Verde Ghaia Consultoria Online

Como solucionar 13 dúvidas sobre a ISO 9001

Como solucionar 13 dúvidas sobre a ISO 9001
5 (100%) 1 voto

dúvidas sobre a ISO 9001

Muitas empresas possuem dúvidas sobre a ISO 9001. Conquistar o selo ISO 9001 é essencial para toda organização que quer se manter em destaque no mercado. Nos dias de hoje é impossível pensar uma empresa que seja negligente com seus princípios de qualidade. As consequências são perda de credibilidade, desvantagem em relação à concorrência e queda de vendas.

No entanto, apesar de sua importância, muitas organizações ainda possuem dúvidas sobre a ISO 9001, que sofreu alterações em 2015. A seguir, você encontra perguntas e respostas sobre o selo de qualidade. É o momento de verificar se as recomendações estão em dia, esclarecer pontos e alterar práticas equivocadas. Acompanhe!

1. Minha empresa necessita de ter o Manual do Sistema de Gestão?

Não. Tanto a 9001 quanto a 14001 versão 2015 não exigem a formalização do Manual do Sistema de Gestão, porém a equipe de consultores da Verde Ghaia orienta os clientes a elaborá-lo. Isso porque na informação documentada são descritos todos os requisitos normativos/elementos relevantes e aplicáveis sobre a sua empresa, além de facilitar em resumo os princípios adotados na organização relacionados ao contexto da organização, política, riscos e oportunidades, objetivos, missão, visão, valores,  processos, diretrizes e muito mais. Enfim, ajuda os envolvidos internos e externos a compreender a estrutura da organização.

2. Preciso realizar auditoria de requisitos de clientes, estatutários e regulamentares?

dúvidas sobre a ISO 9001

Para atender esse requisito normativo, que está voltado para o “foco no cliente“, a Alta Direção deve assegurar que os requisitos de clientes e os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis a organização sejam determinados, entendidos e atendidos, conforme o item 5.1.3 (letra a) da ISO 9001:2015. Entende-se que a forma como a empresa apresentará fica a critério da mesma, agora é necessário, sim, apresentação da identificação e o atendimentos dos itens. Vale ressaltar que a organização deve apresentar os requisitos atrelados aos seus produtos e serviços com base na definição do escopo do SGQ. Para os clientes da Verde Ghaia indicamos a auditoria de conformidade legal para o sistema de gestão da qualidade, pois com a utilização do sistema SOGI, módulo LIRA o mesmo identifica os requisitos e no módulo de auditoria avalia o atendimento, tudo conforme e exigido pela ISO 9001.

3. Preciso disponibilizar a política aprovada somente para membros dentro da organização?

Não. A política do sistema de gestão da sua empresa é o comprometimento, ou seja, são as intenções da Alta Direção para o Sistema de Gestão. Portanto, a disponibilização da informação documentada deve estar disponível para as partes interessadas pertinentes ao seu negócio, bem como ser comunicada, entendida e aplicada pela organização.

4. Como atender o item “planejamento de mudanças na ISO 9001:2015”?

dúvidas sobre a ISO 9001

No documento Manual do sistema de Gestão você descreve como, quando e onde a organização determina as devidas necessidades de mudanças. A Verde Ghaia orienta aos clientes a utilização do modelo de planilha disponibilizado pela Plataforma online, onde nela a empresa preencherá informações como: tipo de mudança, objetivos, identificação dos riscos e etc, e consequentemente a empresa estará planejando as mudanças aplicáveis ao negócio.

5. Porque tenho que validar certificados de calibração?

A validação é a aprovação do certificado e a disponibilização para uso e a norma pede que os métodos sejam avaliados para assegurar resultados válidos.

6. Os indicadores não atingidos devem ter análise de causa?

Quando não se atingir uma meta devido a uma falha este deve ter análise de causa.

7. Os riscos e oportunidades devem ser divulgados para todos?

dúvidas sobre a ISO 9001

As ações para riscos e oportunidades vão de responsável para responsável, mas os riscos e oportunidades de cada processo devem ser divulgadas para os envolvidos no processo. Já os riscos e oportunidades do negócio, devem estar a cargo da AD e esta deve definir quem deve ter a cesso a estas ações e aos riscos e oportunidades aplicáveis.

8. Todas as ações levantadas para abordar riscos e oportunidades devem ser cumpridas no período de um ciclo do sistema de gestão da qualidade (dentro de um ano)?

Isso irá depender da metodologia criada pela organização para abordagem das ações levantadas para os riscos e oportunidades. A Verde Ghaia orienta que seja realizada a priorização dos planos de ação e que sejam definidos os prazos de cumprimento de acordo com a realidade da organização e com os impactos do risco/oportunidade para o negócio. Sendo assim, a organização pode definir um prazo maior que um ano para os planos de ação referentes a riscos/oportunidades que tenham um impacto menor no Sistema de Gestão da Qualidade.

9. No que consiste a análise crítica de não conformidades?

A análise crítica é o momento de reconstrução dos fatos que originaram a não conformidade, incluindo os seus desdobramentos. Essa etapa é de suma importância pois irá subsidiar a análise de causas e a identificação de quais ações tomar.

10. A liderança é auditada com entrevistas ou é necessário possuir um documento?

dúvidas sobre a ISO 9001

A Alta Direção é comumente auditada através de entrevistas. O auditor pode buscar por evidências de conscientização e comprometimento da alta direção com relação à qualidade e coerência do planejamento estratégico com o sistema de gestão. Essas evidências nem sempre são documentais e obtidas no momento da entrevista, podendo ser comprovadas ao longo da auditoria.

11. Para cada item da política é necessário ter um objetivo?

A 9001 não impõe a obrigatoriedade de se ter um objetivo para cada item da política, porém deixa claro que a política deve promover uma estrutura para o estabelecimento de objetivos e metas. Quando se tem objetivos focados em apenas um item da política, por exemplo, a organização pode estar deixando de agir de maneira sistêmica, e com isso, perder oportunidades de melhoria. Desse modo, o ideal é que cada item da política esteja atrelado a ao menos um objetivo, e, no caso específico da 9001, dois desses itens não podem ficar de fora, são eles, melhoria contínua e satisfação dos clientes.

12. Realmente é necessário realizar a gestão de mudanças?

A norma menciona que quando a organização determina a necessidade de mudanças no sistema, as mudanças devem ser realizadas de uma maneira planejada e sistemática. Além disso, deve-se considerar:

  • o propósito das mudanças e suas potenciais consequências;
  • a integridade do sistema de gestão;
  • a disponibilidade de recursos;
  • a alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades.

Ou seja, toda mudança que for afetar diretamente o sistema de gestão necessita de um controle.

13. Perde-se a certificação caso não migre até o prazo estabelecido?

O prazo para migração, estabelecido pela ISO é até setembro de 2018, três anos após a publicação da norma. Ou seja, após essa data a certificação da 9001:2008 não será mais válida.

Como se vê, toda empresa precisa estar atenta às diretrizes da ISO 9001:2015. É importante seguir todos os protocolos para que a certificação da ISO 9001 seja conquistada e a empresa se diferencie. O gerenciamento correto da qualidade nos processos empresariais significa credibilidade, destaque em relação à concorrência e aumento de rendimentos.

Verde Ghaia Consultoria Online conta com alguns dos melhores profissionais do mercado, que podem ajudar o cliente deste o diagnóstico inicial até o processo de atendimento às leis e finalização da implementação da ISSO. Uma solução completa para que a sua empresa não precise contratar vários profissionais para um mesmo projeto.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!