Verde Ghaia Consultoria Online

05 Ferramentas que influenciam no seu planejamento estratégico

05 Ferramentas que influenciam no seu planejamento estratégico
5 (100%) 1 voto

planejamento estratégico

Em um mercado altamente competitivo, as empresas não podem abrir mão do planejamento estratégico, que define os objetivos do empreendimento e como alcançá-los. Trata-se de um instrumento de gestão fundamental para as organizações, pois aponta as melhores decisões para o sucesso dos negócios.

Apesar de sua importância, muitos empreendedores não conhecem ou não sabem aplicar adequadamente o planejamento estratégico. A consequência é que ficam perdidos, incapazes de identificar oportunidades que fortalecerão seu negócio, trazendo benefícios para clientes e funcionários.

A seguir, você conhece algumas ferramentas, como Análise SWOT e Matriz GUT, que auxiliam no desenvolvimento do planejamento estratégico empresarial. Você verá que são instrumentos capazes de facilitar o planejamento de uma organização, fazendo com que ela alcance seus objetivos. Acompanhe!

Entenda o que são diretrizes estratégicas

planejamento estratégico

Para se manter no mercado vencendo os desafios da concorrência, toda organização precisa ter propósitos claros sobre seu plano de negócios. Um instrumento importante para a definição desses objetivos é formatar as diretrizes estratégicas de uma organização, que são:

  • missão;
  • visão;

Mas o que significa cada uma dessas diretrizes? A missão define a razão de ser de uma empresa.  É a diretriz que trata do papel da organização e suas contribuições para o seu mercado de atuação e a sociedade.

A missão pode ser detalhada, respondendo a questões como:

  • qual o negócio da organização;
  • quem é o seu cliente;
  • qual é a base de atuação da empresa;
  • qual o seu diferencial competitivo.

Já a visão é a diretriz relacionada à imagem da empresa, projetada para o futuro de médio a longo prazo.  É um propósito que deve ser compartilhado, alinhado e apoiado por todos os colaboradores da empresa. Isso é fundamental para que todos saibam a direção almejada pela organização, o caminho que ela vislumbra percorrer.

A terceira diretriz – valores – diz respeito à filosofia que rege o modo de agir da organização. São princípios que devem respeitados e se refletir nos comportamentos, nas atitudes e nas decisões de todos os setores da empresa.

Identifique pontos fortes e fracos com a Análise SWOT

planejamento estratégico

Outra ferramenta importante para o planejamento estratégico é a Análise SWOT. Com esse instrumento é possível avaliar a empresa em relação aos seguintes aspectos:

  • pontos fortes (strenghts);
  • pontos fracos (weaknesses);
  • oportunidades (opportunities);
  • ameaças (threats).

Por meio dessa verificação, tem-se um panorama tanto das forças e fraquezas do ambiente interno quanto das oportunidades e ameaças externas à empresa. Entendendo melhor cada um desses pontos fortes e fracos, temos:

  • strengths (forças): diferenciais internos da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
  • weaknesses (fraquezas) – desvantagens internas da empresa diante da concorrência. Ex.: elevados custos de produção, reputação ruim, instalações inadequadas, marca fraca, etc.;
  • opportunities (oportunidades) – fatores externos que podem favorecer a empresa. Ex.: mudanças nas preferências dos clientes, falência de organização concorrente, etc.;
  • threats (ameaças) – aspectos externos negativos que podem colocar em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos concorrentes, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

Saiba com quais forças vencer a concorrência

planejamento estratégico

Vem do professor norte-americano Michel Porter, considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia, uma terceira ferramenta para o planejamento estratégico. Porter listou cinco aspectos que analisam o ambiente competitivo em que a organização está enquadrada.

Por meio dessas cinco forças, listadas a seguir, a organização pode determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes:

  • Como é a rivalidade entre os concorrentes?
  • Quais são os produtos e serviços substitutos?
  • Qual é o poder de barganha dos fornecedores?
  • Como evitar/atrapalhar a entrada de novos concorrentes?
  • Qual é o poder de barganha dos clientes?

Priorize os problemas por meio da Matriz GUT

O planejamento estratégico também pode ser construído levando em consideração a Matriz GUT. Essa análise analisa aspectos empresariais com relação à sua Gravidade, Urgência e Tendência (GUT).

Por meio dessa matriz, é possível qualificar os problemas da empresa, identificando quais são as prioridades a serem resolvidas. Exemplificando cada um desses aspectos, temos:

  • gravidade: verificação do impacto do problema caso ele venha a acontecer, e quais os prejuízos financeiros, físicos ou morais;
  • urgência: avaliação do tempo necessário ou disponível para corrigir determinado problema;
  • tendência: análise potencial de crescimento do problema e sua probabilidade de se tornar maior com o passar do tempo.

Faça um checklist de tarefas com o 5W2H

planejamento estratégico

Por fim, temos uma quinta ferramenta que pode auxiliar no planejamento estratégico, chamada de Metodologia 5W2H. O nome deriva de cinco palavras inglesas iniciadas por W e duas por H, que compõem um checklist para a empresa.

Por meio dessa ferramenta, a empresa define que atividades serão executadas, os prazos e as atribuições dos envolvidos nas tarefas. Sendo assim, compõe a metodologia os seguintes tópicos:

  • what, o quê?: qual a tarefa a ser feita;
  • where, onde?: onde a tarefa será realizada;
  • why, por quê?: qual a necessidade dessa tarefa;
  • who, quem?: quais os responsáveis pela execução da tarefa;
  • when, quando?: em que momento a tarefa será realizada;
  • how, como?: qual o método para a realização da tarefa;
  • how much, quanto custa?: quais os custos para a realização da tarefa.

Como se vê, há diferentes instrumentos que auxiliam na elaboração e implantação do planejamento estratégico, essencial para o sucesso do negócio. Além disso, há a possibilidade de contratação de uma consultoria como a da Verde Ghaia. O grupo tem profissionais especializados em planejamento estratégico e todo o suporte é oferecido remotamente, com a mesma qualidade da consultoria presencial. A assessoria é feita por meio de uma plataforma 100% on-line, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A implantação dessas ferramentas é primordial para toda organização que desenvolverá seu planejamento estratégico, visando se tornar diferenciada no mercado. Os instrumentos de gestão aqui detalhados são fundamentais para toda companhia que precisa enfrentar as variáveis ambientais, as forças da concorrência e as contingências que envolvem o meio empresarial.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Dez razões para contratar uma empresa de consultoria em planejamento estratégico

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!