gestão seja implementado em conformidade com a norma e os menores custo e prazo possíveis.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!